Dicas-para-implementar-o-VoIP-na-sua-empresa-com-sucesso
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Dicas para implementar o VoIP na sua empresa com sucesso

Cada dia mais empresas, de portes variados, consideram implementar o VoIP. Isso acontece por essa ser uma mudança que traz muitos benefícios. Redução de custos, maior mobilidade e flexibilidade são apenas algumas dessas vantagens.   

Mas a implementação dessa tecnologia demanda de uma certa infraestrutura. Não basta apenas entrar em contato com um parceiro e contratar um plano de telefone.  

Entender o que precisa ser feito antes, durante e depois da implementação do VoIP é importante. Por isso este artigo vai explicar o que é preciso para ter em sua empresa o VoIP. Vamos abordar o que é necessário saber nessa etapa inicial. Acompanhe! 

Motivos para implementar o VoIP em sua empresa 

O VoIP é uma das soluções de telefonia mais revolucionárias dos últimos anos. Esse sistema faz e recebe ligações usando a internet. Dessa forma oferta diversificados serviços que uma linha telefônica analógica não é capaz de oferecer. 

Na prática, você pode migrar o seu número fixo para que ele seja um número VoIP. Isso proporciona mobilidade, já que as ligações podem ser feitas, além de telefones, através de computadores e dispositivos móveis. 

Além disso, existem várias razões para você fazer a portabilidade fixo para VoIP. Sua empresa passa a ter diversos recursos que otimizam e profissionalizam ainda mais o atendimento telefônico. Para saber sobre mais benefícios leia nosso artigo sobre maiores vantagens do VoIP

O que é necessário para implementar o VoIP na minha empresa?  

Antes de implementar o VoIP na sua empresa são necessários alguns requisitos. Agora vamos entender quais são eles.  

Energia Elétrica 

O primeiro item necessário para implementar o VoIP na sua empresa é a energia elétrica. Ao contrário da telefonia convencional, a tecnologia VoIP dependente da energia elétrica. Isso porque ela usa o seu computador ou um telefone IP para funcionar. 

Com isso, quando sua empresa passar por uma instabilidade no fornecimento de energia elétrica, seus ramais não vão funcionar. Por isso, caso ocorra algum imprevisto, é aconselhável ter um gerador. Mas se você estiver usando VoIP do seu celular, vai conseguir usar normalmente o serviço.  

Internet 

A conexão com a internet é o segundo requisito necessário para quem quer implementar o VoIP. Isso porque a qualidade das ligações realizadas com a telefonia em nuvem é ligada à estabilidade da conexão com a internet. 

Por isso, se o pacote de dados contratado tem boa velocidade e franquia suficiente, a qualidade das ligações por VoIP provavelmente vai ser excelente. Caso contrário, não é possível garantir uma boa qualidade. 

Para uso doméstico, as redes 3G e 4G funcionam muito bem. Pois as chamadas realizadas pelo VoIP têm uma variação de 30 até 90 Kbps, o que representa menos de 1 megabyte de Internet.

Você deve gostar também:  Conheça 7 vantagens de ter VoIP em sua clínica

Mas, para as empresas, as conexões dedicadas são melhores. Isso porque o fluxo de ligações simultâneas é maior, precisando, portanto, de uma velocidade melhor. 

Prepare sua equipe de TI 

Sua equipe de infraestrutura de TI provavelmente vai ser bastante solicitada quando for implementar o VoIP. Além disso, as exigências com relação ao funcionamento da rede vão ser multiplicadas, pois deles vai depender também o desempenho de todos os ramais da empresa. 

Dessa forma, é necessário investir em treinamento e em motivação para esse time. Visto que eles precisam encarar essa responsabilidade como uma nova oportunidade de crescimento profissional. 

Usar Telefone IP ou ATA 

Existem dois tipos de adaptadores feitos para o melhor funcionamento do VoIP. São eles: Telefone IP e ATA. Um deles vai ser necessário para você implantar o VoIP na sua empresa. Então saiba como eles funcionam, para decidir qual vai ser o melhor para o seu negócio. 

Telefone IP é um aparelho fixo, bem parecido com o analógico. Mas o que o diferencia é que ele é específico para ligações VoIP. Em outras palavras é um telefone com conversor integrado. Sua função principal é transmitir dados em voz. Mas também pode funcionar como fax e como outras formas de comunicação, dependendo do modelo escolhido.  

Também existem os ATAs, (Adaptador de Telefone Analógico). Eles permitem usar a infraestrutura já existente de telefonia. Esse dispositivo serve para fazer a interface de adaptação para que telefones convencionais (analógicos) possam se conectar a uma rede IP. Isso com a finalidade de realizar chamadas VoIP.   

Os ATAs têm uma conexão para telefonia e outra para a internet. Mas tenha em mente que quanto mais conexões tiver o ATA, mais caro vai ser o equipamento. 

Adquira um Softphone

Saber como instalar VoIP também é fundamental ao implementar o VoIP na sua empresa. Você precisa saber como ele vai funcionar na tela do seu aparelho de telefone e/ou computador.

O Softphone é um software que funciona com a interface do sistema VoIP. Através dele as ligações são feitas. É um aplicativo para dispositivos móveis ou um software a ser instalado em seu computador para que a telefonia funcione.

Ele tem a função de simular um telefone em um computador, smartphone ou tablet. Via VoIP ele é usado para fazer e receber ligações, além de vídeo chamadas através da internet. Isso sem a necessidade de um aparelho telefônico convencional ou móvel. 

O Skype, Messenger e o WhatsApp são exemplos de SoftPhones. Mas em sua maioria, esses aplicativos são utilizados em celulares, para comunicação gratuita entre usuários.

Contrate uma boa operadora VoIP

É importante ressaltar que procurar fornecedores que ofereçam um nível de qualidade mínima, ajuda ao implementar o VoIP. A telefonia em nuvem é um recurso sensível. Assim pequenas falhas podem gerar grandes impactos. Por isso a escolha da operadora é tão importante quanto os itens anteriormente descritos.  

Você deve gostar também:  Como usar gatilhos mentais em estratégias de call center?

Antes de contratar, é preciso ter em mente que a operadora tem de ser capaz de fornecer um serviço estável e capaz de entregar a performance necessária para oferecer aos usuários uma boa experiência. Procure por serviço, qualidade e preço justo.

Ao observar as tarifas de ligações, é preciso ficar atento ao tipo de rota. Um provedor VoIP, para oferecer o plano mais barato, usa as chamadas “Chipeiras GSM”, com chips pré-pagos ou de planos “baratos” para conquistar os clientes. Apesar do baixo custo, a qualidade da ligação é ruim, além de não poder fornecer a identificação de chamadas. 

Leia nosso artigo e saiba 10 razões para escolher a Nvoip

Como é a cobertura do VoIP?  

Para você que quer implementar o VoIP é importante saber sobre a cobertura da rede. Ela aos poucos está se expandindo. Mas em algumas regiões, principalmente cidades do interior do Brasil, essa tecnologia ainda não chegou.   

Apesar disso, muitas empresas hoje procuram soluções para este problema. O próprio crescimento do mercado vai fazer com que novas saídas sejam implantadas em toda a rede.

Podemos perceber que ter uma infraestrutura VoIP completa é fundamental no bom desempenho do serviço em nuvem. Com isso as chamadas ficam mais estáveis, sem quedas ou ruídos. Além de permitir que a empresa aumente seus ramais rapidamente, apenas com alguns cliques. 

Espero que esse texto tenha ajudado a implementar o VoIP na sua empresa. Gostou do conteúdo e quer mais dicas sobre esse e outros assuntos para alavancar seus negócios? Então acompanhe as nossas redes sociais: siga nosso Linkedin clicando aqui. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email