Indicadores de desempenho
Alessandra Oliveira

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Indicadores de desempenho: motivos para usar em sua empresa

Você já deve estar por dentro de que colher boas métricas é extremamente importante para seu empreendimento. A necessidade de mensurar os dados recebidos em tempo real a partir do desempenho de suas campanhas, existe para que você possa montar a melhor estratégia de marketing possível.

E para acompanhar se essas estratégias estão mesmo dando certo é que existem os indicadores de desempenho ou Key Performance Indicators ou, simplesmente, KPIs.

É muito importante estar atento sobre quais indicadores de desempenho vão ser mais relevantes para o seu negócio para saber em quais investir.

Uma equipe bem antenada e preparada para a correta leitura desses dados fará toda a diferença na hora de colher os resultados. Assim você conseguirá avaliar o que está funcionando de fato como estratégia para gerar leads.

Se quer saber os principais fatores que você deve levar em conta para decidir quais KPIs são melhores para a sua empresa, segue o texto com a gente!

O que são indicadores de desempenho?

Também conhecidos como indicadores chave de desempenho, KPIs servem para quantificar as performances de processos, campanhas ou estratégias.

Elas são apresentadas numericamente ou em porcentagem que representam a taxa de conversão que você obtém através de cada operação, medindo os resultados alcançados.

São eles os fatores fundamentais para tomadas de decisões de gestores. Através de KPIs tem-se uma leitura mais apurada sobre quais campanhas estão funcionando, quais delas devem ser descontinuadas ou em quais há uma maneira de mudar a abordagem para atingirem o sucesso.

Tudo isso de forma rápida e transparente, através de dashboards que permitem à sua empresa alcançar a excelência baseando-se totalmente nos indicadores de desempenho.

Independente de qual o tipo de negócio você tenha, tudo o que você executa em sua empresa pode ser medido e analisado. E são esses dados que fazem com que ela alcance suas metas e se organize da forma mais produtiva possível.

Portanto, avalie e defina bem quais são os principais KPIs que sua empresa precisa focar e não os perca de vista!

De olho nos tipos de KPIs

Os indicadores de eficácia têm uma relação direta entre os objetivos alcançados e os resultados pretendidos durante o planejamento de uma campanha. É preciso saber medir a eficácia de qualquer processo que sua empresa resolva utilizar.

Já os indicadores de eficiência têm como foco trazer resultados valendo-se de poucos recursos. Quanto menos recursos utilizados para atingir uma meta, mais eficiente é processo que você investiu.

O índice de lucratividade, certamente um dos mais importantes, é o que expõe qual a real situação financeira de seu empreendimento; se é lucrativa ou deficitária.

É uma relação percentual entre seu lucro líquido e as vendas totais, e através dela você consegue provar se seu projeto está tendo retorno ou não.

A produtividade também é mensurada através de um indicador de desempenho. Assim como os indicadores de eficácia e eficiência, o KPI de produtividade foca na quantidade de recursos que são utilizados para determinado fim.

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Nesse caso, em específico, é medida a relação entre a produção de um produto ou serviço e os recursos que foram empregados nesse processo. 

Ainda focando em crescimento e recursos disponibilizados, outro indicador chave de desempenho é o que avalia suas conversões.

Estruturar campanhas que convertam leads em clientes é fundamental para qualquer que seja o segmento de sua empresa.

Com ele você avalia, por exemplo, o rendimento da sua equipe de vendas utilizando dados que mostram as taxas conversões. É a maneira mais correta de avaliar a eficácia das estratégias de marketing.

Conheça seu negócio

Como já dito, são muitas as possibilidades de implementar os diferentes indicadores de desempenho em sua empresa; e eles só serão eficazes se você tiver bem definido três conceitos básicos na hora de escolhê-los: a meta que deseja alcançar, o objetivo que precisa realizar e o índice necessário que será capaz de mensurar todo o processo.

Tudo vem de um processo lógico, primeiro é importante planejar a estratégia do negócio, em seguida definir metas, escolher bem os KPIs que serão utilizados e a partir da compreensão dos dados coletados, estruturar e melhorar departamentos e setores de acordo com o conhecimento adquirido a longo e curto prazo. 

Descubra o que é bom para a sua empresa

Acho que nesse ponto você já tá expert em saber que KPIs são muito importantes para que você consiga distinguir quais projetos têm melhores resultados.

E também que é necessário prestar atenção em quais tipos de indicadores de desempenhos são melhor aproveitados por sua empresa para alcançar seus objetivos.

Com isso em mente, é hora de levar em consideração alguns pontos chaves que vão ajudar no momento de escolher, sem erros, os melhores indicadores.

Sem surpresas, o passo principal é saber a disponibilidade de um KPI em ser mensurado. Implantar um indicador de desempenho em que os dados colhidos não possam ajudar na conversão de leads, é um grave erro. Tente ao máximo tirar proveito de todas as suas ferramentas que consigam lhe fornecer números capazes de ajudar de fato.

Foque sempre em métricas relevantes para os resultados comerciais. Por mais que ações em redes sociais possam gerar uma grande prospecção da sua marca, é importante saber que investir em um indicador de desempenho comercial é mais relevante para o seu negócio do que o número de seguidores que você obtém diariamente.

Tenha indicadores claros para medir o real alcance de cada objetivo de seu empreendimento dando importância aos fundamentos principais que o fizeram investir em seu segmento.

Saiba sempre que o KPI deve apresentar os dados que servem de base para o seu negócio mostrando que sua estratégia está dando resultados e que seu objetivo está de fato sendo atingido.

É preciso que o KPI possa ser medido com uma periodicidade que seja eficaz. Escolha ferramentas capazes de fornecer dados atualizados e exatos para que você consiga acompanhar constantemente o desenvolvimento de seu projeto.

Essa precisão ajuda sua equipe no momento de tomadas de decisões rápidas.

Ao definir o que é importante para a sua empresa, você consegue definir quais KPIs devem ser utilizadas para alcançar seus objetivos. Sabendo investir corretamente nesses indicadores, você vai conseguir ter total segurança para promover campanhas de sucesso!

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Performance no mercado

Um ponto importante que vale ressaltar é falar dos resultados econômicos das KPIs.

Quando falamos sobre economia, na prática estamos falando de performance de mercado, certo?

Por isso, as KPIs são extremamente importantes, pois através de um sistema de métricas eficientes é possível entender e agir em cima dos principais problemas que sua empresa ainda está enfrentando.

Portanto, ao pensarmos em desempenho os indicadores de performance servem como termômetro e ajudam a responder se os projetos, produtividade e áreas da sua que não estão apresentando bons resultados.

A exemplo disso, vamos falar a seguir sobre a experiência do cliente e o que as KPIs podem fazer para ajudar.

Experiência do cliente

A experiência do cliente é um conceito que engloba toda a satisfação que ele tem com determinadas marcas após interagir com elas.

Esse aspecto é muito importante quando o assunto for o motivo que leva as pessoas a voltarem para o seu comércio e se tornarem fiéis aos seus produtos.

Além do mais, essa ideia de experiência envolve todas as etapas da jornada do consumidor, desde o momento que ele conhece a marca, navega pelo site, entre em contato e finaliza uma compra. 

Dessa forma, é possível observar que na prática a experiência do cliente é muito mais ampla do que nós pensamos. 

Por isso, é essencial estabelecer métricas para esse processo e ter total controle da eficiência que esse processo pode gerar através de métricas que mensure esse tipo de operação. 

KPIs de customer experience

A seguir veremos alguns exemplos de KPI para o seu customer service:

1. Taxa de conversão

Responsável por medir a capacidade do seu time em oferecer um atendimento satisfatório aos clientes que fazem parte do funil de vendas.

É  importante ressaltar que entram apenas aqueles clientes que foram convencidos. 

2. Abandono de carrinho

Esse tipo de KPI busca mensurar quantos clientes desistiram de concluir suas compras por algum motivo qualquer.

3. Tempo médio para resolução de problemas

Se por algum motivo seu cliente precisou de atendimento no suporte, o tempo que levou para ele obter essa assistência pode ser contabilizado, servindo de referência para seus colaboradores na hora de melhorar a agilidade dessa operação. 

4. Net Promoter Score

O Net Promoter Score (NPS) é um dos principais KPIs de customer experience e busca mensurar o nível de satisfação dos clientes com a empresa.

5. Taxa de Churn 

Essa KPI mostra quantos clientes a sua empresa perdeu em um período específico. 

Por isso, se esse indicador for alto, provavelmente, a experiência que sua empresa anda entregando não está sendo satisfatória para o seu público. 

Considerações

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Até a próxima!

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