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Livia Nonato

Livia Nonato

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Saiba como fazer uma ligação online

A tecnologia possibilitou que alguns serviços tradicionais sejam feitos pela internet. A telefonia é um deles. A praticidade de fazer uma ligação online é um recurso interessante tanto para o uso pessoal como empresarial. Quer saber mais sobre isso? Então esse post foi feito para você.

Estamos vivendo a era das transformações digitais. E, por isso mesmo, é importante se atualizar sobre as soluções tecnológicas disponíveis no mercado para melhorar processos e serviços do seu dia a dia.

Ainda mais quando o assunto é a telefonia, um meio de comunicação tão fundamental. E, caso seja para o uso corporativo, é bom ficar de olho nos preços e planos das operadoras.

Com rápida análise comparativa, você vai constatar como a ligação online é um recurso que promove uma economia considerável.

Então, ficou curioso? Continue a leitura do artigo.

A tecnologia por trás das ligações via internet

Fazer chamadas via internet ou por meio de aplicativos está se tornando cada vez mais comum. Mas pouca gente sabe qual é a tecnologia que permite que isso aconteça.

Voz sobre IP (Voice over Internet Protocol), ou simplesmente VoIP, é uma tecnologia que faz a conversão da voz analógica em sinais de dados digitais.

Você pode encontrar informações e textos que façam referência ao VoIP com outros sinônimos, a exemplo dos termos: telefonia em nuvem, telefonia via internet, rede IP e protocolo VoIP.

Retomando as informações sobre o funcionamento da telefonia VoIP, no sentido técnico, o que ocorre é a transformação dos dados sonoros analógicos em protocolos de internet (IP).

Esta é uma tecnologia que faz tradução e o transporte de dados na web – como o envio de e-mails, por exemplo. Para, por fim, transmitir os dados digitais via internet.

Ou seja, a chamada telefônica completa normalmente, a diferença é que toda a sua operação e funcionamento agora é virtual.

Hoje, a tecnologia VoIP já está consolidada em países do exterior. Pela disponibilidade de infraestrutura de rede e acesso a internet puderam migrar da telefonia convencional para a telefonia em nuvem com mais facilidade.

Já no nosso país, estamos passando por uma fase de exploração da tecnologia. Embora não seja novidade, a popularização das ligações online aconteceu apenas em 2003 com o aplicativo Skype.

Também são exemplos de aplicativos que implementaram as chamadas online o WhatsApp, o Messenger, Zoom, Discord, entre outros.

Porém, há uma diferença importante no uso do VoIP gratuito e pago que vamos abordar abaixo. Siga a leitura.

Aplicativos para ligação online grátis

Não é segredo que os aplicativos de ligação online grátis são bastante populares na maior parte do mundo.

Os aplicativos são uma boa alternativa para o uso pessoal porque garantem a rapidez na troca de informações e algumas outras funcionalidades de comunicação instantânea.

Vamos falar sobre as características dos principais apps para ligação online.

WhatsApp

O WhatsApp, por exemplo, apresenta um ótimo desempenho para a troca de mensagens em texto, envio de áudios e vídeos.

O aplicativo está disponível para dispositivos móveis Android, iOS e Windows Phone.

Além disso, você pode usá-lo na versão web. Aliás, após uma atualização recente, o sistema passou a permitir que o usuário também faça ligações na versão do WhatsApp Web.

As ligações online no WhatsApp usam da tecnologia VoIP de forma gratuita. Ou seja, o aplicativo não cobra nenhum tipo de tarifa para as chamadas entre usuários do app.

Para que o usuário possa efetuar chamadas é preciso estar conectado com a internet, seja Wi-Fi ou dados. Por isso, os valores gastos por minuto de chamada vão variar de acordo com o seu plano de internet.

Mas é necessário fazer uma observação importante, no caso da ligação online no WhatsApp a baixa qualidade da chamada não é alcança uma estabilidade.

Podendo acontecer problemas sonoros como ruídos, quedas de sinal e instabilidade na chamada

Sendo assim, não são recomendados para o uso empresarial.

Skype

Já o Skype é referência quando o assunto é chamada de vídeo. O aplicativo oferece um serviço de chamada em tempo real tanto por vídeo como por voz. Ou seja, consumindo os dados da sua Internet para completar a ligação.

Através do aplicativo é possível efetuar chamadas para seus contatos desde que eles também tenham conta no Skype.

E, nesse formato, você não tem nenhuma tarifa adicional, só é necessária a conexão com a rede.

O app que popularizou as chamadas VoIP, tem uma versão voltada para empresas – o Skype for Business. E, neste formato, você conta com mais funcionalidades.

O criador do sistema, a Microsoft, anunciou recentemente que o aplicativo será descontinuado e passará para uma outra plataforma, a Teams.

Considerado sucessor do Skype para empresas, o Teams é um serviço focado na comunicação particular entre funcionários no ambiente corporativo.

Dessa forma, os membros da mesma equipe têm mais facilidade para trocar informações.

Com essa transição, o Teams também passa a oferecer outras ferramentas que integram a comunicação externa.

No entanto, é importante avaliar as diferenças entre o custo-benefício dessa plataforma frente a empresas de telefonia VoIP

Essa análise é necessária pois a plataforma Teams tem como foco a comunicação interna, já operadoras VoIP oferecem recursos mais abrangentes o quesito atendimento ao cliente.

Fique de olho nessa mudança e faça a melhor escolha para o seu negócio. Temos um artigo no blog falando sobre isso, veja no link.

Viber

Outro aplicativo conhecido pelo recurso de ligação online é o Viber. Com o Viber, você pode fazer chamadas gratuitas com outros usuários do app.

Mas, caso você precise de funcionalidades em telefonia mais avançadas, tem como alternativa o ViberOut.

Nessa versão, você pode fazer ligações para números fixos ou móveis. Tanto em chamadas locais, interurbanas e ligações internacionais.

O Viber está disponível para dispositivos móveis Android, iOS e Windows Phone. O app funciona em sistemas Mac, Windows PC e Linux.

Agora que você já conhece alguns dos aplicativos que contam com o recurso de ligação online, vamos te apresentar o diferencial das operadas VoIP que oferecem esse serviço a nível empresarial.

Telefonia virtual para empresas

Hoje, a telefonia VoIP aparece como uma solução tecnológica que atende as demandas de muitas empresas. Como vimos antes, existem aplicativos que oferecem ligação online sem cobrança, mas que não são adequadas para o uso corporativo.

E essa afirmação se justifica por alguns fatores. Por exemplo, para atender os seus clientes você precisa assegurar que as chamadas terão a melhor qualidade sonora.

Além disso, também não é adequado pedir aos seus consumidores que utilizem um desses aplicativos para se comunicar com a sua empresa.

Justamente porque aplicativos, como o WhatsApp Business, podem (e devem) ser recursos complementares aos outros canais de comunicação da sua empresa. Assim, o seu cliente pode escolher como prefere ser atendido.

Outro ponto importante para a telefonia empresarial é a estabilidade do serviço. Em apps gratuitos, caso o serviço fique fora o ar ou ocorra a algum bug, você não tem muitos meios para reverter o problema.

Então, o seu telefone de contato online pode acabar ficando off. E o que o seu cliente espera de um atendimento é a disponibilidade né?!

Sendo assim, caso você precise e queira fazer uso da telefonia virtual na sua empresa, é indicado que conheça o serviço de operadoras e plataformas de VoIP.

Benefícios de uma telefonia virtual

O VoIP agrega uma série de benefícios ao seu negócio. As operadoras que oferecem esse serviço tem um grande diferencial competitivo frente a telefonia convencional. O principal é o custo-benefício.

Se você acha que vai ter um alto investimento para migrar ou começar a usar uma telefonia virtual está enganado.

O VoIP foi criado para descomplicar e dar mais facilidade aos seus negócios. Pesquisas do segmento demonstram que você pode alcançar uma economia de até 70% em telefonia.

E isso acontece porque não há os custos adicionais com instalação e manutenção presencial. Além disso, você também não precisa de uma estrutura física para usar o seu sistema de telefonia.

Naturalmente, por ser uma tecnologia virtual, você conta com suporte e instalação remotos.

Assim, você não perde tempo e nem precisa passar pelo longo processo de agendar a visita de um técnico para solucionar o seu problema.

Podemos citar outras vantagens da telefonia VoIP como, por exemplo, a ausência de burocracia na contratação ou cancelamento do serviço, a segurança dos seus dados e dos seus clientes, além das integrações com outras plataformas.

número virtual

Formas de usar a telefonia VoIP

Mobilidade. Esse é um dos grandes benefícios de ter uma telefonia virtual. Com o VoIP, você escolhe a melhor forma de fazer a sua ligação online.

Ou seja, pode optar pelo aparelho que atende as suas necessidades e cabe no seu bolso. Listamos abaixo as formas de realizar chamadas online com a telefonia VoIP.

1 – Softphone

Softphone é um software, que também pode ser chamado de aplicativo multimídia, para realizar chamadas telefônicas com a tecnologia VoIP.

Basicamente, esse software emula um telefone convencional em diferentes aparelhos. Então, com um softphone, você pode escolher se quer fazer as suas ligações do computador, celular, notebook ou tablet.

A única coisa necessária é a instalação do aplicativo no dispositivo escolhido e o acesso com os dados que a sua operadora VoIP te disponibiliza.

Geralmente, as informações solicitadas são: o nome de usuário e senha (informações únicas), domínio ou IP, porta (informações que não mudam) e proxy (que, por vezes, é a mesma informação do domínio).

Com tudo isso em mãos, você já pode começar a usar o seu softphone. Atendendo e realizando as chamadas de qualquer lugar, desde que esteja conectado à internet.

Um grande benefício de usar o softphone no computador é poder fazer atividades diversas.

Ou seja, o seu ramal fica ativo ao mesmo tempo em que você dá atenção a outras páginas no desktop. A mesma coisa no seu celular, a única restrição é que você tenha acesso a rede.

O software em si foi desenvolvido para ter uma interface intuitiva. Inclusive, a grande maioria, conta com um teclado virtual com a aparência de um telefone convencional.

Esse é um dispositivo que conta com várias funcionalidades da telefonia VoIP. Como, por exemplo, a transferência de chamadas e o registro das suas ligações na plataforma de telefonia em nuvem.

2 – Webphone

O termo WebPhone significa telefone pela internet. Ele é um aplicativo online para fazer e receber chamadas telefônicas. 

Além disso é a maneira mais rápida de você usar a telefonia VoIP.  

Com o WebPhone, você não precisa instalar nada no seu computador. Apenas fazer o login em sua conta VoIP e já consegue usar.

Nada de configurações também. Isso é possível porque o WebPhone funciona direto no seu navegador. Além disso é muito seguro e prático. 

O Webphone é versátil, pois por funcionar pelo navegador, é compatível com todos os sistemas operacionais.

Como os sistemas do Windows, Linux e MacOS. Mas é preciso ter atenção a atualização – o Webphone precisa de um navegador Opera, Firefox ou Chrome atualizado para funcionar.

Uma de suas maiores vantagens é não precisar fazer nenhum investimento em equipamentos ou softwares. 

Seu uso é especialmente interessante para empresas que buscam mobilidade entre os usuários, permitindo o fácil gerenciamento das comunicações e de custos. 

3 – ATA

Se a sua empresa já tem toda a estrutura de telefonia montada para uso da sua equipe, você não precisa abrir mão do investimento que fez para ter os benéficos da telefonia VoIP.

Um Adaptador em Telefone Analógico (ATA) resolve isso. Então, como próprio nome sugere, os adaptadores unem os aparelhos tradicionais e os benefícios da telefonia IP. 

O adaptador em telefone analógico atua como um intermediário. Sendo assim, o aparelho que possui uma entrada que se conecta ao telefone analógico. E uma outra entrada para a internet.

Dessa forma, você não precisa de outros softwares ou usar o seu computador para se comunicar.

Os ATAs funcionam como um gateway de VoIP. Eles podem variar de uma a quatro portas para a conexão de telefones e uma ou duas portas Ethernet.

Alguns modelos de equipamentos se conectam também à sua linha telefônica convencional. E, assim, permitem que você continue recebendo e fazendo a sua ligação online com a linha comum.

Embora os mais comuns sejam os adaptadores de 2, 4 e 8 saídas para telefones analógicos, também é possível encontrar no mercado aparelhos com quantidades ainda maiores.

4 – PABX

PABX é a sigla utilizada para abreviar o termo inglês Private Automatic Branch Exchange, que na tradução livre para o português corresponde a troca automática entre ramais privados.

Basicamente, é um dispositivo desenvolvido para distribuir linhas telefônicas em vários ramais conectados com o objetivo de ligar diferentes telefones a uma única linha. 

E ele funciona da seguinte maneira: um cliente liga para o número da sua empresa e, por meio do PABX, será encaminhado para um ramal; seja comercial, financeiro, suporte e etc.

Ou seja, o PABX funciona como uma central telefônica responsável por gerenciar a comunicação entre os ramais. 

Com esse sistema a empresa não precisa ter inúmeras linhas telefônicas gerando, então, uma redução considerável nos custos com a telefonia. Além de contar com uma série de recursos e funções.

Os ramais também aceleram o atendimento e impactam na produtividade dos colaboradores que, assim, terão mais tempo livre para outras atividades da empresa. 

Existem diferentes modelos de PABX, dizemos um post no blog sobre isso. Sendo os mais indicados para fazer uma ligação online os modelos de PABX Cloud e PABX IP.

Considerações

Agora você sabe os grandes benefícios de usar um sistema de ligação online. Se você ainda tem dúvidas sobre os planos e tarifas da telefonia VoIP, pode falar agora mesmo com um dos nossos consultores.

Além disso, na Nvoip você tem R$5 grátis para testar a plataforma e acessar o nosso painel, saiba mais.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando o blog da Nvoip e as nossas redes sociais.

Até a próxima.

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