Alessandra Oliveira

Alessandra Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Conheça 4 maneiras de utilizar a telefonia VoIP

Se você está buscando excelência em atendimento para a sua empresa, certamente você está de olho na telefonia VoIP. Com uma infinidade de recursos e alta qualidade em chamadas, essa telefonia se destaca no mercado por suas baixas taxas. Mas você sabe quais aparelhos ou aplicativos são indicados para utilizar essa tecnologia?

Diferente da telefonia convencional o VoIP oferece várias maneiras de ser utilizado. Você pode configurá-lo em um aparelho de telefone ou em um aplicativo para funcionar em seu computador. Tudo fácil e rápido de acordo com o que você precisa e o capital para investimento disponível em sua empresa.

Quer saber mais sobre os meios em que sua empresa pode utilizar o VoIP? Então vem com a gente que o artigo de hoje vai te mostrar quatro aparelhos e aplicativos que funcionam com a tecnologia VoIP. Bora lá!!

O que é a tecnologia VoIP?

O VoIP é uma tecnologia que oferece muitos recursos que otimizam os processos de comunicação de seu negócio. Utilizando as ferramentas e recursos corretos, sua empresa pode estruturar seu serviço de atendimento para dar mais agilidade ao tempo de resposta, evitar ligações com ruídos, não perder chamadas etc.

Investir em uma infraestrutura mais moderna, contribui para que sua equipe de atendimento funcione melhor. Então, ao implementar a telefonia VoIP, procure também por boas redes para garantir a qualidade de suas ligações, já que a tecnologia consiste em transformar dados analógicos em dados digitais transmitidos através da internet.

A telefonia VoIP promove uma economia considerável pelo fato de que ligações realizadas entre telefones IP, geralmente, são gratuitas. E as ligações para redes públicas têm custos menores se comparadas às taxas da telefonia convencional.

Mas é importante ressaltar que para um desempenho de qualidade do VoIP é necessário um bom sinal de internet. Garanta uma conexão estável para que tudo funcione perfeitamente.

Com o VoIP, sua empresa ganha em agilidade com automação de processos como atendimento, evita linhas ocupadas colocando seus clientes em filas de espera, conecta matriz e filial por sistema realizando ligações grátis e troca de informações entre elas em tempo real, integra a telefonia a outros sistemas como o CRM, por exemplo. E ainda existem muitas outras vantagens que sua empresa pode usufruir.

Utilizando o VoIP

Você já conheceu o VoIP, já descobriu as facilidades e vantagens que ele lhe oferece e já se decidiu por implementar a tecnologia em sua empresa. Agora vamos descobrir quais são as formas que você pode utilizar a tecnologia.

1. Softphone

Os softphones são softwares utilizados em qualquer dispositivo com acesso à internet como computador, notebook, tablets e smartphones. Esses aplicativos são compatíveis com vários sistemas operacionais como Windows, IOS e Android. O softphone emula um telefone sem a necessidade de um aparelho fixo. Podem ser gratuitos ou pagos.

Você deve gostar também:  4 motivos para usar VoIP para Call Center

Uma das melhores vantagens do softphone é a grande mobilidade que ele permite. Como você pode utilizá-lo através de um aparelho celular, por exemplo, você pode atender suas ligações de onde você estiver. Nada de ficar preso a um local físico, atenda ligações de sua empresa de qualquer lugar do mundo.

Inclusive, é uma ótima solução para você que está em home office. Sem pagar nada mais por isso, você mantém o número de sua empresa e atende as chamadas de seus clientes diretamente de sua casa ou outro local em que esteja, com todos os serviços padrões de uma telefonia VoIP.

Se você não faz ideia de qual softphone é o ideal para os seus dispositivos, nós separamos alguns para indicar para você:

A configuração é simples mas se você precisar de orientação o suporte técnico da Nvoip está pronto para orientá-lo.

2. ATA

ATA é a sigla para Adaptador de Telefone Analógico. Muito flexível, ele é um dispositivo que se conecta ao telefone convencional e à internet ao mesmo tempo. Assim, você pode continuar utilizando seu aparelho telefônico convencional que o adaptador vai transformar a voz do usuário em sinais digitais. Esse aparelho também pode ser chamado de gateway voip.

O aparelho pode possuir, no mínimo, duas saídas, mas não é um padrão. Ou seja, é possível adquirir um ATA com números de saídas variados. Esse aparelho é uma boa solução para quem tem algum tipo de limitação com a qualidade da internet e também para quem tem a intenção de manter as instalações físicas da telefonia convencional. 

Porém é importante dizer que o ATA não é a melhor opção para quem busca uma solução definitiva. Isso porque o adaptador pode interferir na qualidade das chamadas. Além disso, caso ocorra algum problema com o ATA todos os ramais ligados à ele ficam prejudicados.

Essas são algumas marcas disponíveis no mercado:

3. Telefone IP

Ao contrário do aparelho de telefone convencional que precisa do adaptador para realizar as chamadas VoIP, o telefone IP foi idealizado justamente para receber esse tipo de telefonia. Ou seja, o telefone IP é um aparelho fixo específico para ligações VoIP. 

Assim como exige a tecnologia VoIP, ele é conectado à rede de internet e oferece opções vantajosas para sua empresa, como o uso de headsets, gravação de ligações, transferências e identificador de chamadas.

O telefone IP é o mais utilizado por oferecer garantia em qualidade de chamadas. O cabo de IP é conectado diretamente ao telefone IP, o que faz com que não haja interferências. Ele conecta-se ao seu roteador e possui hardwares e softwares integrados para realizar e receber esse tipo de chamada.

Você deve gostar também:  Como fazer ligações gratuitas entre filiais?

As marcas de telefone IP mais utilizadas são:

4. PABX IP

Em outros artigos falamos bastante sobre os tipos de PABX e como cada um oferece vantagens à sua empresa. Você pode conferir aqui um desses artigos. Com o PABX é possível fazer a distribuição dos ramais telefônicos de seu negócio. 

O PABX IP é muito mais completo e econômico do que outros tipos de PABX como o analógico ou o digital. Apresenta uma grande disponibilidade de recursos que melhoram e agilizam o atendimento ao cliente como capacidade ilimitada de ramais, gravação de chamadas, possibilidade de conexão com computadores e com outros sistemas PABX etc.

Apesar de ser um investimento mais alto, se comparado aos outros aparelhos e softwares dessa lista, ele possui um facilitador, pois opera como um provedor. Desse modo, sua rede é integrada em uma única interface, o que torna a sua instalação e utilização mais simples e rápida. 

Algumas marcas de PABX IP:

Agora você já sabe como utilizar sua telefonia VoIP do modo mais prático para a sua empresa. Se ainda tem dúvidas, quer saber mais ou quer contratar a telefonia VoIP, fale agora mesmo com um de nossos colaboradores e desfrute de todas as vantagens que a Nvoip oferece para o seu negócio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email