Métricas de vaidade e o encantamento no marketing digital
Lívia Amorim

Lívia Amorim

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Métricas de vaidade e o falso encantamento

O que realmente quer dizer quantos números de curtidas teve sua publicação? Ou quantas visualizações sua página alcançou? Saiba o que são métricas de vaidade e porque esses não são os parâmetros certos para medir o marketing digital da sua empresa.

Hoje em dia, o marketing é o polo de estratégias competitivas e o núcleo de inovação e atratividade. Atualmente, as empresas devem marcar presença nas redes sociais. No entanto, é preciso estar atendo ao falso encantamento das métricas de vaidade. Por isso, quando se tratar de marketing digital, tome cuidado com os falsos parâmetros.

O que são métricas de vaidade?

Métricas de vaidade são números que inflam o ego, mas que ao mesmo tempo são informações coletadas que não tem representatividade, pois não ajudam a alcançar resultados palpáveis.

Você pode se perguntar como um post com record de likes pode não ser um resultado palpável. Pois é, isso acontece porque não é possível tomar nenhuma decisão através desses dados.

É importante que o marketing digital ajude a alcançar objetivos ou metas pré-definidas. Resultados só são alcançados quando é possível gerar leads, engajar os clientes com a marca ou alcançar algum objetivo pré-estabelecido. Por isso, hoje vamos falar sobre algumas formas de escapar das métricas de vaidade e fazer um marketing digital relevante.

Conheça algumas métricas de vaidade

Antes de saber o que fazer para escapar das métricas de vaidade é importante conhecê-las, principalmente as mais comuns. Nenhuma das métricas abaixo contribui para ações estratégicas. Por esse motivo elas não devem ser o parâmetro central da sua empresa por mais chamativas que sejam.

Cliques

A quantidade de cliques pode ser algo encantador e encher os olhos de brilho. Mas em grande parte, indicam apenas a quantidade de pessoas que estão acessando o seu site. Sem analisar a taxa de retenção ou engajamento, a quantidade de cliques é um número vazio.

Em verdade, mesmo que as marcas tenham muitos cliques, se as páginas são rapidamente fechadas, isso significa que o conteúdo não foi relevante. Dessa forma, a taxa de rejeição foi alta e a marca é penalizada. Seu conteúdo deixará de ter relevância nas pesquisas e, consequentemente, o número de cliques cairá.

Portanto, o foco deve ser estudar qual o problema da persona e focar em resolvê-lo de forma clara e cativante. A não ser que se tenha uma meta bem estabelecida, o quantidade de cliques é considerada uma métrica de vaidade porque esses números em si não ajudam a obter resultados.

Número de visualização

O número de visualizações também faz parte do grupo das métricas de vaidade, pois não lhe informa sobre a evolução da sua página. É muito mais interessante avaliar a recorrência no seu site ao invés disso. Uma página com muitas visualizações e muitos visitantes, é diferente de ter muitas visualizações com uma quantidade menor de visitantes. Se o objetivo for conquistar um público, é muito mais interessante que as pessoas retornem à sua página e recorram novamente a sua solução. Mas perceba que o número de visualizações por si só não revela qual ação deve ser tomada pela empresa.

Mas agora você vai conhecer qual a métrica de vaidade mais chamativa. Quer saber porque a quantidade de likes é a maior delas? Então continue a leitura.

Likes

A quantidade de likes é outra métrica de vaidade. E talvez essa seja a mais popular de todas. Muita gente acredita que porque conseguiu muitos likes o marketing digital vai de vento em poupa.

É muito complicado avaliar o porquê as pessoas deram like em um post, por exemplo. Pode ser que a imagem chamou a atenção, ou que a chamada foi engraçada, mas o que isso realmente quer dizer? Não há como obter um parâmetro completo com relação a essa métrica, ou seja, é uma métrica incompleta que apenas enche os olhos de quem vê.

Compartilhamento

Ah, mas e quanto ao compartilhamento? Quando muitas pessoas compartilham o seu conteúdo, isso realmente quer dizer que algo deu certo. Mas não se engane, ele também pode ser uma métrica de vaidade.

Com certeza, o número de tráfego aumentará com a quantidade de compartilhamentos, mas é preciso ter uma estratégia por trás dessa conquista. O lead/ cliente deve mover no perfil de vendas. Por isso, é preciso chamar a atenção, mostrando que você tem material relevante.

Seguidores

O alto número de seguidores no Facebook, Instagram ou Twitter indica que é possível ter um engajamento maior com a marca, mas não é nada além de possibilidade. Efetivamente, alguém pode ser um seguidor, mas não acompanhar as postagens ou nem mesmo prestar atenção nelas quando aparecem eventualmente para o público. Por isso, essa também é outra métrica de vaidade que não ajuda em nenhuma decisão de negócio.

Agora que você conhece as métricas de vaidade mais comuns já sabe que não são números que devem ser desconsiderados, mas existem métricas mais interessantes de serem analisadas. Elas devem ser observadas, mas com a consciência de que não são as responsáveis diretas de resultados. Por esse motivo, apresentamos um passo a passo para ajudá-lo a montar a sua estratégia de marketing digital e poder averiguar com mais precisão o papel das métricas de vaidade. Acompanhe!

Montando a estratégia do marketing digital

Abaixo, listamos alguns dos passos que você pode seguir a fim de ter um marketing digital de peso que ajudará na analise de dados.

  • Definir objetivos: Definir quais as metas se deseja alcançar é imprescindível para fazer um acompanhamento claro e consciente das abordagens de marketing. Caso contrário, todas as estratégias serão apenas tiros no escuro e uma bagunça.
  • Coletas de dados: Coletar os dados certos para fazer um estudo posterior.
  • Estudos e análises: Parte extremamente importante de qualquer estratégia. É nesse momento que decide-se por uma mudança de abordagem ou reforço de investimento.
  • Formação de padrões: Os padrões devem ajudam a orientar quais atitudes são tomadas, pois nesse momento pode-se estudar o público alvo e criar novas personas, caso surja a necessidade, por exemplo.
  • Geração de ideias e inovação: Ideias atrativas aumentam o tráfego. É mais fácil saber como inovar depois de estudar o que deu certo e o que precisa ser mudado.
  • Acompanhamento de resultados: Acompanhar os resultados é o fechamento desse ciclo para que possa ser reiniciado e renovado.

Gostou de saber sobre marketing digital e as métricas de vaidade? Então você deve ler esse artigo sobre Inboud Marketing. Quer saber mais métricas devem ser utilizadas, então acompanhe o nosso blog.

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