Home Office e Reunião Remota
Alessandra Oliveira

Alessandra Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Não corra riscos, invista em home office

Na última quarta-feira (11/03), Tedros Ghebreyesus, chefe da agência Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou a doença provocada pelo novo coronavírus COVID-19 como pandemia. Até o momento da produção deste texto (12/03) o contágio mundial atinge 98 países e já provocou mais de 4 mil mortes. No Brasil, existem 81 casos confirmados e mais de 1000 casos suspeitos*.

Com o aumento de casos de pacientes com o novo coronavírus especialistas acreditam que cancelamentos de eventos serão inevitáveis, uma vez que o vírus é transmissível através do contato direto de pessoa para pessoa. Assim como a suspensão de reuniões, a doença deve afetar também a dinâmica dentro de algumas empresas que contam com um número grande de colaboradores.

Mas como preservar a saúde de seus colaboradores, clientes e fornecedores sem afetar o desempenho e o cotidiano de sua empresa? A solução existe e ela é remota! Trabalhos home office e reuniões remotas estão em alta e suprem a necessidade de resolver suas pendências corporativas ao mesmo tempo que garantem a integridade de todos. Hoje vamos falar dessas duas soluções remotas para te ajudar a passar por essa crise.

Home Office, trabalho sem crise

Como dissemos, uma excelente alternativa para a crise atual é o home office. Infelizmente nem todas as funções de uma empresa oferecem a possibilidade de trabalhar fora do ambiente corporativo mas muitas tarefas podem ser executadas remotamente.

Em grandes centros o risco de contágio durante a locomoção de seu colaborador é alto. Ônibus urbanos, metrôs e lugares com grandes aglomerações de pessoas sem dúvidas ligam o alerta de perigo de contaminação. Sem o estresse e a preocupação produzidos pelo trânsito durante o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa, o colaborador home office dispõe de mais energia para executar suas tarefas. Uma oportunidade, inclusive, de melhorar a produtividade do serviço.

Mas é importante se atentar a alguns fatores. Sua empresa deve disponibilizar ao funcionário os meios de realizar suas tarefas tais como no trabalho presencial. Uma boa conexão com a internet, telefonia, computador e também comunicação com o escritório são os coeficientes que vão garantir a eficácia desse modelo de trabalho.

Não perca de vista o progresso de seus funcionários. Invista em ferramentas que possibilitem e facilitem a comunicação entre vocês. Alinhe tarefas por meios online e controle a produtividade diária, estabelecendo metas para que não diminua seu padrão de resultados.

Converse com seu departamento de recursos humanos. Mesmo sendo uma solução corporativa para essa crise, não deixe de tomar essa decisão juntamente com seu R.H. antes de apresentá-la aos seus colaboradores.

Independente de ser uma medida provisória é bom você ter em mente que o home office é o futuro. Cada vez mais com os conteúdos de sua empresa disponíveis em nuvem e ferramentas feitas para facilitar e compartilhar essas informações, o trabalho a distância é um modo que vem se fortalecendo no mercado atual.

Você deve gostar também:  Por que ter um número virtual na minha empresa?

Tratado com seriedade, o trabalho feito de casa pode gerar uma qualidade maior no resultado final para a sua empresa.

Reunião remota, praticidade e otimização de tempo

Ao mesmo passo do trabalho home office, as reuniões remotas já ocupam boa parte das rotinas das empresas. Não apenas pela comodidade mas também por sua praticidade indiscutível. Hoje é possível tratar de assuntos importantes com colaboradores, clientes ou parceiros que estão nas mais diversas localidades.

As reuniões virtuais começaram a ganhar força, num primeiro momento, apenas como uma forma confortável de evitar viagens e de ficar horas preso em engarrafamentos. Mas, em seguida, diante da infinidade de ferramentas tecnológicas disponíveis e de sua fácil introdução neste tipo de reunião, ficou claro que a reunião remota é muito mais que um meio de te poupar de esforços; ela é essencial.

É importante que você escolha bem a ferramenta que vai ser utilizada para realizar a reunião remota e assegure-se que todos os participantes possuam os meios e dispositivos compatíveis para realizar a chamada. E, para não correr riscos, teste antes a ferramenta em questão para não ter nenhuma surpresa desagradável no momento de executar a reunião virtual. Garanta uma internet de boa qualidade e uma plataforma de comunicação que atenda todas os critérios necessários.

Não deixe o novo coronavírus te parar

Independente da maneira como você escolha lidar com essa crise na saúde mundial, tenha sempre em mente que sua empresa não pode parar. Então se prepare para implementar planos emergenciais à rotina do seu trabalho pensando sempre no mercado e no bem estar de todos os seus colaboradores.

A telefonia voIP é a melhor maneira de implantar uma excelente tecnologia à sua empresa servindo tanto para o home office quanto para as suas reuniões remotas. Uma boa conexão e boa plataforma vão fazer a diferença na hora de se proteger e atingir suas metas. Consulte os planos da Nvoip e dê adeus à crise.

*Dados de 12/03 às 17:04.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email