Janyne Gomes

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Como usar o número virtual no delivery

Com a popularização da internet e a pandemia de Covid-19, grande parte da população transformou os seus hábitos de consumo. Por isso, hoje o delivery é quase uma necessidade social do meio urbano.

Por causa do crescimento das entregas e a comodidade que oferece aos consumidores, é importante pensar em aderir a esse tipo de serviço.

Mas você sabe como economizar no seu delivery e ainda profissionalizar o serviço de entrega da sua empresa?

Por meio da tecnologia VoIP, com a adesão de um número virtual, o seu empreendimento pode crescer ainda mais.

No post de hoje, vamos entender melhor o que é um serviço de delivery e como a implementação do VoIP pode te ajudar a oferecer um serviço de qualidade com muito mais economia.

Ficou curioso para entender como o número virtual faz toda a diferença para o seu delivery? Então continue acompanhando!

O que é o delivery?

O delivery, termo inglês traduzido como “entrega” para o português, se caracteriza pelo sentido literal da palavra: é o ato de entregar, ou levar, algo à alguém.

No ambiente corporativo, isso se aplica à entregas e a distribuição de produtos adquiridos pelo consumidor.

Ou seja, o consumidor contata sua marca pelo meio de comunicação de escolha, realiza a compra de um produto e espera para recebê-lo no endereço desejado através do serviço de entregas da sua empresa: o delivery.

Ele se diferencia da entrega de encomendas porque é um serviço mais local e imediato. Enquanto os correios levam dias para transportar o produto, a ideia do delivery é levar, no máximo, algumas horas.

Geralmente, esse serviço é comumente utilizado no Brasil pelo setor alimentício, onde se encontra o foco do delivery – sejam restaurantes, mercados, padarias, etc.

Mas essa função se aplica em quase todo tipo de serviço, e está cada vez mais popular em vários setores de venda.

Ao adicionar essa função ao seu negócio, você oferece ao seu consumidor a possibilidade de receber o produto na própria casa.

O delivery é uma ótima maneira de proporcionar mais comodidade ao seu público e, consequentemente, aumentar a satisfação da clientela com a sua marca.

Crescimento do delivery

Essa atividade cresceu consideravelmente no período de pandemia, quando vários brasileiros adotaram o delivery no seu cotidiano.

Isso aconteceu porque, como parte do combate à doença, muitas marcas do setor de alimentação precisaram diminuir o atendimento presencial como forma de incentivar o isolamento social.

Essa medida afetou o faturamento da maioria dos estabelecimentos. Sendo assim, o delivery foi a opção mais eficaz para substituir o atendimento presencial.

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva demonstra que a proporção de marcas do setor alimentício que fazem delivery passou de 49% antes da pandemia, para 81% depois das medidas restritivas.

Dados do setor mostram um salto de 155% no número de usuários de delivery de março a abril do ano passado, quando o estimado para o período era de 30%.

Além disso, o número de clientes desse tipo de serviço cresceu 975%.

Um levantamento da Statista mostra o Brasil como destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020.

Mas os dados de crescimento não são exclusivos deste período de isolamento social.

Mesmo nos anos anteriores a pandemia do novo coronavírus, entre 2010 e 2016, o faturamento deste mercado cresceu cerca de 85%, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA).

Entre os principais motivos para o aumento de consumo do setor nas últimas décadas estão a expansão demográfica de meios urbanos, o aumento do número de casais sem filhos (que resulta em mais gastos com lazer e experiências, por exemplo) e o crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho (que estimula o aumento de refeições compradas).

Por isso, investir em um serviço de delivery é uma ótima forma de aumentar seus lucros, principalmente se sua marca estiver relacionada à indústria alimentícia.

Como administrar um delivery de qualidade?

Para oferecer um serviço de qualidade ao seu cliente e aumentar suas vendas com o delivery, você precisa tomar alguns cuidados essenciais.

Afinal, integrar um novo setor de atendimento à sua empresa pode ser uma tarefa complicada.

Por isso, trouxemos as principais dicas que vão te ajudar a integrar o delivery à sua marca de forma prática e profissional.

Quer saber mais? Então fique ligado nas orientações abaixo.

Planeje as entregas

Para oferecer um serviço de delivery de confiança, você deve estar sempre atento à satisfação do cliente.

Para isso, seus funcionários devem estar empenhados em manter um bom tempo de entrega e a qualidade do produto.

Atrasos nas entregas podem ser muito prejudiciais para o seu negócio. Isso, principalmente se sua marca estiver ligada ao setor de restaurantes, já que a demora pode esfriar a comida.

Essas são as principais características que podem deixar o consumidor completamente insatisfeito com seu delivery.

Portanto, é bom planejar as entregas e se organizar para que isso não aconteça.

Ou seja, antes de disponibilizar o delivery para os seus clientes, atente-se às funções de cada colaborador e estruture um sistema de entrega organizado e ágil.

Além disso, também é importante planejar para que as entregas não atrapalhem o atendimento físico do seu negócio.

Isso pode acontecer por causa do aumento de pedidos que esse serviço pode proporcionar.

Um serviço de delivery mal planejado pode deixar seu atendimento presencial mais lento e sobrecarregar os seus funcionários, o que vai resultar em uma experiência ruim que pode prejudicar a imagem da sua marca.

Portanto, é pertinente criar uma área de atendimento exclusiva para entregas, caso seja possível.

Dessa forma, com funcionários dedicados especificamente a essa tarefa, fica mais difícil deixar o aumento de pedidos interferir no cotidiano do seu atendimento.

Outra dica de planejamento para um delivery de qualidade é deixar uma linha telefônica única para esse atendimento.

Seguindo o mesmo esquema, mantenha um funcionário responsável exclusivamente pelo atendimento dos pedidos de entrega.

Invista em embalagens

Um delivery de qualidade vai prezar pela qualidade do produto mesmo com a locomoção para diferentes lugares.

Por isso, é importante investir em embalagens de qualidade que vão ajudar a manter o produto intacto durante o transporte até o consumidor.

A embalagem apropriada vai preservar o produto e suas características.

No caso do delivery em restaurantes, por exemplo, é primordial oferecer um recipiente que preserve a temperatura ideal do alimento e não deixe a comida vazar.

O cuidado no transporte é fundamental para garantir a boa aparência dos produtos e garantir qualidade no seu serviço. Por isso, é recomendado investir em uma embalagem que garanta a integridade do produto.

Você deve gostar também:  Maiores vantagens do VoIP: conheça agora!

Durante o período de isolamento social, também é interessante demonstrar certos cuidados com a higiene para garantir a satisfação e segurança do consumidor e do seu entregador.

Aposte também em embalagens personalizadas! Caso a sua empresa incentive a sustentabilidade, por exemplo, invista em embalagens que não são feitas de plástico e incentivem a reciclagem.

Embalagens personalizadas, que reforcem a identidade visual da sua marca vai ser o diferencial em relação à concorrência.

Elas vão te ajudar você a dominar a próxima dica. Continue a leitura.

Fidelize seu cliente

Uma ponto importante para todo negócio é demonstrar ao seu público que você oferece o melhor serviço em comparação à concorrência.

No delivery ainda mais, visto que o crescimento desse segmento.

Pensando nisso, um atendimento personalizado vai ajudar a fazer seu cliente se sentir valorizado e facilitar no processo de fidelidade e relacionamento com a sua marca.

Além disso, proporcionar uma boa imagem da marca com os seus consumidores é uma ótima forma de atrair mais clientes.

Estudos mostram que 77% dos consumidores ​​compartilham com seus amigos a experiência positiva que tiveram com uma empresa.

Por isso, é importante se diferenciar dos concorrentes e garantir uma a melhor experiência ao consumidor.

Para isso, disponibilize cupons de descontos e embalagens personalizadas no delivery do seu negócio, ou aposte em sistemas de fidelização.

Você pode oferecer descontos especiais para quem compra no seu estabelecimento mais de uma vez, por exemplo. Isso incentiva o cliente a voltar a consumir seu produto para ganhar as vantagens oferecidas.

Também é possível conceder brindes ou mensagens personalizadas. Quanto ao último, até mensagens escritas à mão na embalagem são uma ótima forma de mostrar um atendimento mais humanizado e customizado, o que vai aumentar a satisfação da clientela.

Essa técnica vai incentivar a propaganda por parte dos seus consumidores. Estando satisfeitos o suficiente com seu serviço, eles com certeza vão recomendar o atendimento.

Portanto, não deixe de promover ofertas exclusivas para fidelizar seus clientes ao seu delivery.

Por exemplo, com preços diferenciados para certos grupos, cortesias, cupons de desconto e até a entrega gratuita para determinados locais ou clientes específicos.

Promova o seu delivery para os clientes

Claro que, para que seu delivery faça sucesso, também é importante promovê-lo.

Para isso, aposte em estratégias de marketing que vão ajudar a destacar a sua marca da concorrência.

Estar presente nas redes sociais e investir em anúncios do seu negócio são ótimos exemplos de estratégias que ajudam a ser notado pelo público.

As redes sociais são uma ótima ferramenta para divulgar seu negócio.

Além disso, com os anúncios você pode focar em públicos e regiões específicas, o que torna possível segmentar suas campanhas apenas para a área onde seu negócio atua.

Outras ótimas maneiras de promover seu delivery estão na distribuição de panfletos e propaganda “boca a boca”, feita pelos próprios clientes satisfeitos, como já vimos anteriormente.

Também pode ser interessante nesse quesito cadastrar seu negócio em plataformas digitais de entrega que estão fazendo muito sucesso entre os consumidores, como o Ifood e o Uber Eats.

Participando de aplicativos populares de delivery, pode ficar mais fácil tornar sua empresa reconhecida e divulgada pelas pessoas.

Utilize um número virtual

Outro aspecto que vai te ajudar muito a organizar o seu delivery, além de também fazer a diferença na hora de ofertar um serviço de qualidade aos seus clientes, é a implementação do número virtual no seu negócio.

Isso porque, com o número virtual, vai ficar muito mais fácil atender os pedidos dos seus clientes. E, ainda, vai passar uma imagem mais profissional da sua marca.

Um número virtual vai ajudar você a otimizar seu atendimento e melhorar a produtividade dos seus colaboradores.

Mas as vantagens não param por aí!

Ficou curioso para saber o que é um número virtual? Então continue a leitura.

O que é um número virtual?

O número virtual, também conhecido como DID, é como se fosse um telefone fixo tradicional, mas você não precisa de cabeamentos e uma estrutura física para usá-lo.

Esse é um número do tipo receptivo local. Ou seja, você decide a região a qual ele estará vinculado e recebe chamadas normalmente.

A principal diferença desse recurso para o telefone convencional é que ele utiliza a tecnologia VoIP para receber ligações.

O VoIP funciona transformando sinais de áudio analógico em dados digitais por meio de um protocolo IP. Graças a essa tecnologia, é possível realizar chamadas pela internet.

Por receber chamadas através de uma rede online, o número virtual estará disponível de qualquer local ou região.

Diferente do telefone analógico, essa tecnologia não está presa a uma estrutura de cabos.

O número virtual também elimina os encargos da chamada interurbana dos seus clientes, mesmo quando eles se encontram em diferentes estados.

Quando o assunto é delivery, o número virtual vai oferecer uma economia considerável em gastos com telefonia e gerar mais visibilidade ao seu negócio.

Isso, além dos diversos benefícios que vão ajudar você a otimizar seu atendimento e a sua organização interna.

Para entender mais sobre o número virtual e seus benefícios, leia nosso artigo completo sobre o tema.

Se quiser saber sobre os benefícios dessa tecnologia no delivery, continue a leitura.

Benefícios do número virtual no delivery

Agora, vamos explicar algumas das principais vantagens do número virtual no delivery, mas você também pode assistir a nossa série no Youtube sobre as aplicações do DID em vários segmentos.

No vídeo abaixo, Felipe Loures, do time comercial da Nvoip, fala sobre os principais benefícios de aderir essa tecnologia ao seu delivery ou restaurante.

Mas também vamos te apresentar aqui as principais vantagens do número virtual em restaurantes e deliverys. Confira abaixo.

Ligações simultâneas

Com um número virtual da Nvoip, você pode receber até cinco chamadas simultâneas no seu telefone.

Ou seja, na compra de apenas um número, é possível receber até cinco chamadas ao mesmo tempo.

Essa é uma tecnologia exclusiva da telefonia em nuvem, que permite que você atenda as suas ligações em qualquer aparelho digital com conexão à internet e um aplicativo VoIP instalado.

Isso significa que, com a telefonia em nuvem, é possível receber chamadas no seu computador, celular, tablet, telefone digital ou até um telefone analógico adaptado.

Com um número virtual, a sua linha só vai estar ocupada para os clientes a partir da sexta chamada simultânea recebida.

Essa é uma ótima opção para não deixar sua linha telefônica ocupada nos horários de picos de ligação, o que é muito comum no delivery de restaurantes.

Dessa forma, fica mais difícil perder consumidores que desistiram da ligação por não conseguir contatar um de seus atendentes com rapidez.

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Nesse sentido, se atente sempre ao número de pedidos que o seu delivery tem capacidade de entregar.

Afinal, não adianta atender os pedidos de todos os clientes se você não conseguir entregá-los com qualidade e rapidez.

Filas de espera

As filas de espera do número virtual vão proporcionar aos seus clientes o atendimento automático e muito mais profissional.

Isso porque, caso seu estabelecimento receba um fluxo de ligações maior que o número de atendentes disponíveis, esse recurso vai colocar o cliente em uma fila de atendimento.

Assim, ele será atendido quando o operador estiver desocupado.

A partir disso, você pode configurar uma mensagem automática para o consumidor que espera atendimento. E, ainda, disponibilizar um menu interativo.

Através desse menu interativo, disponibilizado por meio de uma URA (Unidade de Resposta Audível), o cliente vai escolher o setor com o qual deseja falar e será direcionado automaticamente para o atendente específico.

A URA atende a ligação do seu cliente, oferece o menu interativo e encaminha a chamada para o departamento escolhido. Tudo isso, de forma automatizada.

Ou seja, você pode utilizar seu número virtual tanto para delivery quanto para outros tipos de serviço.

Com esse recurso, os consumidores decidirão previamente o tópico do menu que mais se encaixar à própria solicitação, antes de entrar em contato com o atendente físico.

Dessa forma, fica mais fácil resolver o problema do excesso de ligações.

E você consegue deixar seu cliente mais paciente enquanto espera o encaminhamento para o atendimento, além de mostrar um maior grau de profissionalismo.

Em um delivery de restaurante, por exemplo, você pode configurar a mensagem automática da sua URA para reproduzir o cardápio do dia.

Assim, enquanto o cliente espera, ele pode decidir seu pedido.

Além disso, é possível configurar uma mensagem automática para comunicar seus clientes que fizerem contato fora do horário de atendimento.

Ou seja, se algum consumidor telefonar após o expediente, você pode notificá-los sobre os horários de funcionamento do seu delivery.

Os clientes da Nvoip têm direito à URA gratuita para até três usuários.

Gravações de ligação

Na Nvoip, nossos clientes têm acesso a um painel administrativo que disponibiliza a gravação de todas as ligações e os dados relativos a chamada.

Ou seja, você pode consultar a gravação da ligação e ouvir como foi feito o atendimento da sua equipe. As especificidades de um pedido e as demais informações da conversa quantas vezes quiser.

Dessa forma, você evita atender a solicitação do cliente de forma equivocada, mesmo quando há alguma dúvida ou até mesmo um descuido no seu atendimento.

Além disso, o painel da Nvoip disponibiliza informações sobre o tempo de duração da chamada e os dados do seu consumidor.

Por exemplo, o número para o qual ele ligou (informação importante caso você use mais de um número virtual ou tenha ramais de atendimento), o nome, endereço e telefone do cliente.

Portanto, caso haja necessidade de telefonar para o cliente outra vez, o acesso ao número de telefone dele estará disponível em alguns cliques (seja para tirar uma dúvida sobre o pedido ou oferecer algum tipo de desconto).

Você também pode utilizar esse recurso para gerenciar o seu atendimento e identificar os erros e acertos dos seus colaboradores.

A partir disso, pode até oferecer treinamentos mais específicos para sua equipe se capacitar ainda mais.

Essa também é uma ótima funcionalidade para resguardo judicial, pois fornece provas da comunicação com seus consumidores.

Integração com sistemas

A telefonia digital, com o uso de um número virtual, também te oferece a possibilidade de integração com diversas plataformas e softwares úteis ao seu negócio.

Atualmente, existem vários sistemas com objetivo melhorar a gestão de atendimento do seu negócio.

Alguns, inclusive, com foco especializado na organização do delivery de estabelecimentos.

Os sistemas de gestão e gerenciamento são uma ótima opção para organizar o seu atendimento sem perder muito tempo, já que essas plataformas fazem grande parte do serviço de forma automatizada.

Utilizando um CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, você coleta e analisa as diversas informações sobre seus clientes e leads.

Os dados coletados no atendimento como o nome, endereço e número de telefone vão para esse outro sistema de gestão. Isso, além de suas atividades e as informações de contato com a empresa.

Assim como CRM, grande parte das ferramentas de automatização disponíveis tem como objetivo o aumento das vendas.

Além de buscarem te auxiliar a proporcionar uma melhor experiência ao consumidor, fatores importantíssimos para o impulsionamento de uma marca.

Com a telefonia em nuvem, é possível integrar as chamadas de telefone diretamente nas suas plataformas de escolha. Dessa forma, todas as informações sobre seus consumidores estarão disponíveis em uma única interface.

Graças a essa vantagem, vai ficar mais fácil estruturar a comunicação e o atendimento da sua empresa ou estabelecimento.

Custo-benefício

Além de todas as vantagens anteriores, o número virtual também vai oferecer um melhor custo-benefício ao seu negócio quando comparado ao telefone convencional.

Isso porque, para atender até cinco ligações simultâneas na telefonia analógica, por exemplo, você precisa de cinco domínios de telefone e cinco planos de telefonia. Ou um plano geral mais caro que englobe todos os domínios.

Por isso, utilizar uma operadora analógica vai acabar saindo caro para os seus gastos no fim do mês.

Com a Nvoip, você só paga pelos créditos que usar e obtém relatórios sobre os seus gastos. Assim, fica mais fácil ter um controle financeiro da sua comunicação.

O número virtual também vai te ajudar a economizar na estruturação da sua central telefônica.

Isso porque, com o serviço VoIP, você não precisa instalar uma estrutura física para atender chamadas. E muito menos gastar com manutenção toda vez que algum cabo ou fio estiver precário ou desgastado.

Tudo que você precisa para utilizar o serviço VoIP é de um aparelho com conexão à internet.

Com isso, você pode realizar e receber chamadas de qualquer lugar, sem necessitar de nenhuma infraestrutura física.

E não acaba por aí! As tarifas da telefonia digital são muito mais justas quando comparadas às da operadora analógica.

Com a telefonia digital, não há cobrança de valores por chamadas de longa distância ou taxas extras de acordo com o horário de utilização.

Além disso, custos adicionais com gravações de ligações ou comunicação entre filiais também não existem.

Utilizando o VoIP no seu delivery, é possível atingir até 70% de economia.

Quer saber mais sobre os benefícios de uma telefonia digital? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e tire suas dúvidas.

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