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O que é API de telefonia e como utilizar?

A chegada da era da telefonia 4.0, bem como a evolução da tecnologia e da internet, abriram um leque de opções no campo de soluções de comunicação através do áudio e sms. Dentro disso, a API vem sendo uma grande aliada para tornar mais inteligente o sistema de telefonia e melhorar a performance das equipes de atendimento.

Se você quer saber como essa ferramenta vai revolucionar a telefonia da sua empresa e como utilizá-la da melhor maneira, continue lendo esse artigo, pois vamos te contar tudo o que você precisa saber!

O que é API

Antes de falarmos das vantagens e importância dessa ferramenta, é importante que você entenda exatamente o que é uma API. Do inglês, Application Programming Interface, é traduzida como Interface de Programação de Aplicações para o português, e é um conjunto de instruções e padrões construídos para acessar um sistema ou aplicativo. 

Baseada no sistema web, possui códigos fechados e abertos, onde o segundo permite que qualquer pessoa acesse e o utilize da forma como achar mais conveniente. Seu uso se dá principalmente para integrar outros produtos com o seu sistema.

A partir da sua utilização, dois aplicativos podem se comunicar entre si. Assim, quando um site possui um mapa do Google Maps, por exemplo, isso é possível devido a API. E, por ser composta de uma série de códigos acessíveis apenas pela programação, muitas vezes o usuário não sabe que isso está acontecendo. Logo, você provavelmente já utilizou muitos sistemas integrados e não sabia.

O que é API de telefonia

Uma API de telefonia pode possuir diversas funcionalidades ou integrar um sistema. As APIs de telefonia permitem personalizar o seu PABX, a fim de realizar a sua integração. Através dessa integração, sua empresa consegue diversas vantagens, como: aumentar a produtividade, otimizar o consumo e melhorar o seu serviço de atendimento ao cliente.

A importância de uma API de telefonia

Ao inserir a API, é possível realizar automatização de algumas funcionalidades de telefonia. Por exemplo, ao invés de escrever um número de telefone no seu site ou aplicativo, você pode inserir um botão que vai, automaticamente, realizar a ligação. Integrações com um CRM e outros sistemas também são possíveis.

A API da Nvoip é compatível com qualquer linguagem – seja Python, PHP, Java, Ruby, ou aplicativos iOS e Android – e pode ser utilizada gratuitamente pelos clientes. Com ela, você pode realizar a integração de diversos sistemas com as soluções de voz e SMS do VoIP.

Como usar uma API de telefonia

Agora que você entendeu o que é e a importância que uma API tem na sua empresa, é o momento de ver como ela pode ser aplicada.

1. Análise de dados e métricas

É possível realizar a integração direta com o seu CRM, possibilitando a análise de dados das ligações. Assim, você pode avaliar a sua equipe de atendimento tanto em qualidade como produtividade. 

Através deste serviço você consegue verificar quais os horários que as ligações são recebidas, o tempo de cada uma, o período de espera até ser atendido, etc. Com esses números, é possível criar métricas de qualidade para a satisfação do cliente, bem como objetivos para seu time.

Essas informações também podem ser muito úteis para a sua equipe de vendas, pois é possível analisar o melhor horário para ligar para as pessoas e quais gatilhos dão mais certo. 

Não possui um sistema de CRM? Na Nvoip, temos parceria com a Pipedrive, então, se você é nosso cliente, possui 50% de desconto no primeiro ano, além de 30 dias de teste grátis. Assim, você usufrui de todas as vantagens do nosso sistema VoIP junto com o CRM da Pipedrive!

2. Lembretes para os clientes

Uma função muito interessante desse serviço é a capacidade de criar lembretes para os seus clientes. Você pode enviar torpedos de voz com alertas de confirmação de pagamento ou, ainda, uma mudança que está acontecendo – ou aconteceu – no software. 

Lugares que necessitam de marcação de atendimento também se utilizam muito desse serviço, uma vez que é possível lembrar a pessoa do horário em que será atendida. E, ainda pedir a confirmação ou executar o cancelamento do atendmento.

3. Controle do fluxo de chamadas

Outra função da API de telefonia é o controle do fluxo de chamadas. Você pode realizar a definição de parâmetros em seu CRM, inclusive integrando-o com uma URA, para gerenciar e direcionar as chamadas telefônicas. 

Na prática, qual é a importância disso? É possível pedir para o cliente digitar o CPF e, a partir do status em que ele se encontra no sistema, já automaticamente realizar o seu direcionamento para o departamento que melhor irá suprir suas necessidades. E, ainda, caso esteja em falta com o pagamento, pode ser transferido para o setor comercial. Bem legal, né?

Essas são apenas algumas das muitas funcionalidades que uma API pode trazer ao ser agregada ao seu sistema. Palavras como resultado, otimização de tempo e qualidade podem resumir a forma como ela pode melhorar o seu serviço.

Gostou de conhecer mais sobre a API de telefonia e todas as vantagens que ela pode oferecer para a sua empresa? Então, não perca a chance de entrar em contato com um dos nossos colaboradores hoje mesmo para saber mais.

Autor Convidado

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