Blog

Protocolo SIP: o que é?

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o que é VoIP e as vantagens que essa tecnologia proporciona, principalmente no mundo dos negócios. Certamente também já adquiriu um número VoIP ou mesmo já realizou a portabilidade. Mas, você sabe o que está por trás dessa tecnologia que cada dia ganha mais adeptos? A resposta é: o protocolo SIP.

Quer saber como ele funciona? Então continue a leitura para saber mais sobre o tema. 

O que é o protocolo SIP?

Primeiramente é importante deixar claro o significado da sigla SIP. 

Session Initiation Protocol pode ser traduzida como um “Protocolo de iniciação de Sessão”.

Ele é um protocolo para sinalização de sessões multimídia largamente utilizado nas telecomunicações atualmente. E sua função é estabelecer, modificar e terminar sessões. 

Mas você deve estar se perguntando o que são essas sessões. Podemos definir sessão como uma possível chamada telefônica e/ou de vídeos entre duas pessoas ou até mesmo uma conferência multimídia.  

Além disso, o protocolo SIP também incorpora o conceito de números de portas fixas para todos os dispositivos. E permite o uso de servidores Proxy, com a preocupação de segurança da rede interna.

O SIP é baseado em texto, o que permite sua fácil implementação com linguagens como: Java, Pearl e outras. Ele também tem arquitetura similar ao protocolo HTTP (Cliente/Servidor).

Ou seja, todas as requisições geradas pelos clientes são enviadas ao servidor. A partir disso o servidor processa as requisições e então envia as respostas aos clientes. 

Em suma, a função principal do protocolo SIP é permitir a comunicação entre usuários através de uma rede VoIP. 

Como funciona o protocolo SIP?

O protocolo SIP permite a comunicação através de vídeo e áudio em qualquer tipo de mídia, com os mais diversos aplicativos. Para que isso aconteça basta você ter uma boa conexão com a internet. 

Dessa forma é possível utilizar de todas as ferramentas otimizadas. 

Os recursos disponíveis incluem: serviços de chat, compartilhamento de dados, vídeo, áudio, texto, entre outros. 

O alvo principal do protocolo SIP é a telefonia móvel. Mas ele também vem sendo bastante eficiente via desktop para reuniões corporativas e sistemas telefônicos em computação nebulosa.

Com isso surgiu a proposta de ampliar ainda mais as plataformas para utilização do SIP via VoIP. Esse se configura em seu principal objetivo a ser atingido nos próximos anos. 

Apesar do seu foco em telefonia, já tem alguns estudos que apontam a possibilidade da utilização do protocolo SIP em vários outros segmentos. 

Alguns exemplos são nas áreas de jogos, produtos comerciais, redes de ensino e em tudo mais que exija tecnologia de qualidade e com recursos abrangentes e variados. 

Para finalizar esse tópico é importante citar que existem três tipos de servidores SIP: servidor proxy, servidor de redirecionamento e servidor de registro.

Como são entidades lógicas, mais de um servidor SIP pode estar hospedado num mesmo dispositivo físico. 

SIP Proxy

O servidor proxy atua para facilitar de troca de mensagens do protocolo SIP, sendo o elemento responsável pela localização do UA alvo da requisição.

Quando recebe uma requisição SIP, o proxy analisa para qual domínio a mensagem está destinada e tem o endereço do servidor de proxy do domínio de destino, realizando o encaminhamento. 

proxy pode manter um contador de tempo e registros para todas as requisições e respostas que recebe e repassa.

proxy usa essas informações no processamento futuro de mensagens pertencentes a um mesmo diálogo.

São estas informações que vão gerar os bilhetes (billing) utilizados para fins de contabilização, faturamento ou interceptação judicial. 

Servidor de Redirecionamento

Assim como um servidor proxy, um servidor de redirecionamento também ajuda no processo de localização do destinatário de uma requisição SIP. Mas não encaminha requisições SIP.

Ao invés disso, apenas responde ao UA de origem qual é o endereço de contato para atingir o UA de destino. Ou um endereço de próximo salto para um servidor proxy ou outro servidor de redirecionamento mais próximo, sem se envolver de fato na comunicação. 

Servidor de Registro

Um servidor de registro, também chamado Registrar, vai conter a base de localização dos UA. Ao receber a requisição REGISTER, o servidor de registro atualiza o banco de dados usado pelos servidores proxy e de redirecionamento para localização de usuário e responde com uma mensagem informando que o registro foi feito com sucesso. 

Soluções que permitem a comunicação telefônica por meio da Internet com a utilização do VoIP devem também se preocupar com os aspectos de segurança, de disponibilidade e de qualidade do serviço.

Isso porque a comunicação telefônica que trafega em pacotes de dados é crítica quanto a atrasos e perda de pacotes.

O tráfego de voz, pelas suas características, deve ser transmitido de forma contínua e sem intervalos de silêncio, para que a mensagem seja inteligível pelo ouvinte. 

A importância do protocolo SIP para o seu negócio

Agora que já vimos o que é o protocolo SIP e como ele funciona, vamos aos benefícios que ele pode trazer para o seu negócio. As vantagens da introdução desse sistema para as empresas são várias. 

Dentre elas podemos destacar a flexibilidade, mobilidade e velocidade. Principalmente, por estar aliada à rede VoIP que, por meio de uma conexão com a internet, garante o envio e recebimento de chamadas em qualquer parte do mundo. 

O protocolo SIP oferece também liberdade de movimento. Isso porque você vai poder usar os seus principais recursos onde quer que esteja. Sem estar preso a um determinado local. 

Além disso, o protocolo SIP permite, não só a realização de chamadas, como conferências através de áudio e vídeo. Isso utilizando um padrão de “presença” que identifica a localização e disponibilidade do utilizador em atender a chamada.

E também desvia automaticamente chamadas indesejadas. 

Também possibilita que o utilizador indique a sua localização para que as chamadas possam ser repassadas, inclusive, para outras cidades. Permite o seu encaminhamento para o e-mail de voz ou para qualquer outro serviço de solicitação automática. 

O protocolo SIP, além de oferecer às empresas um serviço de telefonia relativamente mais barato do que a telefonia convencional, ainda diminui congestionamentos, quedas de ligação e oferece mais conforto ao cliente devido à possibilidade de adesão a qualquer operadora, independentemente da localização da empresa.

Quer ler sobre as vantagens da telefonia VoIP? Então, acompanhe nossos conteúdos do blog e fique por dentro das novidades. Para esse tema, temos um excelente artigo sobre as maiores vantagens do VoIP que pode te ajudar.

Gostou de conhecer sobre o protocolo SIP? Esse artigo te ajudou? Lembre-se de recomendar esse artigo aos seus colegas de trabalho.

Então que tal ter sobre Softphone, ATA, PABX e Telefone IP?

Lisandra Queiroga

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

3 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

4 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

4 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

5 meses ago