Blog

O que é Softphone, ATA, PABX e Telefone IP: aprenda agora e conheça as melhores marcas!

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o que é telefonia pela internet. Provavelmente, já até adquiriu algum serviço ou mesmo já realizou a portabilidade do seu número. Mas, então surge a dúvida: quais são os aplicativos e aparelhos disponíveis e como configurá-los? O que é exatamente um softphone, ATA, PABX e telefone IP?

Em primeiro lugar, é necessário que você tenha em mãos: Nome de usuário e senha (informações únicas), domínio ou ip, porta (informações que não mudam) e proxy (que, por vezes, é a mesma informação do domínio).

Agora é só continuar a leitura!

O que é Softphone?

Softphone é um software que pode ser usado em celulares, tablet, notebook e computador desktop. Esses aplicativos são compatíveis com vários sistemas operacionais como Windows, IOS e Android. O softphone emula um telefone sem a necessidade de um aparelho fixo.

Mas atenção! Certifique-se que o aparelho esteja conectado à internet.

O softphone é muito confortável e prático. Permite uma grande mobilidade já que é possível usar em dispositivos móveis. Além disso, é possível utilizar todos os serviços padrões de uma telefonia VoIP.

No entanto, a qualidade da ligação pode ficar prejudicada se o usuário estiver utilizando o aparelho para realizar outras funções que necessitam de internet (navegadores, vídeos, músicas, etc.) Para solucionar o problema de vez é necessário ter uma internet dedicada.

Quais são os aplicativos softphone para android?

Existem vários softphones para Android no mercado, mas alguns se destacam como:

As funcionalidades e os preços variam de acordo com os aplicativos softphone. O SipDroid é de graça e alguns outros têm descontos, mas em geral, são opções baratas.

Quais são os aplicativos softphone para IOS?

A maioria dos aplicativos softphone é compatível tanto com android quanto com IOS. Dos softphones listados acima apenas o SipDroid não é compatível com outros sistemas operacionais além do android.

Quais são os aplicativos softphone para desktop?

Os principais softphones para desktop são:

Como configurar softphones?

O primeiro passo é baixar o aplicativo escolhido por você através do próprio site dos softphones, pelo Play Store ou na App Store, por exemplo.

Em seguida, é preciso fazer a instalação do softphone. Nos celulares, a instalação é automática, mas no desktop é necessário seguir os passos pedidos pelo softphone para concluir a instalação. Em seguida, é necessário fazer um cadastro em que o nome de usuário e o número devem ser informados, dentre outras informações.

Acha que o softphone é a melhor escolha para você? ou quer saber mais sobre o assunto? Pois bem, preparamos uma serie de manuais para melhorar seu entendimento sobre esse e outros conteúdos.

Mas que tal saber quais são as outras opções que estão à seu dispor? Não deixe essa decisão para depois! Então continue a leitura.

O que é um ATA?

ATA é a sigla para Adaptador de Telefone Analógico. Ou seja, é um dispositivo que se conecta ao telefone convencional e à Internet ao mesmo tempo, transformando a voz do usuário em sinais digitais. Esse aparelho também pode ser chamado de gateway VoIP.

Os aparelhos vêm, no mínimo, com duas saídas, mas não por padrão. Ou seja, é possível adquirir um ATA com números de saídas variados. Eles são uma boa solução para quem não gostaria de se preocupar com a dedicação da internet e para quem tem a intenção de manter as instalações físicas. No entanto, o ATA não é a melhor opção para quem busca uma solução definitiva. Isso porque o adaptador pode interferir na qualidade das chamadas, já que o ATA medeia à ligação. Além disso, caso ocorra algum problema com o ATA todos os ramais ligados à ele ficam prejudicados.

Melhores marcas de ATA

Existem muitas outras marcas, mas as citadas acima, além de melhor qualidade, têm um preço acessível também. Porém, quanto maior o número de saídas, mais caro o produto, independente da marca.

Como configurar um ATA?

Para utilizar o ATA é necessário que um cabo de rede esteja conectado na sua saída LAN. É preciso instalá-lo e configurá-lo de acordo com o manual. Algumas marcas têm manuais na internet, mas por que você não vê se o precisa está na nossa página?

Agora que falamos sobre Softphone e ATA está na hora de conhecer o que é telefone IP!

O que é Telefone IP?

Telefone IP é um aparelho fixo específico para uso com a telefonia em nuvem. É conectado à rede de Internet e oferece opções vantajosas para empresas, como o uso de headsets, gravação de ligações, transferências e identificador de chamadas.

O telefone IP é o mais indicado, pois a qualidade das chamadas é garantida. O cabo de IP é conectado diretamente no telefone IP, então não há interferência da internet ou de outro aparelho.

Melhores marcas de telefone IP

Algumas marcas ainda apresentam recursos mais sofisticados como telas para vídeo-chamada, por exemplo. Por esse motivo os preços variam bastante.

Como configurar telefones IP

Para configurar seu telefone IP ligue-o na rede e espere-o iniciar. Em seguida, observe o IP fornecido e acesso-o pelo navegador. Faça o log in com o seu nome de administrador e senha. Depois, é preciso preencher adequadamente os campos pedidos. Para mais detalhes acesse nossos manuais.

Se você chegou até aqui é porque quer conhecer todas as suas opções. Então continue a leitura e confira o PABX, a mais completa delas!

O que é PABX IP?

O PABX é uma central de telefonia bastante utilizada em empresas, principalmente em Call centers. O PABX é a abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”, que em tradução livre para o português é algo como “troca automática de ramais privados”. A partir do PABX é possível fazer a distribuição dos ramais telefônicos da empresa. Sua finalidade é ligar diferentes telefones a uma linha externa.

O PABX IP é muito mais completo e econômico do que outros tipos de PABX como o analógico ou o digital. Apresenta uma enorme quantidade de recursos disponíveis, como o gravador. Ele opera como um provedor — ou seja, sua rede é integrada em uma única interface — o que torna sua instalação e utilização mais simples e rápida. Essa é apenas uma das vantagens desse serviço. Com o PABX IP, o investimento é maior, porém as vantagens e os benefícios também são muito maiores.

E aí, quer saber mais a respeito dos PABX? pois bem, esse artigo vai te ajudar e muito com isso e caso queira saber um pouco mais, preparamos um conteúdo sobre o que é Pabx que pode te ajudar.

Melhores marcas de PABX IP

Apesar da qualidade do PABX IP, todos os serviços mais completos estão disponíveis com o PABX Cloud. A principal diferença é que ele é alocado em um software e por esse motivo, não é necessário investimento em hardware. Mas é possível adaptar outros tipos de PABX ao Cloud.

Como configurar o PABX IP?

O método para configurar o PABX IP é similar aos já vistos anteriormente: é preciso ter os seus dados em mãos e digitar o IP do seu PABX no navegador. Em seguida, é feito o preenchimento dos dados. É importante estar atento, pois alguns modelos têm um acesso padrão, o que pode facilitar o processo.

Ficou interessado em conhecer melhor os nossos serviços e descobrir como funcionam na prática? Entre em contato conosco e faça um teste grátis!

Livia Nonato

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

3 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

4 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

4 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

4 meses ago