O que é VoIP e quais as suas vantagens?

05/10/2017
O que é VoIP e quais as suas vantagens?

Imagine se todos os funcionários da sua empresa pudessem realizar ligações diariamente, sem preocupações com o tempo, e a sua conta telefônica fosse mais barata do que você paga hoje? Com certeza é um ótimo cenário para se imaginar. O melhor de tudo é que essa possibilidade já existe e está ao seu alcance por meio da tecnologia VoIP.

Embora seja uma tecnologia que está no mercado há um bom tempo, agora está começando a ganhar mais corpo, visto que a internet está cada vez mais acessível, tanto para as residências quanto para os smartphones.

Se você busca uma alternativa para reduzir o custo da conta telefônica, as informações deste post podem ser a resposta. Aqui você descobrirá o que é VoIP, a diferença para a telefonia convencional e as suas vantagens. Confira!

Entendendo o que é VoIP

VoIP significa voz sobre IP. Na prática, são ligações telefônicas pela internet. O seu funcionamento se dá por meio de softwares que utilizam a tecnologia IP (um protocolo de internet) para a transmissão da voz. Mas, para garantir a qualidade e a segurança, é fundamental não errar ao escolher uma operadora VoIP.

Diferença entre o VoIP e a telefonia convencional

Entre as principais diferenças entre o VoIP e a telefonia convencional, estão:

  • tempo de ativação: é possível ativar uma linha VoIP em menos de 1 hora, sem sair de casa ou do trabalho, enquanto uma linha convencional pode demandar dias;
  • processos necessários: para usar a tecnologia VoIP, é preciso ter uma conta em um serviço VoIP e conexão de internet. Já a telefonia convencional lhe exige planos de fidelidade, passagem de cabeamento, etc;
  • cobrança de ligação: na telefonia convencional, a cobrança se dá por tempo e pelo tipo de ligação, com valores diferentes, dependendo da distância (ligações locais, interurbanas e internacionais), da operadora (mesma operadora ou concorrente), dos horários (chamadas diurnas e noturnas) e dos dias (semana e final de semana). No VoIP, além de o custo ser muito mais baixo, a diferença é notada apenas nas chamadas de celular para fixo e nas ligações nacionais e internacionais.

Agora que você já sabe o que é o VoIP e as diferenças em relação à telefonia convencional, descubra as vantagens que ele pode trazer para a sua empresa.

Baixo custo

O VoIP consegue aliar qualidade ao baixo custo. Os valores por ligação são extremamente inferiores ao de uma linha convencional e a economia gerada pode chegar a até 70%.

Maior segurança

As ligações por VoIP são mais seguras, pois são criptografadas e podem ser gravadas. Ou seja, é praticamente impossível que as informações sejam extraviadas por pessoas mal-intencionadas. E quando se trata de empresa, segurança é, sem dúvida, um diferencial.

Mobilidade e integração

Com a internet cada vez mais veloz nos dispositivos móveis, é possível utilizar essa tecnologia em qualquer lugar. O VoIP possibilita a integração ao seu celular por meio de aplicativos instalados no aparelho, garantindo que o seu ramal esteja sempre com você.

Aumento de produtividade

Sem a preocupação com o aumento de custos, o colaborador poderá ser mais efetivo em negociações a distância, não ter pressa, explicar em detalhes e encantar os clientes. Sua rotina será muito mais efetiva, o que consequentemente melhorará os seus resultados.

Diferencial competitivo

Ao utilizar o VoIP, a sua empresa consegue se tornar mais competitiva, pois consegue ter custos reduzidos, contar com um serviço de excelente qualidade e melhorar a sua comunicação com os clientes, fornecedores e colaboradores. Dessa forma, é possível aumentar a margem de lucro e melhorar o nível de serviço.

Agora que você já sabe o que é VoIP e quais os seus benefícios, não perca mais tempo, adote essa tecnologia na sua empresa, gerando redução de custos, aumentando a produtividade e criando um diferencial competitivo.

Achou este artigo interessante? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Curta a nossa página no Facebook e nos acompanhe no LinkedIn para se manter sempre atualizado.

4 dicas para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente
6 boas práticas para reduzir custos com telefonia na sua empresa