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OOh digital: o que é?

O que é OOH DIgital

Se você está atento as tendências do mundo da publicidade, com certeza já leu, ouviu falar ou mesmo participou de uma ação de mídia ooh digital. Ela que vem ganhando cada dia mais mercado e adeptos.  

Esse recente modo de divulgação das marcas, veio para revolucionar e impactar. Ele pode proporcionar experiências memoráveis, criativas, surpreendentes e interativas.   

Ficou curioso para saber mais sobre o tema? Continue lendo esse artigo, com dicas e explicações sobre essa tecnologia.  

Mas afinal o que é ooh digital?  

Primeiramente vamos a definição do termo. Out of home (OOH), ou mídia externa, é qualquer tipo de propaganda, seja ela mensagem ou comunicação, que atinge o consumidor enquanto este está fora de casa.

Um exemplo disso são os quase extintos outdoors, ou ainda busdoors, relógios de rua, ou mensagens em pontos de ônibus.  

OOH, foi feito para atingir consumidores fora dos tradicionais meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, revistas ou mesmo os aplicativos do seu celular.

Assim, essa estratégia visa ações cada vez mais criativas para alcançar determinado público que está nos espaços compartilhados das cidades, como ruas e avenidas, praças, shoppings e aeroportos.   

O intuito é aproveitar o tempo e espaço em que você está ocioso. Como em um ponto de ônibus, preso ao trânsito ou esperando seu voo ou comida.  

Mas com o passar do tempo a estratégia se reinventou e se modernizou e agora está digital. Recentemente, o uso de arte estática deu lugar a monitores digitais para exibição dos anúncios. Interatividade é a palavra chave do OOH-Digital.

Ainda não consegue mencionar o que é essa ação? Então, assista esse vídeo e veja alguns exemplos.

Mais uma referência que pode ser citada, é a Time Square em Nova York. Lugar cheio de Out Of Home Digital.

Quais vantagens a OOH-Digital oferece?  

Ao longo de sua existência, o Out Of Home Digital aumentou sua popularidade e consequentemente seus resultados. Isso foi acontecendo à medida que as pessoas passavam mais tempo nas ruas das cidades, a caminho do trabalho ou mesmo por lazer. 

Mas, quais as vantagens oferecidas por esse tipo de divulgação?  

Vale investir em OOH-Digital  

Vamos começar pelo que mais interessa. Em geral, o custo-benefício da mídia OOH-Digital é relativamente vantajoso, mesmo para pequenas empresas. Segundo a pesquisa Global Digital Out of Home Market, até 2022, esse mercado deve ultrapassar os 5 bilhões de dólares.  

Além disso, com o brasileiro passando mais tempo fora de casa, a possibilidade de alcançar o público no lugar onde ele está, faz o OOH Digital ganhar cada vez mais relevância nas estratégias das marcas.

Isso faz com que ambientes com alto fluxo de pessoas sejam usados com esse intuito.  

E ainda o retorno para cada dólar investido em mídia Out of Home, gira em torno de US$ 5,97 em receita. Vale considerar também que desse modo, a sua marca alcança diversas pessoas.

O que nos leva a próxima vantagem:  

Oferece ampla visibilidade   

Hoje em dia, é muito difícil andar nos grandes centros sem encontrar pelo menos uma peça de OOH-Digital. Elas simplesmente estão em diversos lugares, e já fazem parte do nosso cotidiano.  

O vai e vem de pessoas tem se tornado cada dia mais intenso nos centros urbanos. Por isso, todos os esforços da mídia OOH estão voltados para atingir esse consumidor em movimento.  

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Contudo, milhões de pessoas podem circular pelos mesmos lugares todos os dias e, por mais que elas estejam distraídas com suas necessidades e compromissos, é indiscutível que muitas delas vão ser impactadas pelas mensagens que encontram em seus caminhos.  

Alcance e impacto 

Se o seu foco é um grande público, usar a mídia OOH pode proporcionar um alcance ainda maior para a sua marca reforçando as mensagens que distribui.

Pode ser mais vantajoso esse tipo de anuncio do que veicular sua marca em canais comucacionais como televisão, jornais ou mesmo pela internet.  

Além disso, a mídia out of home digital tem excelente potencial de impacto. Isso porque ela apela para um dos nossos sentidos mais aguçados: a visão.  

Eficiente para divulgação em massa ou segmentada  

De fato, podemos observar que as características gerais e particularidades das pessoas que transitam pelas ruas podem variar significativamente.

Mas, é possível diferenciar certos grupos ao considerar diferentes variáveis, como o horário, dia da semana, destino e, principalmente, a localização.  

Com isso, a mídia OOH digital se mostra uma estratégia eficiente. Isso tanto para empresas com um público diverso, que precisa atingir inúmeras pessoas, quanto para organizações que trabalham com nichos específicos.  

Não por acaso, ainda que a mensagem tenha uma grande exposição, ela pode ser desenvolvida para chamar a atenção apenas de um determinado grupo.

Isso é possível, por exemplo, segmentando o público em três momentos diferentes do dia: a chegada ao trabalho, almoço e volta pra casa. 

Interação 

Hoje em dia, uma das melhores estratégias dos anunciantes para ganhar o público é além da exibição, a interação por meio de ooh digital.

Caso as pessoas permitam, eles recebem notificações de displays eletrônicos e de outras peças.  

No entanto existem diversas outras formas de interação. Os beacons, por exemplo, são dispositivos que emitem sinais por meio de tecnologia.

Também estão sendo amplamente utilizados para OOH digital. Está sem ideias para uma ação? Que tal usar ligações? 

Sua empresa já pensou em alguma ação envolvendo ligações? 

Em suma não são necessárias ideias mirabolantes para conquistar clientes. Ações com ligações para OOH digital são eficientes, marcantes e causam impacto.

E quando o assunto é ligação atualmente o VoIP é a melhor opção. Essa tecnologia, aos poucos está substituindo as linhas analógicas.

Ela usa internet e isso faz com que as ligações fiquem mais em conta e com boa qualidade. 

Como ter bons resultados com mídia OOH Digital? 

Para ter bons resultados nesse tipo de campanha é importante começar com o seguinte questionamento: 

Qual o objetivo da campanha? 

Comece se questionando da seguinte forma: qual resultado a empresa pretende obter com essa peça publicitária? Que tipo de envolvimento e impacto ela vai produzir no público-alvo? Além disso é preciso estar consciente da possibilidade de fazer com que haja crescimento de vendas diretas e visitas às lojas físicas ou virtuais. E estar pronto para isso. Lembre-se que este tipo de publicidade alcança muitas pessoas. Portanto, para não perder clientes, definir objetivos é primordial. 

Segmente seu público 

Entenda e segmente seu público-alvo. Existem diversas formas de fazer isso. Comece fazendo uma pesquisa de público e conhecendo bem o produto/serviço a ser divulgado. Isso permite que se direcione não apenas o produto, mas, no caso da mídia ooh digital, os pontos de relevância. 

Relevância 

Para que sua campanha de ooh digital se torne relevante é importante procurar divulgar o produto ou serviço nos pontos digitais que o público-alvo está. E mais que isso, da forma como eles interagem com o local. E para que isso aconteça é essencial ter um conteúdo atrativo. O que nos leva ao próximo tópico. 

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Busque por conteúdo atrativo 

Vivemos na era digital, onde há muita informação, que é constantemente exibida em diversos meios. Assim, toda mídia compete por atenção. Por isso, é preciso criar conteúdo que atraia a atenção do consumidor. Faça isso utilizando técnicas bem conhecidas do marketing, desde o uso das cores certas, frases de efeito, entretenimento.  

Seja criativo. O importante é que, sendo exibido, o conteúdo chame a atenção. Sua mensagem tem que ser rápida e atrativa, podendo apresentar também gatilhos como links, QR Codes, telefone ou site para que possam acessar na hora ou mesmo depois. 

Além disso, associar o seu negócio a campanhas de ooh digital ajuda a construir uma imagem de inovação, pois mostra que a empresa está conectada a novas tecnologias. 

Seja preciso

Quanto mais preciso o conteúdo for, ou seja, dizer a que veio e no tempo certo, maior a chance de ele atingir seu objetivo. Portanto, é importante tomar muito cuidado com como é feita a exibição. A mídia ooh digital tem isso como uma das suas grandes vantagens, pois é possível programar suas exibições de acordo com as necessidades individuais. 

Alguns exemplos desse timing são quando o semáforo fecha, quando o metrô estiver chegando ou assim que o elevador fechar as portas. É o tipo de campanha que permite usar o tempo certo do consumidor. 

Use da interatividade

A mídia ooh digital trabalha bem com a interação tecnológica, conectando-se à internet, em plataformas mobile e fazendo com que o público-alvo interaja com o conteúdo após o momento inicial. Isso permite criar engajamento e fidelização com o produto. Portanto, um bom projeto de mídia ooh digital deve objetivar conseguir a melhor interação com o público. 

Vale o custo? 

Para você que acha que esse tipo de campanha é inacessível, você pode estar enganado. Com o desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias, os custos para realização de mídia OOH digital estão caindo. Em geral, o custo-benefício é relativamente vantajoso. E ainda o retorno para cada dólar investido gira em torno de US$ 5,97 em receita. Vale considerar também que desse modo, a sua marca alcança diversas pessoas. Porém não tenha pressa. É bem comum que o retorno sobre o investimento apareça a partir de um período entre 12 e 18 meses. 

Prepare-se para o atendimento 

Se o seu objetivo é gerar mais vendas, sua equipe precisa estar preparada para atender este cliente que vai procurar a empresa para comprar seus produtos ou adquirir seu serviço. 

Não há como desassociar uma coisa da outra, de maneira que sua estratégia de campanha precisa envolver a participação de diversos setores da empresa. No caso dela ser exclusivamente virtual, melhorar a experiência do seu site para o usuário é uma das primeiras tarefas a serem executadas. 

Não se pode pensar que este tipo de campanha deve ser feita de maneira isolada, mas sim como parte de uma publicidade constante, para que se garanta a continuidade e o fortalecimento da marca. 

Conclusão

Depois de ler este artigo espero que tenha ficado claro o que é o ooh digital e o impacto que essas ações estão causando ultimamente. Agora a dica é usar da criatividade para que sua propaganda seja absorvida pelo público que você deseja alcançar. Agora é colocar a mão na massa.

Para finalizar, uma dica bônus: para atrair público para seu negócio também no mundo virtual, vale a pena ler sobre as diferenças de Inbound e outbound marketing.

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