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Quais os benefícios do VoIP para o e-commerce?

A internet mudou para sempre a forma como nos comunicamos. Se pessoalmente ela trouxe mais facilidade e proximidade para contatar amigos e parentes, profissionalmente ela revolucionou custos, processos e estratégias de negócio.

Dentre essas novas ferramentas, a voz por IP é a que mais causa impacto positivo em empresas, principalmente aquelas que focam no ambiente virtual para terem sucesso. Para que você entenda melhor sobre essa importância, vamos explicar o que é essa tecnologia, quais os maiores benefícios do VoIP para o e-commerce e como escolher um bom fornecedor. Vamos lá?

O que é VoIP?

A sigla VoIP significa Voice over Internet Protocol, ou “voz sobre IP“. É uma tecnologia que converte o som capturado na ligação em dados digitais e transmite pela internet para o outro lado da conversa. Hoje, o VoIP já é muito presente em nossas rotinas. É o que utilizamos, por exemplo, para conversar por Skype ou mensageiros como o WhatsApp.

Mas a tecnologia surgiu primeiramente para empresas na década de 1990, mesmo que tenha demorado a se consolidar. O VoIP ainda aguardava que a infraestrutura de internet alcançasse velocidades e coberturas maiores para possibilitar o serviço.

Essa, inclusive, é a principal diferença entre o VoIP que usamos nos aplicativos e o corporativo: no segundo, ele é tratado como fornecimento de serviço (as a service), em que empresas oferecem estrutura de internet, links dedicados, números customizados e até plataformas para utilização e acompanhamento do uso da tecnologia.

É possível utilizar ferramentas grátis para uma estratégia satisfatória de VoIP, mas contar com esse tipo de assinatura dá um novo poder de comunicação para sua empresa, sem se preocupar com oscilações na qualidade de chamada, indisponibilidade ou falha de cobertura que impeçam seu contato com colaboradores e clientes.

Quais são os 6 principais benefícios do VoIP para o e-commerce?

Mas o que exatamente uma solução de VoIP traz para o negócio que você pode não conseguir fazendo por conta própria? Vamos listar as 6 vantagens de ir atrás do serviço para e-commerce!

1. Economia de custos

O primeiro item dessa lista é talvez o mais buscado por quem faz a gestão de custos ou empreende e depende muito da comunicação em seus negócios. Comparado aos planos de telefonia tradicionais, o VoIP traz uma economia enorme por não cobrar por chamada realizada ou tempo.

Nesse modelo, você assina pela estrutura de dados, plataforma e ferramenta de comunicação. É um custo menor e escalável, já que você pode aumentar consideravelmente o número e a duração de ligações sem pagar mais por isso.

2. Mobilidade e flexibilidade de ramais

A telefonia tradicional também tem suas limitações quanto à disponibilidade de ramais e a localização da linha. Um e-commerce não pode ficar preso apenas ao seu escritório e novas dinâmicas de gestão de negócios não permitem que colaboradores fiquem o tempo todo em um único lugar.

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Bons serviços de VoIP permitem a configuração simples de ramais e conectá-los a qualquer ponto do mundo, desde que o dispositivo tenha acesso à internet.

3. Campanhas de divulgação e força de vendas

Se essa flexibilidade da comunicação permite uma colaboração mais moderna internamente, ela também ajuda muito no contato com o cliente. O VoIP pode ser introduzido em campanhas de vendas e marketing, com uma força atuando diretamente na prospecção de público. Tudo isso em um volume muito maior do que na telefonia tradicional e mais agilidade no processo.

4. Relacionamento com o cliente

Muitos clientes ainda preferem a segurança de uma conexão telefônica direta com o e-commerce, mesmo que toda a transação seja virtual. Oferecer mais um canal de atendimento é uma vantagem competitiva para sua loja virtual. O VoIP é uma grande ferramenta para estratégias omnichannel.

5. Segurança

Os bons provedores de VoIP oferecem criptografia na comunicação, gravação e armazenamento automático das ligações realizadas e recebidas. Com isso, a empresa garante a confidencialidade dos dados de clientes e pode identificar rapidamente se houver qualquer tentativa de invasão ou comprometimento no sistema.

6. Comunicação estratégica

Talvez mais importante até que os custos, existe uma característica possibilitada pelo VoIP que o coloca muito à frente da telefonia tradicional. Estamos falando de inteligência de negócio. Além da infraestrutura em si, um bom provedor fornece ferramentas de controle integrado, capaz de centralizar o fluxo de comunicação e monitorar sua utilização.

Gestores nesse cenário têm acesso à quantidade de ligações, tempo por chamada e podem acompanhar a metodologia de atendimento de perto. É uma grande oportunidade para criar indicadores de performance associados à comunicação e relacionamento com o cliente.

Por exemplo: analisar o tempo da força de vendas ao telefone e comparar o resultado com a quantidade de clientes convertidos por esse canal pode dar insights importantes sobre o que é preciso fazer para otimizar a prospecção de novos leads.

E como o VoIP usa os mesmos conceitos de comunicação na internet, esses indicadores podem ser associados a outros canais de captação, como marketing de conteúdo e e-mail marketing, para uma campanha integrada de atração que dê mais visibilidade para seu negócio.

Como encontrar a empresa de VoIP ideal para seu negócio?

Ao longo da lista que fizemos, você deve ter percebido uma condicionante frequente: o potencial máximo dessas vantagens depende da escolha de um bom serviço de VoIP. Portanto, o momento da contratação é fundamental para garantir o sucesso de sua estratégia. Veja alguns pontos que você deve levar em conta para começar sua pesquisa:

  • busque um plano de assinatura que atenda a sua demanda — de ligações, armazenamento de dados e monitoramento de indicadores;
  • pesquise sobre a cobertura desse contrato e a flexibilidade de adequação do plano em tempo real de acordo com suas necessidades;
  • pesquise a reputação da empresa no mercado e, se possível, entre em contato com clientes que utilizam o serviço que você está considerando;
  • preste atenção na preocupação do provedor com um relacionamento a longo prazo — consultoria, ajuda na implementação de um serviço otimizado e, principalmente, oferta de um suporte de qualidade.
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Conhecendo os benefícios do VoIP para o e-commerce e levando essas características em conta na hora de contratar o serviço, sua empresa tem tudo para transformar comunicação em vantagem competitiva com inteligência e economia.

Esse artigo sobre os benefícios do VoIP para o e-commerce foi produzido por Raphael Pires, editor do blog Agências da Rock Content

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