Blog

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017? Só para ilustrar, trata-se de uma das principais agências de crédito dos Estados Unidos, responsável pela coleta e armazenamento de informações de crédito de milhões de consumidores. Os hackers encontraram uma vulnerabilidade no software utilizado pela empresa durante esse ataque, resultando no vazamento de dados de cerca de 143 milhões de consumidores. Se a Equifax tivesse utilizado a tecnologia de senha única, OTP, poderia ter evitado o impacto causado por esse episódio.

O que é OTP?

One Time Password, significado da sigla OTP, designa uma senha descartável utilizada apenas uma vez. O OTP oferece maior segurança, ao contrário das senhas tradicionais. A presença dessa verificação em cada sessão aumenta a segurança; assim, mesmo que alguém a roube ou a intercepte, a senha não será útil para os próximos acessos.

Sendo geralmente formado por uma sequência aleatória de números e letras, os OTPs possuem um tempo de validade limitado e, uma vez usado ou com a finalização do tempo, ele se torna inutilizável o que garante a proteção de dados e informações pessoais.

Vantagens da OTP para a proteção do seu aplicativo

Ao implementar o One Time Password em seu aplicativo é possível obter diversos benefícios que servirão para a segurança dos usuários e de dados. Alguns deles são:

1. Proteção contra ataques de força bruta

Ataques de força bruta são comuns nas tentativas de adivinhar senhas, eles acontecem quando alguém tenta acessar contas usando diversas combinações de usuários e senhas. Com a autenticação de OTP, por exemplo, mesmo que um invasor consiga acesso à senha descartável, ele não poderá utilizá-la. Isso ajuda a dificultar o acesso não autorizado às contas.

2. Segurança extra para a autenticação de dois fatores – 2FA

2FA, autenticação de dois fatores, é a combinação da senha convencional com um outro fator que reforça a segurança do usuário, é ideal para aumentar a proteção nos apps, se valendo da combinação tradicional junto a outro termo que pode ser o One Time Password. Isso faz com que a combinação entre a autenticação OTP e a 2FA se torne muito recomendada na hora de proteger o seu app.

3. Prevenção contra roubo de identidade

Por ser uma questão que pode causar danos aos usuários e empresas, a autenticação de OTP torna o roubo de identidade uma tarefa mais complexa. Ou seja, fica mais difícil para um invasor se passar por um usuário legítimo, uma vez que a senha de uso único não pode ser utilizada novamente. Isso reduz o risco de ataques de phishing, que são as famosas tentativas de roubar informações através de mensagens ou e-mails e que são muito comuns hoje em dia.

4. Facilidade ao implementar

Implementar a autenticação de One Time Password é simples, e existem diversas opções disponíveis, como SMS, e-mail, WhatsApp e ligações telefônicas. Você pode decidir qual o melhor método para o seu aplicativo e para os usuários.

Formas de autenticação do OTP

São várias formas de autenticar sua senha descartável, cada uma apresentando características e métodos ideais para o seu aplicativo. Algumas das mais utilizadas são:

1. SMS

A autenticação através do SMS consiste no envio de um OTP para o número de telefone do usuário através de uma mensagem de texto. Esse método é muito utilizado, fazendo com que seja conveniente para a maioria dos usuários.

2. E-mail

Consiste em enviar ao endereço de e-mail cadastrando o código que o usuário utilizará em seu aplicativo. Grande parte dos usuários optam pela autenticação por e-mail, por ser uma opção viável e bastante utilizada, embora seja crucial a verificação da segurança do e-mail para evitar riscos de comprometimento da autenticação de OTP.

3. WhatsApp

O WhatsApp também pode ser utilizado como meio de envio da autenticação OTP, ao ser verificado dessa forma, o código é enviado através de uma mensagem no aplicativo para o número de usuário cadastrado. Para aqueles que usam o WhatsApp regularmente, esse método pode ser muito prático.

4. Ligação telefônica

A autenticação feita por ligação telefônica se trata do envio de um OTP através de uma chamada de voz automatizada. Assim que recebe a ligação, um código é reproduzido, possibilitando que o usuário o insira no aplicativo para que seja feita a autenticação.

É importante ter em mente a necessidade de avaliar as opções de autenticação do OTP, já que é preciso escolher a que se adapta melhor ao perfil do seu aplicativo e ao de seus usuários.

Diferença entre OTP e 2FA

Mesmo que ambos tratem de conceitos relacionados à segurança, a autenticação de One Time Password e a autenticação de dois fatores – 2FA, não são a mesma coisa. A autenticação de OTP compreende a geração de uma senha descartável para uso único, enquanto a 2FA combina a autenticação tradicional – senha e nome de usuário – com um outro fator.

A 2FA é recomendada para aumentar a segurança dos aplicativos, em contra partida a autenticação de OTP é uma opção indicada para o segundo fator. Logo, é possível combinar a OTP com a autenticação 2FA, criando uma camada maior de segurança.

Conclusão

Sabemos que com um mundo cada vez mais conectado e com informações à disposição de todos – de maneira acessível e rápida – as soluções de segurança inteligente são cada vez mais exigidas. Por isso, a autenticação OTP se torna uma ferramenta poderosa para a segurança de apps, além de ser a maneira mais indicada para a proteção de seus dados. Dessa forma, fica mais difícil acontecer uma invasão ou vazamento de informações privadas.

Aqui na Nvoip, levamos muito a sério a segurança de seus dados, por isso contamos com o One Time Password, para que você possa gerenciar seu negócio sem preocupações. Se você quer saber mais sobre como a Nvoip utiliza as formas de autenticação OTP para proteger sua empresa, dê uma olhada na nossa página de API!

Jullya Fagundes

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

3 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

3 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

4 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

4 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

5 meses ago

Widget Fale conosco

Facilite a comunicação entre você e os visitantes do seu site, por meio de solicitação…

7 meses ago