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O que é ouvidoria interna e como ela ajuda na produtividade
Livia Amorim

Livia Amorim

Ouvidoria interna: 4 consequências positivas

Ouvidoria interna: 4 consequências positivas
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Atualmente, ouvir as demandas dos parceiros e interessados no negócio deixou de ser uma desvantagem e passou a ser uma vantagem competitiva. Por isso, uma ouvidoria interna pode ser a estratégia de comunicação e mediação necessária para o que cada stakeholder investiu na organização se transforme em retorno pela sua contribuição.

Empresas que são capazes de transformar reclamações e sugestões em mudanças e inovação gerando novas oportunidades para investir diretamente em quem está interessado por suas soluções, vêm sendo destaque. Uma das maneiras de melhorar a comunicação interna e transformar discurso em prática, é através de uma ouvidoria interna.

O que é uma ouvidoria?

Ouvidoria é um canal de comunicação mediador que busca soluções de maneira especializada e imparcial. De acordo com a Universidade Estadual de Londrina, uma ouvidoria “é um órgão de apoio estratégico e especializado, além de eficaz mediadora na busca de soluções de conflitos e eficiente agente promotor de mudanças.”

A ouvidoria tem por objetivo defender os direitos tanto individuais como coletivos de uma determinada comunidade. No caso de empresas, dos colaboradores. As demandas dos colaboradores são levadas aos seus superiores. Assim, é possível contribuir para uma boa governança corporativa.

Assim, em uma ouvidoria interna, o ouvidor defende os direitos dos colaboradores, levando suas demandas ao setor específico para qual a demanda ocorre de forma a buscar soluções e prezando pelo sigilo dos usuários e envolvidos. A toda reclamação ou denúncia pode e deve ser levada à ouvidoria interna por qualquer colaborador integrante da corporação. Assim, é garantido um direito de resposta da segunda parte no menor tempo possível.

Portanto, como é retratado nesse artigo de Antunes “a ouvidoria é uma ferramenta de consolidação da democracia ao viabilizar a participação do cidadão nas organizações e mediar a solução de conflitos.”

Ouvidoria interna

A comunicação é imprescindível em qualquer ambiente de trabalho. A ouvidoria interna é uma importante ferramenta de suporte ao RH e evita diversos conflitos. Ouvir o que os colaboradores têm a dizer pode ser crucial para colocar em prática uma nova forma de empreender. As organizações contemporâneas são complexas e o capital intelectual é o verdadeiro diferencial de uma organização. Portanto, compreender as dores dos colaboradores através de uma ouvidoria garante que a comunicação interna amadureça e as relações seja aprimoradas, garantindo um ambiente propício ao trabalho e ao desenvolvimento intelectual.

Os desafios no momento da implantação

É possível que alguns empecilhos e dificuldades sejam encontrados ao longo do caminho da implementação dessa ferramenta tão valiosa. Ela tem o poder de mudar a cultura de uma empresa, mas é preciso que os colaboradores estejam de acordo e abertos a tal mudança. Conquistar a aceitação e o apoio de todos é essencial a obtenção de sucesso. No entanto, nem todos conhecem a importância de tal estratégia e todos os seus benefícios. Por isso, é necessário haver uma divulgação interna através de estratégias de marketing interno e endomarketing. É preciso estudar a ideia de um projeto ou campanha interna para intensificar a disseminação das vantagens e dos objetivos a serem alcançados através da implementação de uma ouvidoria interna.

Mas afinal, quais são as vantagens que uma ouvidoria interna pode trazer? É preciso que você entenda melhor para poder passar essas informações aos colaboradores. Então vamos lá!

Maiores vantagens

A ouvidoria interna deve ser procurada não só para denúncias e reclamações, mas também para questionamentos e esclarecimento de dúvidas. Portanto, é preciso sempre incentivar os colaboradores e exaltar a sua importância, além de mostrar a confiabilidade dos ouvidores que trabalham para conciliar conflitos e melhorar relacionamentos.
Somente assim, será possível que todas as vantagens sejam alcançadas. Dito isso, vamos à elas.

1. Integração

Esse é o principal papel da ouvidoria interna. Ao melhorar a comunicação e aprimorar as relações, conquista-se maior integração entre os membros da equipe. Através da mesma, informações obtidas de reclamações e sugestões se tornam importantes dados para mudança e melhoria no rendimento dos trabalhadores.

2. Assertividade

O ouvidor pode e deve alertar os gestores sobre o ambiente interno, a fim de contribuir para com a organização, bem-estar e transparência sempre em aprimoramento. Assim, é possível traçar estratégias mais assertivas como consequência do feedback coletado.

3. Credibilidade

O colaborador sente-se mais valorizado. Afinal a organização mostra que se importa com o seu bem-estar e felicidade. Assim, é possível conquistar credibilidade, confiança e aceitação por parte de todo o time.

4. Aumento de produtividade

Como consequência de uma melhor administração personalizada e estratégias assertivas conquistadas com o feedback coletado pelos ouvidores, há o aumento da produtividade. Os funcionários sentem-se valorizados e parte integrante e fundamental de todo o negócio. Além disso, com um relacionamento e clima organizacional saudáveis, há espaço para o aprimoramento pessoal e profissional. Profissionais confiantes são mais produtivos.

Mas atenção, os assuntos tratados na ouvidoria devem ser aqueles os quais não podem ser tratados de outra forma. É preciso inspirar confiança nos colaboradores para que sintam liberdade em conversar com seus gestores, coordenadores ou com psicólogos e a equipe de RH. Caso contrário, a ouvidoria pode ficar sobrecarregada e não ter tempo de exercer seu papel em momentos nos quais sua atuação é fundamental.

Neste artigo, você conheceu os papeis de uma ouvidoria interna e suas vantagens para qualquer organização da atualidade. Uma ouvidoria interna pode, com certeza, contribuir para a retenção de um time de sucesso e possibilitar um ambiente motivador para o desenvolvimento profissional seguro.