Saiba qual é o PABX certo para a sua empresa
O PABX surgiu, anos atrás, para revolucionar a comunicação telefônica das empresas. Oferecendo recursos imprescindíveis para o bom andamento das equipes de atendimento, o PABX evoluiu à medida que surgiram novas tecnologias para o mercado. Foi preciso melhorar muito para atender a demanda de maneira satisfatória e cumprir com o seu papel de facilitador. Saiba qual o PABX certo para a sua empresa no texto de hoje.
Sendo assim, para não perder o caráter de ser um sistema que além de realizar a comunicação interna e externa de forma inteligente, também gere segurança e reduza custos, o PABX precisou se transformar de acordo com as tendências tecnológicas.
A sua empresa usa PABX? Mas é o sistema ideal para lhe oferecer as vantagens que seu negócio precisa?
Então, se você precisa saber se está investindo corretamente em comunicação empresarial, deu sorte!! Porque é exatamente sobre isso que nós vamos falar hoje.
Preparado? Então se ajeite aí na cadeira e boa leitura!
índice
Saiba o que é o PABX
PABX é um termo inglês que significa “Private Automatic Branch Exchange”. Em português é algo como “troca automática de ramais privados”.
Nesse sentido, o PABX é um dispositivo que foi desenvolvido para distribuir linhas telefônicas para diversos ramais e sua finalidade é ligar diferentes telefones a uma linha externa.
Ou seja, o PABX funciona como uma central telefônica que gerencia a comunicação entre ramais. A possibilidade de ter ramais em sua empresa elimina a demanda de ter inúmeras linhas telefônicas, uma para cada setor, por exemplo, o que diminui consideravelmente seus custos.
Mais que gerenciar suas chamadas, de acordo com o PABX que você escolher para o seu negócio, ainda existem inúmeros recursos e funcionalidades nesse tipo de sistema.
E são eles que otimizam a comunicação da sua empresa, dando mais agilidade aos atendimentos e elevando a produtividade de sua equipe.
Então, sem mais delongas, vamos falar sobre os tipos de PABX disponíveis no mercado.
1. PABX analógico
Um dos primeiros sistemas de telefonia empresarial, o PABX analógico foi desenvolvido para utilizar as linhas telefônicas convencionais.
Sendo assim, para funcionar ele conta com o auxílio de empresas de telefonia fixa e não possui recursos avançados. Nessa versão, sua empresa pode se beneficiar de algumas vantagens como:
- chamada em espera;
- inclusão de senhas para os ramais;
- bloqueio de ligações a cobrar;
- realizar ligações entre ramais;
- receber chamadas externas;
- identificador de chamadas.
Mas fique atento, Se você possui uma empresa que precisa de uma comunicação mais elaborada, tanto interna quanto externa, essa não é (nem de longe) sua melhor opção. Além de poucos recursos, a manutenção do PABX analógico é mais cara, assim como as taxas da telefonia convencional.
2. PABX digital
Esse é um sistema mais avançado que o PABX analógico.
Nesse sentido, ele conta com a utilização de linhas telefônicas digitais, um serviço oferecido apenas por grandes empresas de telefonia. O PABX digital possui todos os recursos do analógico, como vimos, e apresenta outras funcionalidades.
- a eliminação de ruídos;
- o controle do volume da escuta;
- discagens diretas para ramais (DDR);
- interconexão entre centrais telefônicas por intermédio de entroncamento digital;
- conexão entre linhas fixas.
Embora seja uma evolução do sistema analógico, o PABX digital também não tem sido a preferência de empresas que visam cortar custos e ter mais qualidade. A manutenção desse sistema precisa ser constante e ter mão de obra qualificada. O que sabemos que deixa tudo mais caro.
3. PABX híbrido
Com o avanço das tecnologias digitais e virtuais, surge a telefonia VoIP. O Voice over Internet Protocol ou voz sobre IP, é uma telefonia que funciona por meios virtuais. Ele transforma a voz analógica em dados digitais que são transmitidos através da internet.
Quando o VoIP desponta no mercado, surge também o PABX híbrido, capaz de utilizar tanto linhas digitais como VoIP. Um sistema mais funcional criado para intermediar o processo de transição entre as telefonias.
Possui todas as funcionalidades vistas até agora, dos outros PABX, além de ser capaz de indicar qual é a rota mais barata para as chamadas, a cada ligação, alternando entre telefonia digital e virtual.
Dentre as vantagens do PABX híbrido está o fato de que grande parte do mercado de telefonia, no Brasil, ainda funciona com tecnologia analógica e, assim, os híbridos auxiliam nessa transição. Mas, assim como os outros, por utilizar a telefonia convencional, os custos com manutenção são altos.
4. PABX IP
Esse PABX funciona somente com linhas de operadoras VoIP. Por se tratar de uma tecnologia que utiliza a internet para operar, a telefonia VoIP entrega tarifas mais baixas, tanto para chamadas de longa distância quanto para chamadas locais. Mas é necessário fazer um investimento para a aquisição do hardware.
Possui custo relativamente alto e também necessita de uma internet estável, preferencialmente dedicada, para manter os ramais externos. Além disso, ele pode ser alocado dentro da empresa em um servidor.
Mas sua rede é integrada em uma única interface, o que torna sua instalação e utilização mais simples e rápida. Além dos recursos dos PABX analógico e digital, o PABX IP também oferece:
- possibilidade de customização — a estrutura se molda conforme a demanda da empresa;
- capacidade ilimitada de ramais;
- facilidade para realizar a configuração do sistema;
- possibilidade de conexão com computadores e com outros sistemas PABX, ou seja, ligações gratuitas entre ramais e sistemas;
- Fila de chamadas;
- Gravação de chamadas.
5. PABX cloud
O PABX Cloud tem as mesmas funcionalidades que o PABX IP, mas possui algumas diferenças vantajosas em relação a ele. Como o fato de ser alocado em servidores em nuvens e ter um baixo custo inicial de investimento, já que não é preciso adquirir o hardware.
E assim, esse sistema é o de maior destaque atualmente entre os PABX. Além das vantagens de todos os PABX que citamos, o PABX cloud ainda oferece:
- automação do atendimento, a URA, com menus interativos e mensagens automáticas que melhoram a experiência dos clientes;
- personalização dos atendimentos de acordo com o horário de funcionamento da empresa;
- gravação de todas as conversas que são recebidas ou realizadas na empresa e para a empresa;
- monitoramento da qualidade do atendimento ao cliente e geração de relatórios de conversões;
- chamadas em espera que encaminham os clientes para filas de atendimento, informando-os o tempo de espera;
- desvio de chamadas (conhecido como siga-me) que ao ser acionado redireciona as ligações para os colaboradores em seus celulares ou em outro telefone, sempre que for necessário;
- teleconferências que permitem reuniões de qualquer telefone.
Vale lembrar que o PABX cloud não depende totalmente da internet para atender o cliente. Assim, se por algum motivo, a internet da empresa ficar indisponível, ele pode direcionar as chamadas para um celular.
Considerações
Agora você já conhece todos os tipos de PABX e sabe qual é o melhor para a sua empresa. Invista corretamente e aproveite todas as vantagens desse sistema.
E se quer ter uma telefonia VoIP com tarifas baixas e com ligações de alta qualidade, entre em contato hoje mesmo com um dos consultores da Nvoip e tenha em sua empresa a melhor telefonia virtual do país.
Além disso, caso queria se familiarizar com a tecnologia VoIP, nós te damos R$5,00 para testar os nossos serviços. Você só precisa se cadastrar no nosso painel.