Nvoip - Plataforma de Telefonia VoIP
  • English
Utilizando Pabx Cloud para comunicação digital
Leandro Campos

Leandro Campos

Pabx Cloud: conheça a escalabilidade em nuvem da comunicação digital

Pabx Cloud: conheça a escalabilidade em nuvem da comunicação digital
5 (100%) 9 votos

Se você está procurando uma solução de telefonia para a sua empresa, certamente foi confrontado com duas opções. Uma delas é o PABX local, que é o mais tradicional. A outra, o PABX Cloud, uma inovação na comunicação corporativa.

Este conteúdo foi feito para você que deseja conhecer melhor sobre o PABX Cloud, as suas vantagens e por que a escalabilidade em nuvem da sua comunicação digital vai fazer tanta diferença no dia a dia das suas operações.

Quais são as diferenças entre PABX local x PABX Cloud?

Por mais que você pesquise por preços, fornecedores e formas de aquisição, é importante conhecer bem a funcionalidade de cada um. Assim, fica mais fácil entender e fazer a escolha certa. Vamos lá? A gente deixou tudo mais simples para você.

PABX Local

Para ficar mais claro, o PABX local, ou “on-premise”, é instalado fisicamente em sua empresa. Ou seja, um equipamento é instalado no seu servidor ou máquina virtual e conectado aos terminais (telefones, softphones ou gateways, por exemplo), por meio da rede local. A partir dessa conexão, podemos fazer as configurações no equipamento conforme suas necessidades.

Com o PABX local, sua comunicação por voz geralmente vai ser transmitida através dos cabos da telefonia (fios de cobre)o que diminui a sobrecarga à internet.

Vantagens

  • Acesso físico direto à máquina;
  • uso de troncos de telefonia convencional;
  • menor dependência da internet;
  • sem mensalidades.

Desvantagens

  • custos de implantação e aquisição são altos;
  • mais tempo de manutenção e atualização do sistema;
  • necessário ter mais cautela para escolher o melhor provedor de internet e o melhor equipamento de firewall;
  • maior custo de manutenção e alterações cotidianas (adicionar ramais, configurar URA, horário de atendimento, etc.);
  • alto custo com link dedicado e segurança do sistema para uso de ramais externos;
  • baixa escalabilidade.

PABX Cloud ou PABX na nuvem

Essa opção de telecomunicações é mais completa, por ser ainda mais moderna do que a opção on-premise. Com o PABX Cloud, você digitaliza a sua comunicação. Por esse meio, o seu software fica hospedado na nuvem (acesso via internet), fora da empresa, em um data center ou provedor contratado para garantir a segurança do sistema e manutenções que se fizerem necessárias.

A forma de ele se comunicar com os telefones da sua empresa e seus clientes é via internet. Em outras palavras, toda a comunicação via telefone funciona como VoIP (Voice Over Internet Protocol ou, na tradução, voz por um protocolo de internet). Isso possibilita maior controle sobre as ligações, pois você acompanha os gastos em tempo real.

Logo, com equipamentos modernos de telefonia na nuvem, é possível se comunicar da maneira mais completa possível entre filiais, por exemplo.

Vantagens

  • pode fazer integração do PABX Cloud com aplicativos e sistemas de CRM ou ERP;
  • menor custo de implantação e manutenção;
  • O valor da mensalidade pode aumentar ou diminuir de acordo com a necessidade da sua empresa;
  • funcionários em home office ou que trabalham externamente poderão se conectar ao PABX com facilidade, na nuvem;
  • geralmente, faz parte de um pacote de serviços, com manutenções previstas nesse pacote;
  • tem escalabilidade;
  • você cancela a qualquer momento, sem multas.

Desvantagens

  • paga-se um valor mensal pelo serviço;
  • necessário uma internet estável para que funcione perfeitamente.

Por que ter um PABX Cloud na minha empresa?

Agora que você já sabe o que significa ter um PABX na nuvem, deve ter percebido que é a solução mais completa para sua empresa. O mais importante é entender por que você deveria escolher um PABX Cloud para o seu negócio.

Escalabilidade

Podemos citar esse como o principal motivo. A escalabilidade é a evolução tecnológica fazendo a diferença no cotidiano da sua empresa. Isso significa que o sistema é mais flexível às particularidades do seu negócio. Essa característica permite que o PABX comporte a sua demanda e esteja sempre pronto para suportar mais, caso seja preciso. Você consegue garantir a melhor qualidade de telefonia, com manutenções frequentes, sem que isso pese no orçamento.

Isso também quer dizer que é possível customizar o sistema conforme forem surgindo mais demandas, como aumentar as linhas telefônicas, relacionar a mais sistemas de gestão, enfim.

Com a escalabilidade, sua empresa tem mais vantagens como:

Custos reduzidos

Se você tem um PABX Cloud, não precisa fazer a aquisição de novos equipamentos para comportar mais telefones ou mais recursos, assim como não precisa estar responsável pela manutenção física dos equipamentos. Isso reduz muito os custos com a telecomunicação da sua empresa.

Colaboração entre equipes

Com o PABX em nuvem, é possível conectar-se com qualquer canto do mundo. Com isso, fica muito mais fácil realizar a comunicação e a colaboração entre as equipes. Assim como aos recursos da telefonia, toda a sua equipe terá acesso prático e fácil aos sistemas ERP e CRM da empresa.

Confiabilidade e segurança

Os sistemas em nuvem permitem mais confiabilidade na troca de informações. Com provedores extremamente protegidos, a invasão de hackers é considerada impossível. Logo, você pode confiar que haverá a gestão da segurança e da qualidade da prestação do serviço.

Melhorias no sistema

O seu PABX Cloud poderá passar por atualizações e melhorias de desempenho sem que você precise gastar a mais ou ter demanda para a equipe de TI da sua empresa. Isso porque elas são feitas online. Sempre que há oportunidade, o sistema vai se adaptando às tendências e implantando melhorias para melhor satisfazer às necessidades do seu negócio!

De forma geral, como já citamos, há inúmeras vantagens em se adaptar a um PABX Cloud para a sua empresa. Mas, se você ainda sente que precisa conhecer melhor sobre a tecnologia de que o seu negócio precisa para manter a excelência na comunicação, entre em contato com a gente!

Vamos poder te ajudar muito mais na digitalização da sua comunicação com soluções de negócio que vão proporcionar redução de custos e ainda mais segurança para a tomada de decisões importantes. E tudo isso é possível mantendo a excelência e garantindo que você alcance aquele patamar tão desejado por você e seus colaboradores!