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PABX: Qual o melhor para a sua empresa?

Imagine se você tivesse que contratar uma linha telefônica para cada colaborador da sua equipe? O financeiro e a estrutura da sua empresa estariam comprometidos, não é mesmo? E, pensando em suprir essas lacunas, surgiram sistemas facilitadores para a telefonia empresarial. A evolução tecnológica do PABX acompanhou as novas demandas de mercado, oferecendo soluções para diversos problemas de telefonia e comunicação. 

O momento de escolha do modelo de PABX é determinante para a adequação às necessidades de cada negócio. O sistema PABX será decisivo para a sua empresa se sobressair aos concorrentes nos critérios de atendimento, organização interna e profissionalismo.

Quer saber como esse sistema pode ser benéfico para a sua empresa e o modelo ideal para isso? Então, esse artigo foi feito para você! Continue a leitura.

O que é PABX? 

PABX é a sigla utilizada para abreviar o termo inglês Private Automatic Branch Exchange, que na tradução livre para o português corresponde a troca automática entre ramais privados. Basicamente, é um dispositivo desenvolvido para distribuir linhas telefônicas em vários ramais conectados com o objetivo de ligar diferentes telefones a uma única linha. 

Como funciona?

E ele funciona da seguinte maneira: um cliente liga para o número da sua empresa e, por meio do PABX, será encaminhado para um ramal; seja comercial, financeiro, suporte e etc. Ou seja, o PABX funciona como uma central telefônica responsável por gerenciar a comunicação entre os ramais. 

Com esse sistema a empresa não precisa ter inúmeras linhas telefônicas gerando, então, uma redução considerável nos custos com a telefonia. Além de contar com uma série de recursos e funções. Os ramais também aceleram o atendimento e impactam na produtividade dos colaboradores que, assim, terão mais tempo livre para outras atividades da empresa. 

Agora você já sabe o que é um PABX. Vamos conhecer os modelos possíveis de adotar para o seu empreendimento.

Quais os tipos de PABX?

Saiba agora quais os principais tipos de PABX e as suas características. Assim, você irá entender as vantagens e as limitações de cada modelo para definir qual o melhor para a sua empresa.

1. PABX Analógico

O PABX analógico foi projetado para receber linhas convencionais por intermédio de empresas de telefonia fixa. E por ser um sistema físico analógico, não conta com recursos tão avançados, ainda assim, entrega funções profissionais de telefonia. 

É importante ter em mente que este modelo exige suporte e manutenção preventiva especializada sendo necessário a visita presencial de um técnico qualificado. E, em casos de problemas no sistema, o serviço pode encarecer um pouco.

Entre as funcionalidades do PABX analógico estão:

  • controle de ligações (gestão das ligações internas e externas);
  • recurso de chamada em espera;
  • identificador de chamadas;
  • bloqueio de ligações a cobrar. 

Como vantagem de implementação, o PABX analógico é mais barato que o modelo digital – que veremos a seguir. O custo de investimento para implementação do sistema em empresas é um pouco menor.

2. PABX Digital

Com a evolução de uma série de recursos, surge o PABX digital. Esse modelo possibilita ligações com mais qualidade, conta com redução de ruídos e a capacidade de mudar o volume da escuta. 

Uma característica específica do sistema digital diz respeito ao funcionamento. O sistema funciona melhor com linhas digitais (disponibilizadas por algumas operadoras que trabalham com fibra óptica) ou com operadoras VoIP – tecnologia mais barata do que a telefonia convencional.

A Nvoip, por exemplo, oferece números virtuais e nacionais, com grande área de cobertura no país e no exterior. E ainda há a possibilidade de portabilidade de número.

Além de contar com as mesmas funções do sistema analógico, o PABX digital também dispõem de outros recursos vantajosos. São eles:

  • Discagem direta para ramais (DDR); 
  • entroncamento digital;
  • ligações simultâneas de um mesmo número;
  • facilidade de configuração do sistema;
  • possibilidade de integração a computadores e outros sistemas PABX.

Como descrito acima, as funcionalidades do PABX digital modernizaram o sistema. Então, o investimento inicial é mais alto comparado ao analógico. Porém, esse é um critério relativo, pois depende da realidade econômica de cada empresa.  

3. PABX Híbrido             

O PABX híbrido, como o próprio nome sugere, alia as vantagens do modelo analógico e do digital, automatizando o sistema para que realize a escolha da melhor rota para ser utilizada. Assim, essa pode ser uma boa opção para empresas que estão fazendo a transição entre os modelos de telefonia. Dessa forma, ele apresenta as boas condições de comunicação e funções dos dois modelos anteriores.

4. PABX IP  

O sistema PABX IP é bastante completo e oferece muitos recursos. Esse modelo funciona como um provedor, ou seja, integra com a rede de internet em uma única interface – dando mais facilidade e rapidez a instalação. 

Ele funciona somente por ligações de operadoras VoIP – a tecnologia de voz sobre IP é um recurso para realizar chamadas através da internet -, que conta com tarifas mais baixas para chamadas de longa distância. Sendo assim, neste sistema de PABX, os ramais são virtuais e permitem ligações gratuitas entre filiais conectadas. Essa é uma excelente alternativa para profissionalizar o atendimento de uma empresa, sobretudo pelos seus recursos e vantagens listados abaixo: 

  • Possibilidade de customização da rede; 
  • possibilidade de implementar uma URA (atendimento com gravações personalizadas e encaminhamento para ramais específicos);
  • ramais ilimitados;
  • facilidade de configuração do sistema;
  • gravação de chamadas;
  • reconhecimento de voz;
  • caixa postal;
  • possibilidade de conexão com computadores e com outros sistemas PABX.

A desvantagem do PABX IP é a dependência de um bom sinal de internet para assegurar o seu funcionamento pleno. No entanto, pela diversidade de recursos e funções possíveis, esse tipo de PABX é uma ótima opção para o meio empresarial.

5. PABX Cloud   

O PABX Cloud ou PABX Virtual, é muito similar ao PABX IP. A principal diferença entre eles é que no sistema Cloud as informações são armazenadas em nuvem, como o nome sugere. Já no PABX IP esses dados ficam armazenados em um hardware. 

Sendo assim, esse é um sistema que pode ser utilizado em computadores, smartphones e tablets conectados à internet; e em telefones convencionais. O PABX Cloud congrega todas as vantagens e funções dos PABX já citados, mas conta com os adicionais:

  • Possibilidade de ligação em ramais remotos, sem a internet dedicada para essa função;
  • integração facilitada com outros sistemas;
  • instalação VoIP facilitada;
  • implementação de recursos de forma mais barata. 

A principal vantagem é o seu custo-benefício. Pois dispõe de todos os recursos presentes nos outros tipos de PABX e a modernização da tecnologia, além de ter um investimento financeiro menor.

Então, qual o melhor?

A resposta para essa questão é: depende do que a sua empresa precisa. Você também precisa analisar qual o valor disponível para investimento que seu negócio possui. E, de acordo com essa informação, tentar adquirir a tecnologia que mais se encaixe com sua necessidade.

Mas, assim como dissemos, as vantagens de se investir no PABX virtual são muito maiores se comparadas às das outras versões. Então, pense em investir um pouco mais e contar com um sistema que só vai lhe trazer benefícios.

Agora que você já conhece os benefícios, as características e as desvantagens dos modelos de PABX, cabe pensar na realidade de infraestrutura, demanda de atendimento e aporte financeiro da sua empresa. Considerando esse fatores, com certeza irá selecionar o melhor modelo. 

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando os artigos do Blog da Nvoip.

Livia Nonato

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