PABX IP E PABX VIRTUAL
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Pabx Virtual ou Pabx IP?

Apesar dos avanços da internet, a telefonia ainda é muito útil para se comunicar rapidamente com clientes e fornecedores. Além de oferecer um contato mais direto e pessoal. Por isso é importante para qualquer negócio investir nesse setor. Mas você sabe o que é o Pabx Virtual e o Pabx IP? Eles são importantes funcionalidades da telefonia.

Quando vários funcionários e colaboradores precisam usar o telefone ao mesmo tempo, o que é feito? Nessa caso a solução indicada é a implantação de uma central telefônica. Ela elimina a demanda de ter inúmeras linhas fornecidas por empresas de telefonia e isso gera uma diminuição de custos.  

Imagine se você tivesse que contratar uma linha para cada colaborador? Com o PABX isso não é mais uma realidade. Mas existem modelos com funcionalidades diferentes. E aí fica a dúvida de qual o melhor. Por isso vamos mostrar qual é o mais vantajoso, entre Pabx IP ou Pabx Virtual e o porquê. 

Se interessou? Então siga a leitura.

O que é Pabx e como ele funciona

Se por um acaso você ainda não sabe o que é um pabx ou apenas quer relembrar seu conceito, então vamos a sua definição. PABX é a abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”. Em livre tradução para o português significa “troca automática de ramais privados”.  

Ainda assim está abstrato? Nos explicamos. Ele é um dispositivo que foi desenvolvido para distribuir linhas telefônicas para diversos ramais. Sua finalidade é ligar diferentes telefones a uma linha externa. Ou seja, é um dispositivo que permite a comunicação interna (entre ramais) e também torna a comunicação externa (comunicação por linhas telefônicas fixas) mais eficiente e fácil. O PABX é largamente utilizado em Call Centers. 

Quando a empresa vai crescendo, vários funcionários e colaboradores vão precisando usar o telefone ao mesmo tempo. Nessa situação é indicada a implantação de uma central telefônica. Porque ela elimina a demanda de ter inúmeras linhas fornecidas por empresas de telefonia e isso gera uma diminuição de custos.  

Além disso, uma central telefônica fornece gerenciamento telefônico com muitas funcionalidades e comunicação entre ramais. Implementar esses recursos sem um PABX seria bastante complexo. Isso porque o sistema funciona da seguinte forma: otimiza a comunicação, pois todos — ou a maioria — dos colaboradores podem ter um ramal exclusivo sem aumentar os custos fixos da empresa. 

Os ramais agilizam os atendimentos telefônicos e ajudam a elevar a produtividade da equipe. Explicado o que é Pabx vamos então as suas variações.

Tipos de Pabx

Como já mencionado no início do texto, existem diversos tipos de PABX. Eles vão do mais convencional até os mais modernos. E ao contrário do que muitos pensam, escolher dentre os tipos de PABX disponíveis no mercado deve ser uma tarefa realizada com o mesmo afinco utilizado para definir a infraestrutura, a comunicação interna e a equipe de trabalho da sua empresa.

Isso porque, assim como esses outros fatores, a escolha pelo modelo de PABX pode ser determinante para vencer a concorrência e proporcionar um serviço de atendimento ao cliente com excelência. Por isso é importante ressaltar que antes do Pabx IP e do Pabx Virtual, vieram o PABX Híbrido, PABX digital e o PABX analógico. Se você quiser ler sobre esses modelos e saber mais sobre Pabx em geral clique aqui

PABX IP

O Pabx IP apresenta uma enorme quantidade de recursos disponíveis. Ele opera como um provedor — ou seja, sua rede é integrada em uma única interface —, o que torna sua instalação e utilização mais simples e rápida. 

Os ramais são virtuais e fazem ligações gratuitas entre filiais que tenham sistemas conectados. O PABX IP funciona somente com linhas de operadoras VoIP. Essa tecnologia faz o roteamento da voz humana por meio da Internet e geralmente tem tarifas mais baixas para chamadas de longa distância. Para saber o mais sobre VoIP clique aqui

O sistema VoIP é uma das melhores soluções para os negócios que querem levar o atendimento ao cliente à excelência. Ao implantá-lo, você pode implementar a URA (Unidade de Resposta Audível), que atende os contatos com uma gravação personalizada. 

Dessa forma, o cliente é encaminhado para o departamento em que deseja atendimento com maior rapidez e eficiência. Isso sem que seja preciso passar por diversos atendentes — o que torna o processo muito mais prático para ambas as partes. 

Depois dessa contextualização sobre o Pabx IP vamos as vantagens que ele proporciona: 

  • possibilidade de customização — a estrutura se molda conforme a demanda da empresa; 
  • capacidade ilimitada de ramais; 
  • facilidade para realizar a configuração do sistema; 
  • possibilidade de conexão com computadores e com outros sistemas PABX; 
  • Fila de chamadas; 
  • Gravação de chamadas.

O método para configurar o PABX IP é simples. É preciso ter os seus dados em mãos e digitar o IP do seu PABX no navegador. Em seguida, é feito o preenchimento dos dados. É importante estar atento, pois alguns modelos têm um acesso padrão, o que pode facilitar o processo.

PABX Virtual

O PABX Virtual, que também pode ser chamado de Pabx Cloud é um tipo de PABX muito similar ao PABX IP. A diferença deles está no armazenamento de informações. Ao invés de serem armazenadas em um hardware ficam em um software nas nuvens.

Além de todas as vantagens já citadas acima, com o PABX Virtual é possível: 

  • Ligar em ramal remoto sem internet dedicada; 
  • Uma integração facilitada com outros sistemas; 
  • Uma instalação VoIP facilitada; 
  • Uma implementação de recursos de forma mais barata. 

Ou seja, a maioria dos serviços disponíveis com o PABX IP também estão no PABX Virtual. Mas com o diferencial de um investimento financeiro muito menor.

Qual devo escolher para minha empresa?

Essa resposta depende exclusivamente das necessidades e demandas do seu negócio. Portanto é aconselhável observar e analisar o momento que sua empresa está vivendo e o que está sendo planejado para o futuro.

Mas como pudemos observar pelas funcionalidades oferecidas, o mais moderno é o Pabx Virtual. Isso porque além de englobar as funcionalidades do Pabx IP, ele mantém tudo em um sistema Cloud. Dessa forma sua instalação e manutenção são mais simples e rápidas, além de propiciar atualizações constantes de tecnologia e serviços. Esse é o Pabx que vai acompanhar o crescimento e evolução do seu empreendimento.

Esperamos que com as informações passadas ao longo deste texto você tenha visto as diferenças entre o Pabx Virtual e o Pabx IP e descoberto qual é o mais adequado para o seu negócio. E que a partir dessas informações sua empresa possa prosperar cada vez mais.

Se interessou pelos nossos serviços ou tem alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato conosco ou faça um teste grátis!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn