Livia Nonato

Livia Nonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Por que pagar pelo VoIP?

A telefonia em nuvem está em expansão no Brasil. E esse crescimento não é por acaso. Quando pensamos em tecnologia com um bom custo-benefício no segmento de telefonia, estamos falando de VoIP. Mas é sempre bom conhecer todas as potencialidades de uma tecnologia para saber se ela é eficiente para a sua empresa. Então, se você se pergunta “por que pagar pelo VoIP?”, hoje vamos te dar motivos para investir.

A forma como nos comunicamos hoje requer rapidez. O que entendemos como tempo e espaço se tornaram relativos com a internet. E essa é uma herança do processo de globalização. Então, cada vez mais, buscamos a instantaneidade.

Dessa forma, para acompanhar todas as transformações do mundo empresarial, novos sistemas e tecnologias vão surgindo e se aprimorando. E então, com a telecomunicação não poderia ser diferente.

Voz sobre IP, ou simplesmente VoIP, é o recurso que permite realizar ligações pela internet. E essa é uma solução que atende às demandas da telefonia 4.0.

Mas, primeiro, vamos entender o que é VoIP e quais são os benefícios que fazem esse serviço ser tão vantajoso.

Ficou curioso? Continue a leitura do texto.

Conhecendo o VoIP

Cada vez mais é comum ver pessoas realizando ligações pela internet. Então, em aplicativos como WhatsApp, Skype, e os recentes apps para chamadas de vídeo e áudio, Discord e Zoom, você está usando VoIP. Nesse sentido, quando é destinado ao uso pessoal, apenas essas ferramentas podem ser muito úteis e funcionais.

Mas se você precisa de soluções em telefonia para a sua empresa, o ideal é procurar por uma operadora VoIP. Assim, com um serviço profissional, você terá qualidade e suporte assegurado. Mas, afinal, o que é VoIP?

Como mencionamos antes, é a tecnologia que possibilita as ligações telefônicas pela internet. VoIP é a sigla do termo inglês Voice over Internet Protocol. A tecnologia de voz sobre IP transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada normal, em dados digitais. Na sequência, eles são transmitidos através da internet.

A adesão ao VoIP tem crescido no país. E isso se deve ao fato de ser uma uma solução mais econômica e que entrega chamadas com alta qualidade de áudio. O custo mais baixo da telefonia em nuvem se deve, justamente, ao seu meio de funcionamento, a internet.

E, quanto à qualidade do serviço, as chamadas são aprimoradas pelas rotas de saída. Sendo assim, operadoras que trabalham com VoIP, principalmente com foco em B2B, procuram utilizar as melhores rotas. A Nvoip, por exemplo, só utiliza as rotas CLI e ITX (reconhecidas pela alta performance e qualidade das chamadas).

Esses dois fatores, em comparação a telefonia convencional, demonstram que o VoIP é a melhor opção para a telefonia da sua empresa. Porém, também existem outras funcionalidades e benefícios para você escolher pagar pelo VoIP. Vamos te apresentar alguns deles abaixo.

Você deve gostar também:  DataOps: saiba o que é

Motivos para pagar pelo VoIP

Pesquisas do segmento afirmam que o uso do VoIP pode gerar uma economia de até 70% nos seus gastos com telefonia. Mas, além do financeiro, essa é uma tecnologia que pode ser integrada a muitos outros sistemas e ferramentas. Sendo assim, você pode usar o melhor do VoIP em conjunto com outras tecnologias na sua empresa.

Separamos alguns outros motivos para te mostrar o porquê vale a pena investir na telefonia em nuvem.

1 – Sem burocracias

Um problema frequente para contratar serviços de telefonia convencional é a burocracia. Além de contratos de fidelidade muito longos, alguns planos não atendem as verdadeiras demandas dos clientes. E ainda geram multas rescisórias, caso você não queira mais o serviço. Com o VoIP esse não é mais um problema.

Por meio da telefonia VoIP as empresas podem aderir ao serviço sem ficar presa às burocracias. E também têm a liberdade de cancelar ou contratar outro plano a qualquer momento. Fantástico, né? Pois é, o propósito é oferecer a autonomia na hora de investir nesse serviço. Sabemos que, muitas vezes, clientes ficam presos a uma empresa por conta da fidelidade e acabam completamente insatisfeitos.

2 – Rapidez e eficiência

Outro benefício desse investimento é a rapidez na ativação do serviço. Geralmente, operadoras VoIP oferecem uma ativação mais rápida do serviço em comparação a telefonia convencional. Sendo assim, em poucos minutos, você já pode realizar e receber chamadas com o seu número virtual.

Da mesma forma, você conta com a vantagem de não ter que esperar para instalar cabeamentos na sua casa ou escritório. Ou, ainda, esperar pela ida de um técnico para fazer a manutenções ou solucionar problemas no serviço. Com a telefonia em nuvem, todo esse procedimento de configuração de sistema e suporte são feitos remotamente. Assim, você ganha tempo e eficiência.

3 – Portabilidade

Pode ser critério importante para a sua empresa manter um mesmo número. Nesse caso, você pode pedir a portabilidade, inclusive, do seu número da telefonia convencional para a telefonia VoIP. E não se preocupe pois nesse período a sua empresa não vai ficar sem telefone. O processo dura em média 15 dias e as operadoras se encarregam de todo ele. Sendo assim, você não precisa se preocupar em resolver sozinho esse procedimento.

4 – Mais segurança na sua comunicação

As chamadas por VoIP contam com criptografia e podem ser gravadas, garantindo mais segurança. Assim, se o serviço for integrado, as ligações podem gerar leads qualificados. E, com histórico das suas ligações, você consegue manter a qualidade do atendimento da sua empresa. Auxiliando, ainda, no acompanhamento dos processos de vendas, suporte e preparação das equipes.

Viu só como as gravações das suas chamadas VoIP podem ser ser estratégicas para a sua empresa. E, não para por aí, existem outras razões que fazem valer a pena pagar pelo VoIP, continue a leitura.

Você deve gostar também:  Maiores vantagens do VoIP: conheça agora!

5 – Retorno financeiro

Então, com todos esses benefícios, você deve estar se perguntando se investir em VoIP também é lucrativo. E a resposta é sim. O tempo de retorno de investimento (ROI) é rápido. Principalmente, quando se avalia a quantidade de vantagens que a telefonia em nuvem traz para a sua empresa.

Outro benefício da adesão ao VoIP é de fato saber quanto foi gasto em cada chamada feita. Assim, você tem um controle financeiro imediato. Então, você saberá, além do quanto gasta com a sua tarifa, o tempo médio dos seus atendentes por chamada. Também, qual solicitação de atendimento leva mais tempo em ligação. Essas informações podem, ainda, te auxiliar na tomada de decisões corporativas.

Considerações finais

Agora você já sabe que compensa pagar pelo VoIP. Não perca tempo e tire suas dúvidas com um dos nossos especialistas agora mesmo.

Gostou desse post? Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog e se mantenha atualizado sobre as novidades do mundo VoIP. Até a próxima.

Telefonia virtual
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email