Janyne Gomes

Janyne Gomes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Mitos e verdades sobre um plano de telefonia ilimitada

Um plano de telefonia ilimitada geralmente é uma ótima opção para a comunicação empresarial. Isso, porque esse tipo de serviço oferece tarifas fixas mensais, feito especialmente para quem deseja ter um maior controle sobre suas faturas.

No entanto, pode ser difícil entender as barreiras que um plano de telefonia ilimitada proporciona, assim como seus benefícios.

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco mais sobre esse serviço, e qual é a melhor opção para uma comunicação telefônica empresarial de qualidade.

Ficou curioso? Continue a leitura.

O que é um plano de telefonia ilimitada?

Um plano de telefonia ilimitado tem como premissa trazer mais controle de faturas ao contratante.

Isso porque, com esse tipo de contrato, a operadora cobra um valor fixo mensal pelas ligações, independente do número de chamadas realizadas no mês.

Ou seja, com um plano de telefonia ilimitada, cada ramal da sua empresa vai pagar um valor fixo mensal e, a partir disso, ter minutos ilimitados de ligação.

No entanto, ao que se refere a parte “ilimitada”, o plano muitas vezes conta sim com um limite previsto.

A Anatel alerta que 32% de todas as reclamações que chegam em seu call center referem-se às contas telefônicas. Desse total, 15% referem-se a valor “diferente do que foi tratado”.

Com um plano de telefonia ilimitada, isso pode acontecer com frêquencia. Isso porque, apesar da nomeclatura, esse tipo de serviço conta com diversas restrições.

O plano de telefonia ilimitada geralmente oferta a possibilidade de uso em telefones fixos e móveis, mas existe sim certa limitação no número de chamadas que podem ser realizadas.

Ou seja, apesar de tecnicamente oferecer um valor fixo mensal para as chamadas, esse tipo de serviço pode muitas vezes acabar cobrando valores adicionais.

A cobrança extra depende de diversos fatores diferentes, como o tipo de aparelho que receberá a chamda (móvel ou fixo), o local de onde a chamada será recebida e até o número de minutos das ligações feitas no mês.

Por isso, é importante estar atento à todas as cláusulas de um plano de telefonia ilimitada, e entender melhor os detalhes dos planos de cada operadora antes de escolher um serviço.

Telefonia analógica vs. telefonia digital

Antes de mais nada, para entender os planos de cada operadora, é preciso entender a diferença entre os tipos de telefonia.

A telefonia é um sistema de transmissão de voz. A partir da telefonia existem as operadoras, e são as operadoras que vão ofertar os mais variados tipos de planos telefônicos, entre eles o plano de telefonia ilimitada.

Ou seja, a telefonia é a rede de telecomunicação que vai transmitir os dados de voz, seja por cabos, fios, ou ondas de transmissão.

A tecnologia utilizada para o aparelho telefônico surgiu em 1875, e é uma invenção de Alexander Graham Bell, juntamente com seu assistente Thomas Watson. No entanto, foi só em março de 1876 que a primeira mensagem de voz, por meio dessa ferramenta, foi transmitida.

Durante muito tempo, a comunicação telefonica foi feita apenas através dos fios eletrônicos e cabeamento da telefonia analógica, com a trasmissão feita pela Rede Telefônica Pública Comutada (PSTN).

Porém, hoje, graças ao avanço tecnológico e a possibilidade de transmissão de voz pela internet, já existe também a telefonia digital.

Abaixo, vamos especificar melhor as diferenças entre cada uma delas:

Telefonia analógica

Primeiro, precisamos entender melhor o conceito de telefonia fixa.

A telefonia analógica é um serviço com objetivo de fazer chamadas de voz entre aparelhos telefônicos conectados a um fio.

Hoje, já existem aparelhos telefônicos sem fio. No entanto, a base desses telefones ainda precisa estar conectada a uma tomada eletrônica para que ele funcione corretamente. 

A conexão dos telefones fixos sem fio se perde quando o aparelho sai de muito perto da base.

A telefonia analógica é um sistema de telecomunicação que serve de suporte para a transferência de chamadas entre dois pontos terminais em locais fixos, que são os telefones.

A transmissão de voz recebida pelo telefone é transformada em sinal elétrico e viaja pelos fios até atingir o outro aparelho telefônico da ligação. 

Essa transmissão entre telefones acontece graças ao suporte da rede de telefonia analógica, que envia os dados do telefone até o terminal correspondente.

A telefonia fixa analógica precisa estar conectada a uma estrutura física de cabeamento para funcionar corretamente, mesmo com os telefones sem fio.

Por isso, é certo admitir que as redes de telefonia analógica dependem de um espaço físico fixo e cabeamento para a realização de chamadas telefônicas.

Já o celular, como aparelho móvel, oferece uma maior flexibilidade de local. 

Isso porque as ligações feitas para esse aparelho podem ser atendidas de qualquer lugar, desde que haja sinal da operadora.

Telefonia digital

A telefonia digital une o profissionalismo que o telefone fixo oferece junto com a mobilidade do aparelho móvel.

Para seu funcionamento, a telefonia digital, ou telefonia em nuvem, utiliza a tecnologia VoIP (Voice Over Internet Protocol). A popularização do VoIP só foi possível graças a três invenções: o telefone, a Internet e o Protocolo Internet (IP).

Graças a utilização de softwares IP para transmissão de voz, é possível realizar chamadas de áudio e vídeo transmitidas pela internet.

O serviço VoIP começou a ganhar mais popularidade na última década devido à propagação da internet banda larga, que permitiu uma rede estável o suficiente para a sua popularização.

Essa tecnologia está se tornando cada vez mais popular entre aplicativos de redes sociais como Skype e Whatsapp, que utilizam o VoIP para realizar chamadas gratuitas dentro dos aplicativos.

Mas não é só nos aplicativos que essa tecnologia está popular. Hoje, a telefonia digital é uma ótima ferramenta para comunicação empresarial.

Atualmente, segundo analistas de mercado, acredita-se que a tecnologia VoIP causará o desaparecimento por completo do modelo atual de ligações e dos sistemas convencionais de telefonia.

Isso porque essa tecnologia oferece os recursos da telefonia analógica em conjunto com outros diversos benefícios únicos, geralmente por tarifas muito mais em conta. Vamos citar alguns desses benefícios a seguir:

Benefícios da telefonia digital

Mobilidade

O telefonia analógica está atrelada a um endereço fixo, o que limita seu alcance. Distante desse lugar, é impossível realizar ou receber ligações.

Com a telefonia digital, a localização não é um problema. Para utilizar essa tecnologia, tudo que você precisa para fazer ou receber uma ligação, é de conexão com a internet.

Dessa forma, seus atendentes não precisam parar de se comunicar com clientes por meio desse canal mesmo que não estejam fisicamente na empresa.

O VoIP permite a realização de chamadas em qualquer local, uma ótima vantagem nos tempos de home office.

Na telefonia em nuvem, não há barreiras geográficas para a realização de chamadas.

Com uma rede de telefonia analógica, isso não é possível, já que não é viável transportar o serviço de telefonia e cabeamento com frequência.

Tarifas

Outro benefício da telefonia digital é a tarifa, que geralmente tem um maior custo benefício quando comparada aos planos de telefonia ilimitada.

Na Nvoip, os preços das tarifas básicas para fixo Brasil são R$0,07/min; já a tarifa móvel Brasil é: R$0,35/min. No entanto, também é possível optar por planos que se adequem à realidade da sua empresa, dependendo do tamanho do atendimento.

Além disso, não cobramos taxa de ativação na maioria dos planos, e trabalhamos com a cadência 3/30/60.

Ou seja, não cobramos os 3 segundos iniciais da ligação, já os 30 próximos segundos são cobrados de forma integral e, depois disso, a cobrança só se dá a cada 6 segundos.

As tarifas da rede analógica ainda são muito caras quando comparadas ao serviço de telefonia VoIP. Isso, mesmo quando o assunto é o plano de telefonia ilimitada e seu preço fixo mensal.

Além disso, por estarem conectados à mesma rede, as ligações entre ramais na Nvoip saem gratuitamente, mesmo entre filiais alocadas em outras regiões. Ou seja, os funcionários da empresa podem se comunicar pelo telefone sem gastar nada.

Estrutura

A telefonia analógica precisa de toda uma estrutura de cabeamento bem instalada para ofercer ligações de qualidade. Com o VoIP, isso não é um problema.

Como já vimos, a telefonia digital permite a realização de chamadas de qualquer lugar, pois oferece certa independencia em relação aos fios eletronicos.

Já a telefonia analógica depende desse tipo de estrutura para seu funcionamento, e sua empresa pode acabar tendo que gastar muito dinheiro na instalação e manutenção dos telefones.

Do mesmo modo, com essa estrutura telefonica, você pode acabar gastando fortunas em locomoção e instalação de um novo atendimento caso deseje realocar a sua firma para outro local.

Além disso, dependendo da condição de instalação dos cabos, a qualidade da ligação pode ficar prejudicada e trazer ruídos indesejados na comunicação.

call center

Integração

Um plano de telefonia ilimitada pode oferecer diversas vantagens para a profissionalização do seu negócio. No entanto, a telefonia digital ainda consegue superar seus benefícios.

Isso porque, além dos recursos geralmente ofertados nesse tipo de plano, a telefonia em nuvem vai oferecer outros diversas funcionalidades únicas desse tipo de tecnologia.

Por exemplo, com uma telefonia digital você pode integrar seu atendimento com outras ferramentas que vão ajudar a melhorar a produtividade da sua equipe, como um software CRM.

A telefonia em nuvem oferece possibilidade de integração com diversas outras ferramentas, como gravação automática de chamadas, possibilidade infinita de ramais, escalabilidade, entre outros.

Nvoip oferece integração de API de voz e SMS gratuitos e compatíveis com qualquer linguagem, relatórios mensais detalhando as ligações.

Também oferecemos os serviços de número nacional com taxa de ativação única, URA free para até três usuários e muito mais.

Plano de telefonia ilimitada vs. Nvoip

Existem planos de telefonia ilimitada tanto para empresas que utilizam a telefonia analógica quanto a digital, e seus preços variam de acordo com cada operadora.

É verdade que um plano de telefonia ilimitada pode ser uma opção tentadora pela ideia de controle maior que o preço fixo mensal transmite.

No entanto, fica bem claro que esse preço mensal pode ter diversas variações dependendo dos serviços contratados e de especifidades das ligações realizadas.

É importante identificar as vantagens e desvantagens, assim como as diferenças entre cada operadora, para comparar as diferenças entre os planos.

Também é necessário ficar atento nas especifidades de cobertuda de um plano ilimitado de telefonia.

Por exemplo, o plano de telefonia ilimitada geralmente não cobre ligações internacionais. Ou seja, fazer uma ligação para outro país pode adicionar taxas variáveis ao valor fixo mensal.

Além disso, alguns desses planos não cobrem totalmente a realização de chamadas para telefones móveis em todo território nacional.

Muitos dos planos ilimitados de telefonia tem sim um limite previsto, e a partir disso, você teria que pagar uma cobrança extra para realizar ligações, da mesma forma que uma franquia.

Essa também pode não ser a opção mais viável economicamente, já que é necessário contatar o plano de telefonia ilimitada para cada ramal da sua empresa, gerando um gasto escalável, que pode acabar saindo muito caro.

Além disso, optando por ele, sua empresa vai perder a capacidade de receber ligações simultaneas na mesma linha, já que cada ramal contratado recebe apenas uma chamada por vez.

Nvoip oferece o benefício de recebebimento de cinco chamadas simultâneas nos planos mais básicos. Ou seja, com um mesmo número seus atendentes podem receber até cinco chamadas ao mesmo tempo.

Já os planos de número nacional contam com número ilimitado de chamadas simultâneas. 

Com um plano fixo mensal, você também vai precisar assinar um plano de fidelidade.

Um plano de fidelidade contratual é um documento que define o período de de vinculação com à operadora, geralmente de no mínimo três meses.

Caso você não se adapte ao serviço e deseje cancelar o plano ilimitado de telefonia, vai precisar esperar o tempo determinado ou pagar uma multa pelo cancelamento.

Com um plano de inserção por créditos, isso não é um problema. Você vai colocar apenas o dinheiro em crédito que pretende gastar e, para cancelar o plano automaticamente, tudo que precisa fazer é parar de pagar.

Dessa forma, é possível ter um bom controle das suas finanças sem necessariamente se vincular à uma operadora por um tempo determinado.

Com os créditos, é possível pagar só aquilo que vai ser utilizado. Os créditos não expiram, e a Nvoip não oferece taxa de ativação — dessa forma, você só paga por aquilo que utiliza.

Essa compra de créditos pode ser feita online, através da plataforma, ou entrando em contato com algum dos consultores.

Considerações

Um plano de telefonia ilimitada é uma ótima opção para manter a organização do orçamento da sua empresa, mas pode não ser a opção mais econômica.

Sabendo dessas informações, fica mais fácil decidir qual é a opção mais viável para o atendimento telefonico do seu negócio.

Quer saber mais sobre a telefonia digital e os planos por inserção de créditos? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores especializados e tire suas dúvidas.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo, continue acompanhando o blog da Nvoip.

Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email