Vendas: 0800 878 3122 | Suporte:
  • English

Conheça as principais plataformas de armazenamento em nuvem

plataformas-de-armazenamento-em-nuvem-saiba-mais

As plataformas de armazenamento em nuvem são uma forma segura e confiável de salvar os arquivos e informações importantes da sua empresa. Além disso, contratar um serviço deste tipo é muito mais barato do que investir na compra de mais armazenamento nos servidores internos.

Atualmente, vivemos em cenário de trabalho majoritariamente remoto ou híbrido. E, nesse sentido, as plataformas de armazenamento em nuvem se fazem essenciais.

Isso porque, através delas o compartilhamento de arquivos é feito de forma mais simples, ou seja, você não precisa enviar um e-mail sempre que quiser compartilhar um novo arquivo com o seu funcionário que está em outra cidade.

Basta compartilhar a pasta onde os arquivos estão armazenados e pronto! Ótimo, né? Esse é o tipo de solução tecnológica que te ajuda a ser mais eficiente e descomplicar processos.

E aí, curioso pra saber mais sobre as plataformas de armazenamento em nuvem? Então continue a leitura.

O que é armazenamento em nuvem?

Antes de tudo, o armazenamento em nuvem é uma forma digital e remota de se fazer o armazenamento de dados.

Assim, armazenar um arquivo na nuvem significa que você está enviando uma cópia dele para um HD em um servidor externo, através da internet.

Legal, né? Mas você sabia que este recurso está ao alcance de todos nós?

Pois é, as plataformas de armazenamento em nuvem já estão bastante difundidas e não são mais uma novidade. Você provavelmente já até usou algumas no seu dia a dia, e vamos te explicar como isso aconteceu.

Importância do armazenamento em nuvem

Segundo uma pesquisa realizada pela Frost & Sullivan, os serviços de armazenamento na nuvem já integram 92% das empresas do mundo – seja este serviço público ou privado.

Assim, é possível entender a importância das plataformas de armazenamento em nuvem para o mundo moderno.

Por isso, um negócio que ainda não usa este tipo de serviço está defasado em relação aos seus concorrentes. Já que os seus gastos com armazenamento serão maiores e a velocidade de transferência será consideravelmente menor.

Além disso, entre as principais vantagens do armazenamento em nuvem podemos citar:

História do armazenamento em nuvem

A história dessa tecnologia começa em 1957 com John McCarthy. O cientista da computação americano que idealizou o conceito de Cloud Computing, ou “computação em nuvem”, como é conhecido no Brasil.

Para McCarthy, o futuro da computação aconteceria através de tecnologias onde várias pessoas pudessem compartilhar um mesmo dispositivo e usá-lo ao mesmo tempo, estando em localidades diferentes (e não é que foi assim mesmo?!).

Então, em 1960, surge a primeira forma de internet, a ARPANET, que permitia o compartilhamento de dados e a conexão de pessoas em rede global.

Porém, não existe um consenso sobre qual a primeira empresa a comercializar o serviço.

O que podemos afirmar para você é que as plataformas de armazenamento na nuvem começaram a ganhar visibilidade entre os anos de 2006 e 2008, e desde então vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Principais plataformas de armazenamento em nuvem

Você deve estar se perguntando “ok, eu já sei o que é o armazenamento em nuvem, mas qual a melhor plataforma para uso empresarial?”

Atualmente existem muitas opções diferentes no mercado de plataformas de armazenamento em nuvem, nomes como Google, Oracle, Microsoft, Apple e Amazon competem pela soberania e ofertas de melhores serviços.

Você deve gostar também:  Ticket Médio: aumente hoje o seu faturamento

Por isso, é realmente importante que você conheça os principais serviços de armazenamento em nuvem e seja capaz de escolher o melhor para o seu negócio.

Para te ajudar com isso, separamos uma lista com as 9 plataformas de armazenamento em nuvem mais importantes segundo analistas de mercado. Confira!

1 – Google Drive

O Google Drive é, talvez, o serviço de armazenamento em nuvem mais conhecido atualmente.

A plataforma é nativa de todos os celulares Android, além de estar integrado à todo o ecossistema criado pela empresa – Google Sheets, Google Docs, Google apresentações, Gmail, e todos os produtos derivados da empresa.

Além disso, há algumas características que se destacam nesse serviço, são elas:

  • Integrado ao ecossistema do Google;
  • 15GB de armazenamento gratuito;
  • Permite a colaboração em tempo real através dos aplicativos integrados.

O Google Drive está disponível em quase todas as plataformas computacionais – celular, computador, tablet e etc. O linux é o único sistema operacional que fica de fora desta – e os seus arquivos ficam sincronizados em todas elas.

2 – Dropbox

O Dropbox tem como principal aliado a simplicidade. O serviço tem um visual simples, mas intuitivo.

Diferentemente do Google Drive, o Dropbox permite que você armazene apenas 2GB de conteúdo de forma gratuita.

É possível usar esta plataforma para armazenar:

  • Fotos;
  • Documentos,
  • Vídeos,
  • Outros formatos de arquivo.

Além disso, vale lembrar que o Dropbox não conta com a sincronização dos arquivos nos dispositivos móveis, como tablets e celulares, e que os planos de melhoria são pagos em dólar.

3 – OneDrive

O OneDrive é o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. A plataforma está presente em todos os computadores com um sistema operacional Windows e para todos os usuários que tem um e-mail no Outlook.

Com esta opção, a sua empresa pode armazenar até 7GB de fotos, documentos, planilhas e o que mais for necessário, sem pagar nada.

O OneDrive conta com a sincronização em todos os aparelhos, assim como a plataforma de armazenamento em nuvem do Google.

4 – Amazon Cloud Drive

Essa é a plataforma de armazenamento em nuvem da Amazon. Isso mesmo, a Amazon onde você pode comprar diversos produtos pela internet.

Os usuários do serviço tem armazenamento gratuito até 5GB, e para os assinantes do Amazon Prime o armazenamento de fotos é ilimitado.

No entanto, a empresa, assim como as outras citadas, também conta com planos pagos que vão até 1TB de armazenamento.

5 – iCloud

O iCloud é o sistema de armazenamento criado pela Apple para atender aos seus consumidores e criar ainda mais imersão no ecossistema idealizado pela empresa.

Em resumo, o iCloud só esta disponível em produtos Apple, como o Iphone, Ipad, Ipod Touch e nos computadores com MAC OS.

Os principais diferencias do iCloud são:

  • Exclusivos para produtos Apple;
  • Possibilidade de armazenar aplicativos;
  • Divisão do espaço de armazenamento sem compartilhar os arquivos;
  • Planos pagos com até 2TB de espaço;
  • Voltado para o uso pessoal.

6 – Box

O Box é uma das plataformas de armazenamento em nuvem mais antigas que vamos abordar aqui hoje, tendo sido criada em 2005.

Esta plataforma oferece 10GB de armazenamento gratuito para a sua empresa. No entanto, alguns recursos gratuitos em outros serviços são pagos no Box, como por exemplo o backup automático de fotos.

Neste sentido, o Box não é um serviço atraente para usuários domésticos. O que até faz sentido, já que o foco da empresa é o fornecimento de armazenamento para o uso corporativo.

7 – Mega

Mega é o nome do sucessor do extinto MegaUpload, serviço que era conhecido por permitir o download de arquivos protegidos por direitos autorais e que teve todos os seus dados confiscados em 2012.

Com esta plataforma você tem direito a 50GB de armazenamento gratuito que podem chegar até incríveis 16TB através dos planos pagos. Então, podemos dizer que o Mega é a melhor opção para quem não pretende pagar por uma plataforma de armazenamento em nuvem.

Você deve gostar também:  A gravação de ligações entre funcionários e clientes é permitida?

Além disso, o Mega também é uma das soluções mais recomendadas para quem precisa guardar dados confidenciais. Isso porque o serviço faz a criptografia de todos os arquivos enviados através do computador do usuário, antes mesmo de enviar o arquivo para a plataforma.

Ou seja, apenas usuários com a chave de acesso podem ver e fazer download dos arquivos.

Assim, podemos dizer que os principais diferencias do Mega são:

  • Espaço de armazenamento gratuito expandido;
  • Maior segurança dos arquivos sensíveis;
  • Atende a todos os sistemas operacionais;
  • Planos de até 16TB para empresas.

8 – SugarSync

O SugarSync é uma das plataformas de armazenamento em nuvem mais completas da atualidade. Porém, ela só é indicada para quem quer gastar um pouco.

Isso porque você pode usar o serviço de maneira gratuita por até 90 dias, com 5GB de espaço. Mas, após este período, é necessário escolher o plano que melhor se adeque à sua realidade.

Entre as principais funcionalidades do SugarSync temos:

  • Criptografia dos arquivos;
  • Sincronização de pastas pode ser feita de forma individual para cada dispositivo;
  • Compartilhamento de arquivos até mesmo com usuários que não usam o serviço;
  • Sincronização com dispositivos ilimitados;
  • Permite a restauração de arquivos.

9 – pCloud

Possui sincronização imediata com todos os dispositivos e pode ser acessado via aplicativo, no android ou IOS, ou através do seu navegador de internet.

Os usuários tem acesso a 10GB de armazenamento ao criar a conta. Porém, após exceder este espaço é necessário adquirir um plano pago que pode chegar até 1TB de espaço.

Com o pCloud você ainda pode acessar documentos importantes mesmo se estiver sem internet. Para isso é só deixá-los selecionados como arquivos favoritos e o serviço automaticamente deixa eles disponíveis offline.

Vale se atentar que ao utilizar o pCloud você tem recursos muito semelhantes ao Dropbox. Então, é preciso pesquisar qual dentre essas duas plataformas melhor se adequa às necessidades da sua empresa.

Considerações

Um usuário doméstico pode usar qualquer uma das aplicações citadas neste artigo. No entanto, caso você tenha a intenção de usar uma das plataformas de armazenamento em nuvem na sua empresa, é importante se atentar para as particularidades de cada serviço e decidir qual o mais adequado para a sua situação.

Assim, você garante a segurança, facilidade e rapidez que uma plataforma de armazenamento em nuvem pode oferecer para as suas transferências de arquivos.

Gostou de saber mais sobre armazenamento em nuvem? Então que tal ler nosso artigo sobre os 8 motivos para migrar a sua telefonia para a nuvem?

E se busca por dicas de tecnologias para ajudar o seu negócio a ser mais escalável é só acompanhar nosso blog, YouTube e Instagram.

Além disso, se você está em busca de melhorias para o sistema de telefonia e atendimento da sua empresa (e de quebra ainda quer reduzir custos com isso), entre em contato com um de nossos colaboradores agora mesmo e conheça mais sobre nossos planos de número nacional – 0800 e 4003 – e número virtual.

E, nós te damos R$5,00 para testar nossos serviços e conhecer melhor a tecnologia VoIP. Para isso, basta você se cadastrar em nosso painel. 

Espero que este artigo tenha sido útil para te ajudar a escolher a melhor plataforma de armazenamento em nuvem para a sua empresa.

Até a próxima.