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Livia Nonato

Livia Nonato

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Conheça 7 plataformas de chat para usar na sua empresa

O chat é uma ferramenta que faz parte nosso do dia a dia. Seja nas redes sociais, em sites ou aplicativos, esse é um recurso indispensável. Quer saber mais sobre as principais plataformas de chat e como elas podem ser um diferencial para o seu negócio? Então esse artigo foi feito para você.

Quando o assunto é comunicação corporativa, você tem que se atualizar das tendências de mercado. Assim como deve conhecer e usar os diferentes recursos para isso.

O chat de atendimento em tempo real é uma dessas ferramentas.

O chat apresenta alto índice de satisfação dos clientes, sobretudo se for comparado a outros canais de interação.

Inclusive, uma pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), em 2017, evidenciou que o chat é o canal mais eficiente na comunicação entre as marcas e os consumidores.

Os dados desse estudo ainda demonstram que 91% das solicitações são resolvidas pelo chat. E o tempo de resposta médio nesse canal é de 0,5 segundos.

Então, ficou curioso? Conheça agora algumas das plataformas de chat disponíveis no mercado para dar um up no seu atendimento. Vamos lá.

O que são plataformas de chat?

A rapidez, ou melhor a instantaneidade, é um ponto chave em todo o tipo de interação nos dias de hoje. A nível empresarial esse pode ser um diferencial do seu empreendimento.

Aliás, essa agilidade é o que o seu cliente espera, desde o atendimento ao suporte.

Mas para te ajudar nessa missão, você pode contar com ferramentas, tecnologias e vários recursos disponíveis no mercado.

Por definição geral, o chat é um meio de comunicação para conversas em tempo real.

Esse meio pode ser usado de várias formas e aplicado a diferentes finalidades.

Ou seja, você pode usar um chat para bate-papo privado ou coletivo, para entretenimento e também para a comunicação interna e externa da sua empresa.

Neste último item, relativo à organizações e empresas, o chat aparece como um canal importantíssimo, tanto para o atendimento como para a aquisição de novos clientes.

E, para isso, você tem que contar não só com a ferramenta, mas com atendentes dedicados. Além de boas práticas de atendimento humanizado, tem a seu favor os chatbots – conhecidos como robôs de atendimento programado.

Nesse sentido, as plataformas de chat são justamente esses canais, sites ou empresas que disponibilizam o serviço de comunicação instântanea.

Um ponto positivo das plataformas é o que algumas delas possibilitam que você use o chat de forma mais completa. Ou seja, além das mensagens de texto, você pode enviar arquivos de áudio e vídeo.

Integração de canais

Além do atendimento humanizado e do programado, o seu chat também pode ser integrado a uma plataforma de omni chat.

Essa é uma tendência que vem se consolidando no mercado digital, principalmente depois do crescimento do e-commerce no ano de 2020.

Com a migração repentina do escritório para a casa, impulsionada pelo isolamento social e pandemia do novo coronavírus, empreendedores tiveram que se adaptar para manterem seus negócios ativos.

Várias soluções digitais foram essenciais para manter o trabalho em home office ou hibrido.

E, nesse cenário, o omni chat se apresenta como uma ótima alternativa para manter a sua gestão de atendimento remota.

Essa é uma ferramenta desenvolvida especialmente para que você tenha mais controle dos seus canais de interação.

Ou seja, todos os seus canais são organizados em uma plataforma de chat unificada. Tanto as redes sociais, site e blog da sua empresa estarão centralizados num mesmo ambiente.

Essas plataformas de chat vão tornar o seu atendimento mais organizado e ágil. Evitando que alguma mensagem se perca dos atendentes e, consequentemente, aumentando as suas oportunidades de venda.

Agora você já sabe os três principais modelos de operar bem o seu chat de atendimento. Com boas práticas e a ferramenta de chat correta, a sua empresa vai se destacar frente à concorrência.

Então, vamos falar sobre o tema de hoje, continue a leitura e sabia as principais plataformas de chat no mercado.

Conheça as plataformas de chat mais indicadas do mercado

Sabemos que os seus clientes estão em diversos canais de comunicação (e que estes mesmos canais para conversar e tirar dúvidas podem se tornar canais de aquisição).

Então, está presente em todos é indispensável, mas é preciso um pouco mais. De nada adianta que você tenha uma estratégia multicanal para a sua marca, mas sem atendimento frequente.

Sendo assim, para não perder grandes oportunidades, você tem que está disponível e acessível para solucionar as dores dos clientes.

Além de converter mais leads. Com boas práticas e a ferramenta de chat correta, as chances de sucesso são muito maiores.

Listamos algumas das plataformas de chat que podem ser interessantes para a sua empresa. Confira abaixo.

1 – Jivochat

O JivoChat é uma plataforma de chat bastante completa. No mercado desde 2012, atende a clientes que precisam de uma ferramenta de chat para atendimento online.

Quando foi criado era apenas um plugin para chat em WordPress, mas depois foi aprimorado e hoje pode ser instalado na maioria das plataformas de e-commerce, aplicativos e sites.

O JivoChat é um aplicativo que oferece uma versão grátis e outra paga – o JivoChat Pro.

Ele oferece recursos específicos para a comunicação interna e atendimento ao cliente para conversas. Além do monitoramento de visitantes através de chat online, Facebook, WhatsApp, Telegram, telefone e e-mail. Todos em tempo real.

Além disso, essa é uma das plataformas de chat que permite que você integre a sua telefonia corporativa ao CRM.

Com essas dois recursos conectados, você coleta importantes informações do seu atendimento para, na sequência, analisar e utilizar os dados a favor da sua empresa.

Tanto para as campanhas de marketing como para a gestão e controle administrativo do seu negócio.

2 – Olark

Outra boa opção para empresas que trabalham com lojas virtuais é o Olark.

Esse é um software de chat ao vivo que permite que você converse em tempo real, capte os dados do atendimento para o seu sistema de gestão do relacionamento com o cliente.

Do mesmo modo, o Olark é integrável a outras ferramentas de vendas e suporte – que faz a plataforma se ainda mais completa e eficaz para as suas necessidades empresariais.

Ou seja, usando corretamente as integrações, você tem acesso em primeira mão a relatórios, análises do perfis dos seus clientes, dados de registro e contato.

E, melhor ainda, você pode se basear estrategicamente nas avaliações do Google Analytics, por exemplo.

Quanto ao investimento financeiro, você pode escolher um dos planos da plataforma.

Há variações nos preços dos planos, mas todos oferecem os recursos e funções da ferramenta (independente do tamanho da sua equipe).

O Olark oferece dois tipos de assinatura: mensal e anual. Você encontra mais informações na página do software.

3 – LiveChat

Mais uma ferramenta de chat online que permite que você faça integrações entre sistemas é o LiveChat.

Essa é mais uma das plataformas de chat que te oferece praticidade e agilidade no atendimento. E você ainda conta com algumas opções na hora de escolher como prefere usar essa ferramenta.

O LiveChat está disponível acesso no navegador ou você pode baixar o aplicativo no Windows, MacOS, Ipad, Iphone ou Android.

Entre suas funcionalidades dessa plataforma, o chat permite que se visualize as mensagens enquanto o usuário ainda está escrevendo.

Além da possibilidade de etiquetagem das suas conversas. Assim, você consegue saber antecipadamente sobre o assunto que deverá tratar com um prospect e compartilhamento de arquivos.

Telefonia virtual

4 – Slack

Slack é uma das ferramentas mais utilizadas para comunicação empresarial interna, principalmente entre empresas mais tecnológicas.

O Slack funciona como um IRC, que é um protocolo de comunicação utilizado na Internet. Ele agrupa conversas em vários canais diferentes e armazena dados em nuvem, o que facilita a organização do chat.

Além disso, o chat também oferece a possibilidade de integração com aplicativos de outras plataformas, como Google Drive e Office 365.

Essa integração pode ajudar a otimizar a comunicação entre os seus funcionários.

O Slack oferece uma versão gratuita com limite de armazenamento de dez mil mensagens, e conta com três outros planos além desse: Padrão, Plus e Enterprise Grid.

O padrão custa U$4,80 por mês, com desconto se o pacote for anual, e é para empresas de pequeno e médio porte.

Nesse plano em questão, o arquivo de mensagens é ilimitado, e ele também oferece a possibilidade de chamadas de vídeo com compartilhamento de tela.

O plano Plus é para empresas maiores e custa U$9,00 ao mês, mas o preço baixa para U$7,50 caso a empresa escolha pelo plano anual. Como vantagens únicas, o plano oferece provisionamento de usuários, exportações de dados para todas as mensagens e mais.

Já o último plano, Enterprise Grid, é para grandes empresas e setores, e a estimativa de preço varia, sendo necessário contatar a equipe de vendas do Slack.

Os seus recursos únicos contam com workspace ilimitados e suporte contra perda de dados, entre outras vantagens.

5 – Microsoft Teams

Lançado em 2016, essa é uma das principais ferramentas de integração e comunicação da Microsoft.

Diferente das outras ferramentas, o Teams, integrado ao Office365, tem como objetivo oferecer uma plataforma de comunicação mais completa, que vai além do chat empresarial.

Com essa ferramenta, é possível criar aplicativos, integrar outras plataformas e treinar bots para realização de pesquisas e consultas.

Além disso, você pode criar um canal específico com menções personalizadas para e-mails da empresa na plataforma do Outlook.

Isso, além do chat interno e outras diversas funcionalidades únicas desse sistema. 

Com o Teams integrado a outras funcionalidades do Office365, a Microsoft oferece a sua empresa uma plataforma de comunicação completa.

O Teams oferece três planos de serviço anual e um plano gratuito, mas só o mais caro, de R$114,30 por usuário/mês, conta com todas as funcionalidades do Office365. Confira todos eles aqui.

Achou que acabou? Ainda temos mais duas plataformas de chat para te apresentar. Acompanhe.

6 – Front Chat

O Front Chat é uma das plataformas de chats que oferece um serviço de comunicação multicanal de referência. Ou seja, a nível empresarial, você conta com soluções integradas e diversas.

O Front Chat é uma ferramenta com bastante flexibilidade e integrações do chat com email, redes sociais e até mesmo mensagens de SMS

Essa é uma excelente opção para que a sua equipe possa lidar com os usuários no chat de forma prática, rápida e unificada.

Essa “uniformidade” da equipe no atendimento, permite que tanto um colaborador da área de vendas, como um do setor de suporte possa rapidamente “assumir” o chat.

Ou seja, você terá muito mais agilidade para baixar o tempo de resposta – que é um critério de satisfação dos consumidores extremamente importante.

Entre as facilidades da plataforma, a possibilidade de delegar atendimentos e tarefas é um destaque.

Além disso, um grande benefício é alternativa de falar com outros membros da equipe diretamente do Front Chat. Ou seja, você promove uma facilidade para a sua comunicação interna.

Também é possível ver quando um atendente está redigindo uma mensagem a um usuário.

Assim, você evita que aconteça o envio de respostas duplicadas e ainda conta com a recurso de criação de modelos de respostas.

7 – Kayako

Outra opção para quem precisa de um chat em tempo real para administrar o seu e-commerce é o Kayako.

Esse é um software focado em solucionar as suas demandas de atendimento ao cliente e suporte de help desk.

A ferramenta funciona como uma plataforma de chat com design alternativo, para que você possa customizar a aparência do chat de acordo com o seu site.

Além disso, oferece excelentes recursos para chamar a atenção dos seus visitantes, tornando-os prospect abordados pelos seus atendentes via chat.

Isso pode ser feito com funções programáveis, como as mensagens prévias e o monitoramento de visitantes da sua página.

O Kakayo oferece um aplicativo próprio para dispositivos móveis e apresenta pacotes com funcionalidades adicionais.

Assim, você pode comprar de acordo com a necessidade da sua empresa. Também é possível testar gratuitamente a plataforma por um período de 14 dias.

Considerações

Viu só como as plataformas de chat tem funcionalidades e recursos que fazem toda a diferença para a comunicação da sua empresa?

Pois é, o alinhamento da sua estratégia de comunicação interna e externa é fundamental para o sucesso do seu atendimento.

Hoje, uma empresa eficiente conta com vários canais de comunicação para os clientes.

Oferecendo a possibilidade de escolha do canal que mais o agrada para fazer o contato com o seu atendimento.

Por isso, é importante manter todos os canais de comunicação possíveis na sua empresa, e se possível, de forma integrada. Aliando economia e qualidade então, é ainda melhor, certo?

Pensando em modernizar a sua telefonia? A Nvoip oferece realização de chamadas por tarifas muito mais em conta. Isso porque utilizamos a tecnologia VoIP, ou seja, uma rede telefônica que transmite dados pela internet.

Com a Nvoip, sua empresa vai economizar muito mais na hora de se comunicar com seus clientes por telefone. 

Além disso, você conta com outras vantagens que vão ajudar a profissionalizar seu negócio e otimizar a comunicação da sua empresa, como gravação de ligações, integração grátis com diversos sistemas, criação de ramais, URA, relatórios de chamadas e muito mais.

Disponibilizando o chat e o serviço de telefonia em nuvem para os seus clientes, a sua empresa vai oferecer opções diversificadas de contato para os consumidores sem gastar muito por isso.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre a telefonia digital? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores.

Na Nvoip você tem R$5 de créditos para testar a plataforma, basta se cadastrar no painel.

Gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso blog.

Até a próxima.

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