porque abandonar a chipeira ou rota gsm no seu call center
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

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Descubra porquê você deve abandonar as chipeiras no seu Call Center

Uma das maiores preocupações dos call centers deve ser sobre a qualidade das ligações. Você usa chipeira em seu call center? Sabe quais são as melhores rotas atualmente? Seu negócio merece o melhor do mercado, e analisando a chipeira existem alguma outras opções com mais qualidade e melhor custo benefício.  

Quer saber o porquê de abandonar as chipeiras? Continue lendo esse artigo e descubra! 

O que são rotas de telefonia? 

Para completar as chamadas VoIP para telefones fixo e celulares é necessário que essas rotas estejam conectadas às operadoras convencionais que dispõem de rotas para completar as chamadas.  

As rotas mais utilizadas por grande parte das operadoras VoIP que vendem valores abaixo do mercado são as rotas GSM (ou chipeira) e TDM. No entanto, as melhores do mercado atualmente são as rotas CLI e ITX e ao ler esse artigo você vai entender porque. Então continue a leitura! 

O que é chipeira 

Provavelmente você já ouviu falar sobre chipeira, mas com um outro nome: gateway gsm. Essas rotas são mais utilizadas por celulares, porque apresentam baixo custo.  

Se você tem um call center provavelmente sabe o que é uma chipeira. Mas vamos ao seu conceito: a chipeira é um equipamento que permite o roteamento direto entre redes IP, digitais e analógicas para as redes GSM de telefonia celular. 

No mercado existem vários tipos de chipeiras com funcionalidades e quantidades de canais diversificados. Vamos a elas e as suas funcionalidades: 

Chipeiras Analógicas – Possuem portas FXO e um único canal para comunicação; 

Chipeiras Digitais – Possuem portas E1, para conexão simultânea de até 32 canais de voz de uma central telefônica PABX; 

Chipeiras VoiP – Onde as chamadas são encaminhadas através de conexões IP, possibilitando a ligação direta do IPPBX. 

Como funciona a chipeira 

Esse sistema funciona da seguinte forma: com a chipeira o terminal do utilizador é chamado de estação móvel. Essa estação é composta por um SIM chip, o que permite a identificação do usuário. É composto também por um terminal móvel que na maioria das vezes é um celular. 

Assim, o sinal transmitido pela estação móvel é direcionado para a torre mais próxima, chamada de torre móvel. Cada torre cobre uma parte da cidade, a qual é dividida em células. Para completar a ligação, se o terminal móvel de destino estiver muito distante, os sinais digitais vão sendo direcionados para várias torres móveis, até a mais próxima do destino. Assim, o sinal é enviado do SIM chip de origem para o de destino. 

O recurso é muito utilizado por encontrar as rotas de menor custo. Quando uma ligação é feita para um dispositivo móvel, a operadora do número a ser discado é detectada. A partir disso, a ferramenta direciona a ligação para sair pelo mesmo chip

Mas apesar do baixo custo da ligação, não é apenas o custo/minuto que deve ser analisado para saber se vale a pena ou não utilizar uma chipeira ou uma Rota GSM. 

Porquê você deve abandonar esse sistema 

Analisamos as desvantagens da chipeira e vamos explicar os principais motivos para queo seu call center não contrate ou abandone esse sistema. 

1. Apresenta congestionamento 

Cada torre suporta um número máximo de ligações simultâneas, geralmente mil. Por isso, em locais aglomerados, facilmente se nota falhas ao tentar fazer e receber ligações. 

2. Qualidade das ligações 

Devido a vários motivos, entre eles o congestionamento citado acima, a qualidade da ligação pela rota GSM é inferior à rota CLI. 

3. Apresenta delay 

De acordo com a distância entre as estações móveis e a quantidade de estações móveis percorridas pela rota, o delay da ligação pode aumentar e até atrapalhar a comunicação. 

4. Binagem 

Na chipeira, o número que aparece é sempre aleatório, já que é utilizado um número atrelado ao chip. Isso pode impedir que muitas pessoas atendam a sua ligação, já que uma grande quantidade de pessoas rejeita ligações de números de outros estados, pois esses são característicos de golpes ou cobranças.  

Além disso, não é possível que o cliente retorne caso não possa atender a ligação. Isso se deve ao fato de que na rota GSM não é possível receber ligação pelo número que é binado para o cliente. 

5. Custo 

O grande atrativo da chipeira é o preço dos contratos de ligações “ilimitadas”. Mas o barato pode sair caro. Por mais que a chipeira selecione a melhor rota para realizar as ligações, os contratos exigem fidelidade. Alguns chips podem ficar obsoletos, o que não quer dizer que o gasto diminui.  

Além disso, não é possível ter um controle real de custos. E ainda existem outros gastos como custo de aquisição da chipeira gateway, custo de estrutura física, reparo e manutenção da chipeira e até custo de energia elétrica. 

Qual a melhor opção? 

Comparamos a chipeira com diversas outras rotas IP e chegamos a seguinte conclusão: 

A rota CLI é a que proporciona a maior qualidade e o melhor custo benefício.  

Isso porque a rota é exclusiva e sempre digital. Além disso, possui bina ativa, o que significa que é possível escolher o número que vai ser exibido para quem recebe a ligação. Essa rota é de alta qualidade tanto para ligações nacionais quanto internacionais. Além disso, elas apresentam interconexões premium digitais. 

Com a rota CLI também é possível ter controle do custo de ligação em tempo real. Com esse sistema você oferece um serviço de maior qualidade no atendimento ao cliente. Consequentemente, conquista confiança, aumenta a autoridade da marca e economiza a longo prazo. 

Por isso, a Nvoip sempre usa e garante a rota CLI e ITX para assegurar a sua segurança e a qualidade das ligações. Além disso, é possível que você mesmo defina qual número vai aparecer para o seu cliente (CallerID) através do Painel do Cliente.  

Ainda tem dúvidas sobre rotas? Temos um artigo sobre o tema que pode te ajudar. 

Conclusão 

Espero que esse artigo tenha ajudado seu call center a melhorar a qualidade de suas ligações, abandonando a chipeira e aderindo ao CLI, sistema mais atual com um melhor custo-benefício. Gostou desse artigo? Indicamos a leitura sobre motivos para usa VoIP para Call Center

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