Portabilidade numérica: entenda o que é e como funciona

06/11/2017
Portabilidade numérica: entenda o que é e como funciona

Portabilidade numérica é o processo que permite que o consumidor troque sua operadora de telefone, sem que o seu número seja alterado. Esse serviço já está em vigor há quase dez anos e é cada vez mais requisitado pelos brasileiros.

A solicitação acontece diante de diversas situações, mas normalmente se dá quando o cliente considera que os serviços da operadora não o atendem satisfatoriamente ou que as tarifas e taxas não cabem mais no seu bolso.

A portabilidade é um procedimento simples, porém ainda gera algumas dúvidas. Para que elas sejam esclarecidas e você tenha certeza se quer realizá-la, basta continuar a leitura deste artigo!

Os casos em que a portabilidade numérica é possível

Seja entre telefones fixos ou móveis, a portabilidade numérica hoje em dia está liberada para acontecer com sucesso. Com o grande avanço da tecnologia, é possível, até mesmo, realizar o procedimento para a telefonia VoIP, opção interessante e econômica para organizações corporativas.

No entanto, não será possível que essa troca aconteça entre os serviços de telefonia fixa para móvel ou vice-versa. Antes de pedir a portabilidade, é válido se informar sobre o seu contrato de fidelização, a fim de não perder vantagens e benefícios, além de pagar apenas o valor justo relativo a uma eventual multa.

Se você pretende fazer a portabilidade para os números de sua empresa, é comum que um representante da operadora vá até onde o cliente está — ou seja, até seu endereço. Devem ser separados documentos de identificação e CNPJ, bem como fornecer o nome da operadora original. Também será necessário assinar uma carta de portabilidade.

A portabilidade para telefonia fixa e móvel

Quando se trata de telefonia fixa e móvel, é possível solicitar a mudança de operadora e ter seu número original mantido. Mas desde que ele esteja ainda dentro da mesma área local.

Essa opção é excelente para empresas que acabam mudando sua localização e precisam manter o mesmo contato, o que evita a perda de clientes. O processo é concluído em até três dias.

A portabilidade para operadoras VoIP

Ainda que a portabilidade numérica seja necessária para uma empresa, conservar o mesmo número é uma grande vantagem para não confundir e nem perder clientes durante a migração para uma operadora VoIP.

A mudança também pode acontecer quando o objetivo for transformar os serviços VoIP em uma linha de telefonia fixa. Aquelas mesmas regras das outras solicitações de portabilidade são aplicadas nesse cenário, mas será possível fazer tudo rapidamente pela página da operadora na internet.

Durante esse período, o número continua em pleno funcionamento, sendo que a ANATEL se responsabiliza por informar a data e o horário da portabilidade. A utilização poderá ocorrer normalmente a partir dessa determinação, só que de acordo com os serviços da nova operadora contratada.

No entanto, é importante mencionar que, devido à falta de regulamentação sobre o tema pela Anatel, nem todas as portabilidades VoIP são aceitas. É certo que levar o número VoIP para uma operadora convencional é facilmente aceito, mas algumas portabilidades de VoIP para VoIP não são; e o mesmo acontece em casos de uma operadora fixa para VoIP.

Ocorre ainda que algumas operadoras VoIP se recusam a fazer a liberação da portabilidade do número de seu cliente, dificultando a livre escolha do consumidor.

O tempo para a concretização da portabilidade para VoIP é geralmente um pouco maior: de 5 a 15 dias úteis.

A portabilidade numérica é, sem dúvidas, uma das maiores facilidades oferecidas atualmente, pois poupa tempo, investimentos e todo o desgaste com o atendimento das operadoras quando o cliente está insatisfeito. E, agora que você já sabe como é todo o procedimento, pode se preparar com calma para solicitá-lo.

Essas orientações foram úteis para você? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de muitas outras novidades sobre tecnologia!

A gravação de ligações entre funcionários e clientes é permitida?
Como a tecnologia VoIP pode contribuir para o crescimento da empresa?