Portabilidade de número virtual
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Portabilidade de número virtual, é possível?

Poder manter o mesmo número de telefone por anos, sem dúvidas, é uma grande vantagem. Esse detalhe pode parecer bobo, mas muitas vezes é responsável por garantir o contato e fidelização de clientes. Apesar de ser um procedimento simples, a portabilidade ainda pode gerar algumas dúvidas. Por isso neste artigo, vamos falar sobre a portabilidade de número virtual, e mostrar como ela pode ser usada como uma aliada para a otimização de recursos, a diminuição de custos e a melhoria de resultados. Acompanhe! 

O que é portabilidade numérica? 

Primeiramente é importante mostrar os conceitos os quais estamos tratando. Você sabe o que é portabilidade numérica? Esse processo permite que o consumidor troque a operadora de telefone, sem que o seu número seja alterado. Esse serviço já está em vigor há mais de dez anos no Brasil e é cada vez mais requisitado. 

A solicitação dessa troca acontece diante diversas situações. Os mais comuns decorrem quando o cliente considera que os serviços da operadora não estão satisfatórios. Ou ainda pelas tarifas e taxas abusivas que não cabem mais no seu orçamento. 

Disponível para o consumidor brasileiro desde de 2007, a portabilidade teve seu processo de implantação iniciado em 2008, seguindo gradativamente até que todos os DDDs do país pudessem ter cobertura do serviço. 

O que é um número virtual? 

Completando as explicações o número virtual é um número de telefone vinculado a uma linha SIP (Session Initiation Protocol). É um número normal, pois você faz e recebe chamadas do mesmo modo que com um número convencional. Mas algumas vantagens são inclusas em seu plano.

O que o difere é que ele recebe chamadas ou pode roteá-las para um número específico do usuário. Isso sem a necessidade de estar vinculado a uma linha telefônica comum.  

As chamadas para esse número são tratadas remotamente e encaminhadas de acordo com regras definidas pelo usuário. Normalmente, esses números são frequentemente usados por empresas para ligações de longa distância. Isso sem que o usuário seja obrigado a pagar as tarifas cobradas em uma ligação via DDD ou DDI. 

Tipos de portabilidade 

Existem três tipos de portabilidades no Brasil: de operadora, de endereço e de plano. No caso de portabilidade de operadora, o consumidor pode solicitar a troca de empresa sem que seu número sofra alteração.

Já quando se trata da portabilidade de endereço, a mesma linha de telefone fixo pode ser transferida para outro local. Isso ocorre sem a necessidade de mudanças no número ou operadora. 

Por fim, a portabilidade de plano permite que o plano contratado com determinada operadora seja modificado, sem a necessidade de mudança no número. Essa opção é válida sem distinção para modificações em planos controle, pré e pós-pagos. 

Mas afinal, é possível fazer a portabilidade de número virtual? 

Sim, é possível. Basicamente, se você possui um número numa linha telefônica convencional e desejar mudar para a telefonia Voip, é possível levar o seu antigo número para uma operadora VoIP. O inverso também é possível: levar um número virtual para uma operadora convencional. Mas é importante ressaltar que a portabilidade de número virtual só é possível para números dentro de um mesmo DDD. 

Como acontece a portabilidade de número virtual?

Durante todo o processo, o número continua em pleno funcionamento. É importante atenção em um ponto: a empresa que vai receber o número se responsabiliza por informar a data e o horário da portabilidade. A utilização do número pode ocorrer normalmente a partir dessa determinação. Mas a partir desse momento de acordo com os serviços da nova operadora contratada.

No entanto, é importante mencionar que, devido à falta de regulamentação sobre o tema pela Anatel, nem todas as portabilidades de número virtual são aceitas. É certo que levar o número VoIP para uma operadora convencional é sempre possível, mas nem todos os números de operadoras convencionais podem ser portados para uma operadora VoIP.

A Nvoip é a plataforma self-service de telefonia em nuvem com a maior cobertura geográfica do Brasil, se tratando de números virtuais. Temos cobertura em mais de 1200 localidades brasileiras, de norte a sul do país, incluindo várias cidades do interior.

O tempo para a concretização da portabilidade para VoIP é geralmente um pouco maior: de 5 a 15 dias úteis. Então tenha paciência.

O que é preciso para fazer a portabilidade? 

Para pedir a portabilidade, é preciso entrar em contato com a operadora para a qual você deseja mudar. O contato pode acontecer tanto pessoalmente quanto por ligação. Dessas maneiras você consegue confirmar todos os dados necessários.

Nos dois casos, é preciso que o titular da conta antiga seja o mesmo da nova linha. Se você tem interesse em mudar a titularidade, isso pode ser feito depois que a nova operadora for contratada, com a conclusão da portabilidade.

Feito isso, um protocolo é gerado. Através desse documento o consumidor pode acompanhar o andamento do seu processo e entrar em contato sempre que sentir necessidade. Se a portabilidade for feita entre operadoras, pode ser cobrado um valor de, no máximo, R$ 4,00 pelo serviço.

Mas nem sempre esse valor é cobrado. Atualmente, grande parte das portabilidades acontecem sem essa taxa de cobrança. Entretanto vale lembrar que as portabilidades que ocorrem dentro da mesma operadora, como mudança de endereço e/ou alterações no plano até então contratado, não podem sofrer cobranças.

Também é preciso ficar atento para cláusulas de fidelização nos planos, assim como tempos mínimos para mudanças, que, se estiverem presentes no contrato, podem inviabilizar possíveis alterações. Linhas suspensas também podem ser portadas, desde que não estejam desativadas.

Considerações finais

Depois de todas essas informações espero que tenha entendido um pouco mais sobre portabilidade e número virtual. A escolha de modernizar o seu negócio sem dúvida é um bom caminho, que além de inúmeras facilidades, vai trazer também economia.

Se você quer economia e praticidade, consulte os nossos especialistas em telefonia e faça a sua portabilidade de número virtual hoje mesmo. A Nvoip oferece soluções sob medida para impulsionar o seu negócio e modernizar a sua empresa. Clique aqui e entre em contato conosco.

Para finalizar compartilhe esse artigo com colegas de trabalho, afinal conhecimento deve ser compartilhado. Seguindo essa linha de pensamento, leia sobre como monitoramento de ligações pode ajudar sua empresa. Você vai gostar! Todo aprendizado é válido, ainda mais quando quer alavancar negócio!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn