Portabilidade Voip
Leandro Campos

Leandro Campos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

Possui créditos na Vono? Conheça seus direitos!

Saiba se você tem ou não direito de portar seus créditos após o encerramento das atividades da Vono.

Como sabemos, a Vono irá encerrar suas atividades em 30 de setembro e muitos clientes, que desejam fazer a portabilidade do serviço, estão encontrando um entrave quanto aos créditos remanescentes. Alguns possuem bastante crédito acumulado e, muito provavelmente, não conseguirão utilizá-lo até 30 de setembro. A Vono informou que após o encerramento das atividades, os créditos serão perdidos.

De acordo com a Resolução 632/2014 da ANATEL, que dispõe acerca da forma de pagamento pré-paga e normatiza o prazo de validade dos créditos, o contrato Vono pode sim delimitar tempo para utilização de créditos.

Entretanto, segundo o Dr. Daniel Jannotti Lili, da Rubens Andrade Advogados, existe uma Ação Pública, ajuizada pelo Ministério Público Federal, que discute a validade dessa limitação de tempo dos créditos, na modalidade pré-paga para o serviço móvel pessoal. A ação, em questão, foi julgada pelo Tribunal Regional Federal, que decidiu que a Resolução da ANATEL fere princípios do direito do consumidor e determinou a paralisação de tal

procedimento em todo o território nacional. No entanto, a referida decisão está suspensa, pelo fato de ter sido direcionado um recurso ao Superior Tribunal de Justiça, que ainda será julgado.

Dr. Daniel destaca ainda que ao encerrar suas atividades a rescisão do contrato da Vono foi unilateral, não tendo sido dada aos assinantes nenhuma possibilidade de dar continuidade ao contrato, o que também deve ser analisado judicialmente.

Para ele, existe possibilidade de discussão judicial para o ressarcimento dos assinantes prejudicados, embora seja uma discussão complexa, que demandará um longo tempo de processo.

Os assinantes que se sentirem lesados devem sim procurar seus direitos judicialmente a fim de recuperarem seus créditos e portarem para outra empresa, baseados na ilegalidade da norma reguladora, bem como na alegação de que a rescisão foi unilateral pela Vono, buscando respaldo nos direitos de defesa do consumidor.

Além disso, é possível portar o número da Vono para outra operadora conforme falamos neste artigo. Nós da Nvoip cuidamos de todo o processo para você e não cobramos portabilidade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email