Categorias: BlogVoIP

Quais aspectos interferem na qualidade do VoIP?

5.0
02

A telefonia VoIP é um dos modelos de comunicação mais eficientes e econômicos da atualidade. Para as empresas, ela pode representar um recurso que gera grande vantagem competitiva. Mas, só contar com esses serviços não é garantia de bons resultados. Você precisa ficar atento à qualidade do VoIP que é entregue.

Isso pode ser determinado pelos equipamentos que usa, pela operadora escolhida, pela banda larga, por quem recebe as chamadas e, até mesmo, pela rota de telefonia utilizada. Quer saber como ter ligações sem cortes, atrasos ou interrupções? Então, fique ligado nos aspectos que mais interferem na qualidade das chamadas VoIP!

A rota de telefonia que a operadora usa

As operadoras VoIP entregam serviços de telefonia por meio de rotas. As principais são GSM (Global System for Mobile Communications), TDM (Time Division Multiplexing) e CLI (Command Line Interface). A GSM se refere ao sistema 2G (segunda geração), que não é mais tão eficiente.

A rota TDM, por outro lado, é o meio termo e trabalha com slots de tempo em bits de transmissão. Isso significa que ela permite a comunicação por diversos canais por um mesmo meio de transmissão.

Por fim, a rota CLI é a mais eficiente, oferece interconexões digitais e de excelente qualidade, além de BINA ativa.

Os equipamentos utilizados

Tenha muito cuidado na hora de escolher os equipamentos de telefonia para uso da empresa. Marcas desconhecidas e que oferecem preços muito abaixo do mercado podem custar caro no futuro. Você corre o risco de comprar um produto de vida útil reduzido, que não oferece suporte e garantia adequada, além de interferir diretamente na qualidade da comunicação.

Se você se preocupa com a imagem do negócio, fique atento a essas questões. É sempre bom pesquisar as marcas e modelos disponíveis. Opiniões sobre qualidade e atendimento de assistência técnica de quem já usou também podem te ajudar na decisão de compra!

A operadora escolhida

A operadora que fornece os serviços de telefonia VoIP também pode ser a grande responsável por impedir que a empresa tenha sucesso nas ligações. A baixa qualidade dos serviços prestados, as solicitações de atendimento sem respostas e um suporte que não consegue ajudar os clientes a resolverem os problemas de forma rápida e definitiva podem ser o suficiente para prejudicar a empresa e influenciar negativamente na imagem dela.

Nesses casos, o recomendável é procurar uma operadora de telefonia VoIP mais capacitada e profissional que se alinhe aos objetivos da sua empresa.

O destino das ligações

Nem sempre os problemas de qualidade na telefonia VoIP são por causa da operadora ou da sua empresa. O destino da ligação conta muito. Se o outro lado também não se atentar para os fatores que estamos discutindo aqui, não adiantará muito. A qualidade da comunicação será reduzida da mesma forma.

Você pode descobrir se o problema vem do outro lado da linha testando se ele só se repete quando o mesmo destinatário é contatado. Tendo essa certeza, indique este texto para ele e ajude-o a solucionar os problemas que tem com a telefonia VoIP.

A qualidade da internet

A internet utilizada pela empresa é um dos fatores que mais influenciam na qualidade do VoIP. Afinal, toda a comunicação é baseada nela. Por isso, é importante prezar por um plano que garanta boa velocidade e, acima de tudo, estabilidade para que não haja interrupções frequentes durante os contatos.

Com essas dicas agora você pode rever o contrato de fornecimento de internet que a sua empresa tem e decidir migrar para outro plano ou provedor que garanta a qualidade necessária. Além disso, use um controlador de banda para limitar o uso por aparelho conectado.

Agora que você já sabe quais são os principais fatores que interferem na qualidade do VoIP, planeje uma auditoria interna e corrija qualquer irregularidade que esteja prejudicando a comunicação da empresa.

E aí, depois de ler este texto ficou alguma dúvida sobre os problemas de qualidade nas suas ligações? Conta para a gente um pouco da sua experiência aqui nos comentários!

Compartilhar

Este site utiliza cookies.