A concorrência entre as empresas está cada vez mais acirrada e o empresário precisa buscar inovação e aperfeiçoamento sempre. Assim, melhorar o atendimento ao cliente é algo no qual você deve investir, já que é um fator que não pode ser copiado, se tornando o diferencial do seu negócio.
Continue a leitura e entenda mais!
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Qual cliente não gosta de ser bem atendido e recepcionado em um estabelecimento? Você, por exemplo, já deve ter deixado de ir a um restaurante por conta da demora ou então decidiu só comprar um determinado produto em uma loja porque lá é bem atendido, ainda que, em outras, houvesse o mesmo produto por um preço menor.
A experiência que você oferece ao cliente no momento da compra é um fator único e privilegiado. Ele pode passar a ser um cliente fiel e isso é um verdadeiro presente para qualquer empreendimento.
O cliente fiel, além de só comprar na sua loja, também a recomendará para outras pessoas.
Agora que já vimos como um bom atendimento pode fazer toda a diferença para a satisfação do cliente, vejamos como colocá-lo em prática:
Antes de começar a, simplesmente, oferecer os seus produtos e serviços de forma desenfreada, que tal parar um pouco para ouvir o que o seu cliente precisa?
Ele pode saber exatamente o que necessita e pode também estar enganado sobre isso. Cabe aos funcionários direcioná-lo para a melhor solução e, para tanto, é preciso descobrir qual é o real problema que o cliente enfrenta e identificar qual solução você pode oferecer.
É muito importante oferecer treinamentos constantes para a linha de frente, ou seja, para aqueles funcionários que lidam diretamente com os clientes.
Eles precisam saber qual abordagem será melhor para cada tipo de cliente e como poderão ajudá-lo de maneira rápida e eficaz.
À vista disso, passar a informação correta com segurança e em tempo hábil é essencial!
Quando o atendimento ocorre ao vivo, fica mais fácil deixá-lo humanizado, mas por telefone ou internet, por exemplo, ninguém vê quem está do outro lado da linha ou rede social.
Nesse caso, é preciso ajustar alguns pontos durante o atendimento, para que ele não fique com o aspecto robotizado.
Procure sempre chamar o cliente pelo nome correto e tente oferecer o atendimento mais personalizado possível. Seja sempre educado e simpático para quebrar certas barreiras entre o estabelecimento e o cliente.
A empatia também é chave fundamental para entender as reais necessidades do cliente.
Nós sabemos que quando se trata de oferecer um bom atendimento ao cliente, usar a tecnologia é necessário.
Ainda mais em tempos de blogs, sites e redes sociais, é muito importante estar presente nos mais diversos meios de comunicação e oferecer variados canais para que os clientes possam entrar em contato com a empresa.
Por exemplo, para fazer e receber ligações, você pode contratar um serviço de VoIP que oferece qualidade e garantia da entrega de informações pela internet.
Algumas empresas oferecem pacotes a preços fixos mensais e com diversos planos, assim é possível escolher o que mais se encaixa nas necessidades do seu negócio.
O ideal é que toda a empresa esteja direcionada e comprometida para oferecer o melhor atendimento ao cliente. Assim, todos saem ganhando: os funcionários, a empresa e os consumidores.
As métricas são responsáveis por mensurar os resultados operacionais das empresas e, por isso, demonstram extrema importância na hora de implementar novas estratégias de gestão.
Sendo assim, nossa quarta dica é te mostrar a importância de utilizar métricas nas plataformas de comunicação do seu empreendimento.
A princípio, é importante entender as particularidades do seu negócio e em seguida escolher qual a melhor metodologia que seu empreendimento deve usar, ok?
Veja as principais métricas usadas:
E aí, algumas dessas métricas se encaixam com o objetivo da sua empresa?
Vale ressaltar que existem outras métricas de atendimento que podem ajudar sua empresa a melhorar a produtividade.
Por isso, preparamos um artigo sobre KPI e métricas para o suporte da sua empresa que pode te ajudar.
Um bom atendimento requer inúmeras técnicas que ajudam a melhorar o diálogo e interação com o público-alvo.
Em primeiro lugar, essa constatação requer uma coisa: conhecer o máximo possível sobre o produto.
Dessa forma, antes de saber quais as técnicas para aumentar o rendimento da sua central de atendimento, procure manter sua equipe com o máximo de conhecimento a respeito da mercadoria que sua empresa oferta.
Assim, sua equipe não somente prestará um suporte qualificado, como também poderá vender mais com argumentos e fundamentação.
Por isso, promova debate entre sua equipe e saiba o nível de conhecimento deles sobre o produto ou até mesmo que elas busquem esse tipo de insight uns com os outros.
Basicamente, essa prática visa mostrar para sua cartela de clientes o quão é necessário é o produto e serviço que seu negócio oferece.
Essa dica está diretamente atrelada ao nível de conhecimento que seu squad tem sobre o produto ofertado.
Dessa forma, se sua equipe enfatizar as vantagens e os ganhos da negociação, com certeza os resultados operacionais aumentarão.
Por fim, para implementar tal prática é necessário inferir uma estratégia mais assertiva, buscando os leads mais qualificados para o seu perfil empresarial.
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