Como o provedor pode influenciar a qualidade da sua internet?

provedor-de-internet-teste-a-qualidade

Você sabia que o provedor pode influenciar a qualidade da sua internet? Pois é, a escolha de um provedor de qualidade deve ser realizada com muita atenção. Vamos falar sobre esse tema no texto de hoje, acompanhe.

A lentidão na conexão é um problema sério, seja para quem trabalha, usa o computador casualmente, assiste filmes e séries ou prefere jogar no computador…

Nesse sentido, é fundamental entender um pouco mais a qualidade dos provedores de internet e como analisar a sua conexão. Siga a leitura.

O que é um provedor?

O provedor de internet (seja via rádio ou outro meio), assim como o nome sugere, é uma empresa que oferece um serviço de conexão à internet. Em outras palavras, ele é a ponte entre a sua casa ou empresa e a rede mundial de computadores.

Hoje, os provedores oferecem muito mais do que “apenas” a conexão com a internet.

A prestação de serviços desse segmento empresarial evoluiu bastante. Além de servir de ponte para garantir sua conexão, os provedores também oferecem uma navegação mais segura, além de pacotes de softwares e serviços que complementam seu dia a dia.

No começo dos anos 2000, os provedores eram mais simples, mas ainda assim indispensáveis. Você recebia um disco ou um link para acessar e baixar um discador, que com seu usuário e senha, cuidava para que sua conexão (naquela época, ainda discada) acontecesse.

Felizmente, o tempo passou e os discadores não são mais necessários para a maioria das pessoas!

A Internet de banda larga chegou e, com ela, os provedores tiveram de se atualizar, trazendo mais ferramentas úteis para o usuário e menos limitações.

Hoje, o termo provedor é muito mais popular no mundo empresarial, mas todo mundo que acessa a internet conta com a prestação de serviços desse tipo de empresa.

Como escolher o provedor de internet certo?

Os maiores provedores para empresas são amplamente divulgados em redes sociais, propagandas para a TV, internet e até no rádio. Mas, não se engane, eles não representam as únicas opções no mercado!

Aliás, é bem fácil encontrar inúmeras reclamações sobre as grandes marcas que anunciam incessantemente por aí. Não vem ao caso citá-las diretamente, mas você sabe do que estamos falando, certo?

O pior pesadelo de alguém que precisa da internet é não tê-la em um momento muito importante.

Esse momento varia de pessoa para pessoa, mas qualquer usuário, seja em um centro urbano ou área isolada, já passou por isso ao contar com os maiores provedores do mercado.

Você deve gostar também:  Call center ativo ou receptivo?

Seja em uma partida eletrizante no videogame, na hora de subir aquele vídeo no canal do YouTube, no meio de uma reunião de negócios… A lista é longa.

Por isso, escolher o melhor provedor de internet é imprescindível. E fazer isso é muito mais simples do que parece!

Para decidir sobre o melhor provedor de internet, você precisa:

  • Pesquisar sobre suas avaliações no Google e nas redes sociais;
  • Conferir se sua lista de serviços agregados combina com suas necessidades;
  • Se os pacotes oferecidos vão de encontro com o que você precisa em termos de conexão;
  • Se certificar de que a latência da conexão será sempre baixa;
  • Entender como funciona o suporte e o pós-venda de uma forma geral.

Como o provedor pode influenciar a qualidade da minha internet?

A resposta é: de muitas maneiras.

Provedores distantes demais da área onde você reside ou trabalha dificilmente irão cobrir sua região e, quando isso acontecer, sua conexão sofrerá de lentidão e problemas de latência.

Qualidade x velocidade

E por falar em latência, esse é um tema que normalmente passa despercebido por quem não entende do assunto. 

Você sabia que não adianta ter 20, 50 ou 100 mb em um pacote de internet se a latência for alta demais? A conexão sempre parecerá estranha e terá algum tipo de lentidão, especialmente na resposta do servidor até o seu computador ou qualquer outro dispositivo.

Veja, toda vez que você clica em um vídeo, link ou qualquer outro elemento na internet, existe uma comunicação entre seu dispositivo e o provedor.

As respostas precisam ser muito rápidas para não gerar atrasos e frustração. Isso é especialmente válido quando você está assistindo alguma coisa ou jogando, porque quando a latência é alta, gera o famoso e temido lag (que não está restrito aos videogames).

O lag é o termo usado para definir a demora entre o “apertar” de um botão e a ação realizada na tela, seja em um jogo, em um serviço de streaming ou qualquer outro meio online que possibilita interações.

Suporte de qualidade

Não basta a internet ser rápida e de qualidade. O suporte também precisa te atender do jeito que você merece.

É muito fácil ter toda a atenção do mundo antes de contratar um serviço ou comprar um produto. Mas, você se lembra quantas empresas te trataram com a mesma atenção após a venda?

Isso importa muito porque diante de qualquer eventualidade, você sempre poderá contar com alguém para te ajudar e garantir que sua conexão com a internet seja a melhor possível.

Quais empresas trabalham com provedores?

Milhares de empresas por todo o Brasil contam com provedores corporativos para sanar suas necessidades. 

Enquanto isso, ambientes residenciais contam com pacotes de internet criados especificamente para a sua realidade, também através de um provedor (que pode ser local ou uma grande empresa renomada).

Você deve gostar também:  Faça uma ligação internacional para a África

As vantagens de contar com um provedor são muitas. Por que contar com um servidor de e-mail padrão, quando você pode ter mais espaço para armazenamento, servidores dedicados e muito mais segurança e agilidade?

O uso de um provedor confiável traz mais estabilidade e confiabilidade à conexão. Você não precisa ligar para o suporte técnico toda vez que chove ou se queixar que a velocidade caiu, que a latência está alta em um horário de pico.

Internet boa é aquela que atende às suas necessidades e não te deixa na mão, não é mesmo?

Nenhum serviço é à prova de falhas, é claro, mas o importante é que não seja algo recorrente e que a resolução do problema seja rápida e humanizada, procurando te auxiliar sempre que necessário.

Conheça as soluções wireless fabricadas pela Wi2be e aproveite o máximo que a Internet tem a oferecer. Fabricamos equipamentos com a mais alta tecnologia, buscando trazer alta performance para atender suas necessidades, sejam elas básicas ou avançadas. Altas velocidades, baixa latência. Total atenção antes, durante e após a venda.

Conteúdo elaborado pela equipe da Wi2be.