Livia Nonato

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Saiba quais recursos da URA usar em seu home office

Saber se adaptar é uma característica que todo empreendedor deve ter ou desenvolver. O trabalho em home office mudou completamente o dia a dia de empresas e organizações. Essa transferência do escritório para casa, que ocorreu de forma repentina, demonstrou as necessidade de ajustes na rotina corporativa. Nesse cenário, tecnologias, ferramentas e plataformas que ajudam na gestão do trabalho remoto foram ainda mais essenciais. Como é o caso dos recursos da URA.

Nesse sentido, a busca por alternativas que solucionem os seus problemas e melhorem a experiência home office para seus clientes e colaboradores é fundamental.

Assim, você garante a qualidade do trabalho e evita perdas de produtividade. A telefonia em nuvem te ajuda a adaptar toda a comunicação da sua empresa para essa nova realidade. 

E, pensando nisso, hoje vamos te apresentar recursos da URA que serão decisivos para o bom funcionamento do seu home office.

Se você ainda não sabe o que é URA e todos os benefícios que ela vai agregar a sua empresa, fique tranquilo que nós vamos te explicar. Continue a leitura do artigo.

O que é URA?

Quando falamos em atendimento eletrônico fica um pouco mais fácil de você se familiarizar. A URA é popularmente conhecida por esse termo. Também é comum a associação da URA a call centers e grandes companhias que, geralmente, têm muitas demandas de atendimento. 

Mas os seus recursos vão muito além disso. Assim como os benefícios desse sistema já não são relacionados a um único segmento de mercado. Então, independente do tamanho da sua empresa, a URA é uma solução eficaz e com excelente custo-benefício.   

URA é a sigla de Unidade de Resposta Audível. Ela é um sistema que controla o fluxo de ligações da sua empresa. Então, através da URA, você consegue gerenciar o atendimento ao cliente de forma eletrônica e programada. 

Entre as características principais desse sistema estão: a gravação de mensagens, organização de filas de atendimento e menus interativos. E com a telefonia VoIP esse atendimento digital te oferece mais mobilidade, o que traz ainda mais vantagens e economia para o home office da sua empresa. 

URA e home office

Automatizar os processos de atendimento está sendo uma escolha inteligente dos gestores para o modelo home office.

Sendo assim, imagine se você tivesse que contratar várias linhas móveis ou fixas para os seus colaboradores? Além do número, ainda existem as tarifas para garantir o funcionamento do atendimento ao cliente. Seria necessário, ainda, uma estrutura de instalação no caso de linhas fixas. 

Assim, nesse caso, o gasto financeiro e logístico é alto e desnecessário. Com o uso de uma URA para atendimento digital, a sua empresa se adapta ao home office, otimiza o atendimento e soluciona tudo de forma remota. 

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Recursos da URA

A URA tem uma série de recursos possíveis para acelerar seu atendimento sem abrir mão da qualidade. Uma preocupação que você precisa ter é a de não deixar os clientes irritados com um atendimento robotizado.

E isso é essencial. Então, programar a sua URA de forma humanizada é o caminho para dar ao seu cliente uma experiência positiva.   

Agora que você já compreendeu o que é URA, saiba quais recursos usar no seu home office.

call center

1 – Atendimento automático

O principal recurso da URA é o atendimento automático. Dessa forma, quando o cliente liga para a sua empresa o primeiro contato será com a sua URA.

Ter um sistema que atenda rapidamente é algo fundamental para empresas que recebem um grande fluxo de ligações. Ainda mais quando se está em home office. Dessa forma, você evita a frustração do cliente de ligar para uma empresa em que o telefone só chama e nunca é atendido.

2 – Menu interativo

Outro recurso importante da URA é o menu interativo. Esse recurso funciona como um filtro para saber qual a intenção do seu cliente no atendimento. 

Usar essa função da URA na realidade do home office é benéfico para a produtividade do seu time. A mediação do atendente eletrônico evita que ligações desnecessárias cheguem ao departamento errado da sua empresa.

Dessa maneira o cliente resolve a sua solicitação mais rápido e o atendente se torna mais eficaz. Sendo assim, fica mais fácil fidelizar o seu cliente por meio da satisfação com o atendimento. 

Programar a sua URA de forma intuitiva impacta diretamente nesta situação. Já que o atendimento eletrônico tem como objetivo facilitar a comunicação do seu negócio.

3 – Atendimento simultâneo

Para o home office, esse é um recurso primordial. A URA possibilita que sua empresa atenda, simultaneamente, várias ligações. Assim, seu telefone não dá sinal de ocupado e o cliente não se decepciona com a falta de sucesso em entrar em contato com você.

Prático e rápido, o atendimento simultâneo é o que vai manter imperceptível o fato de seus colaboradores estarem em home office. Sem prejudicar o atendimento.

4 – Ramais conectados

Com a sua atendente eletrônica programada corretamente, é hora de conectar o seu time à URA. Nesse sentido, o sistema é sinônimo de praticidade e economia para o seu negócio. Com a URA você realiza a conexão entre ramais de seus colaboradores, gratuitamente. 

Assim, com base no plano que a sua empresa precisa, é possível ligar quantos usuários forem necessários ao seu sistema. Ou seja, se o departamento financeiro precisa se comunicar com o RH da empresa, você não paga nada mais por isso. 

Em tempos de home office, dispor de um sistema conectado com as diferentes áreas da sua empresa é um diferencial. Principalmente porque é mais uma maneira de você assegurar que o cliente será atendido pelo departamento certo. 

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5 – Gravação das chamadas e relatórios

Vamos pensar que você já colocou a sua URA em funcionamento, segmentou o menu interativo e personalizou a sua fila de espera. Pronto, o seu atendimento ao cliente está automatizado. O próximo passo é analisar o processo. Assim, você consegue avaliar se a experiência do cliente atingiu a sua expectativa.

A URA permite que você grave todas as ligações recebidas pela sua empresa. Assim, você consegue mapear se a qualidade do seu atendimento em home office está satisfatória. Além de ter a possibilidade de verificar se houveram problemas eventuais em alguma chamada específica.

Um recurso que também é importante e serve como indicador de qualidade são os relatórios. Com a URA, a sua empresa tem relatórios em tempo real.

Com esses dados coletados, você consegue analisar se a produtividade do seu time melhorou ou piorou em home office (caso já tenha dados anteriores do seu atendimento). 

Também pode definir como uma métrica a ser monitorada mês a mês, essa é uma importante estratégia para contribuir com o sucesso do seu home office. 

Agora que você já sabe como usar a URA no home office, fale com um dos nossos consultores. Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Nvoip.     

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