Retenção de clientes
Lisandra Queiroga

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Retenção de clientes: a telefonia em nuvem pode ajudar

Muitas pessoas ainda acreditam que a tarefa mais difícil para uma empresa atualmente é conquistar o cliente,  vender algo para ele. Mas sabemos que a retenção de clientes também não é uma tarefa fácil. Afinal isso exige que o encantamento continue no pós-compra.  

Você já deve ter se perguntado se existem dicas para facilitar esse processo de manter os clientes. E sim, elas existem. E é disso que esse texto vai tratar. Além de mostrar como a telefonia em nuvem pode ajudar nesse processo.  

É por isso que você procura? Então continue nessa leitura e confira nossas dicas. 

Fidelização ou retenção de clientes 

Quem mantém sua empresa são seus clientes, certo? Por isso é sua principal função garantir não só a venda, mas também a satisfação deles. E isso acarreta na fidelização e retenção de clientes. Até porque, como muitos estudos mostram, é mais caro conquistar novos clientes do que mantê-los. Uma dica importante: priorize a fidelização para evitar a retenção de clientes. 

Nesse momento você deve estar se perguntando a diferença de fidelização e retenção. Pois vamos a resposta: fidelizar um cliente é fazer com que ele consuma seu produto/serviço constantemente. Já a retenção de clientes é a ação de fazer com que ele permaneça cliente, ou não desista de continuar consumindo sua demanda. Por isso aconselhamos que seu negócio foque na fidelização para que não haja retenção de clientes.

Dicas para fidelização de clientes

Nesse processo é essencial manter o contato constante com seu cliente. Tome a iniciativa de ligar para ele, interessado em saber como anda a satisfação. Não espere que ele ligue para você para fazer algum tipo de reclamação, ou relatar insatisfações.  

Para isso invista em um profissional que acompanhe seu cliente na jornada dele pela empresa, depois do pós-compra. Isso para ter feedbacks, perguntar se ele está satisfeito, se tem algum tipo de reclamação, se há algo que possa melhorar. A dor do cliente deve ser uma das maiores motivações para que a empresa possa melhorar o seu produto ou o seu serviço. E ninguém melhor para cumprir essa função do que o profissional de CS.  

É ele quem cria um elo com o cliente através de um atendimento personalizado. Atende os anseios, fica atento as reclamações e melhorias no serviço/produto. É importante que esse profissional tenha um atendimento humanizado, tenha calma e paciência para ouvir e resolver ou direcionar para alguém que resolva os pontuais problemas que venham a acontecer. Dessa forma dificilmente seu cliente vai decidir trocá-lo pela concorrência. 

Essas dicas podem parecer simples, mas fazem total diferença. Afinal um bom atendimento é um grande diferencial atualmente, para um mercado repleto de concorrentes e um consumidor que está cada dia mais exigente. É evidente que qualquer cliente preza por ser bem atendido, e que seus problemas sejam facilmente resolvidos. Vamos então ao próximo tópico: 

Retenção de clientes 

Agora que já está clara a diferença entre fidelização e retenção, e que é preciso priorizar a fidelização, vamos ao que importa. Como fazer uma eficiente retenção de clientes? 

É importante, nesse processo, antes de tudo, ouvir com atenção o que o cliente tem a dizer. Se for preciso anote alguns pontos, e demonstre interesse na conversa. Se empenhe ao resolver o que se pede.  

Agir com transparência e passar informações precisas e corretas é indispensável. Não fique enrolando o cliente nesse momento, pois isso só vai aumentar a irritação dele e a vontade de dispensar sua empresa.  

Seja sincero. Se houve algum erro cometido pela empresa, assuma, peça desculpas e procure uma solução rápida. Agir com ética é sempre um bom caminho. 

Como a telefonia em nuvem pode ajudar na retenção de clientes 

As inovações estão a todo vapor, se atualizando a cada dia. Com a telecomunicação não é diferente, então use isso a favor de seu negócio para retenção de clientes. 

A telefonia em nuvem é uma dessas inovações. Ela une qualidade, modernidade e preço justo. Ao adotar essa tecnologia a produtividade de sua equipe pode aumentar significativamente, trazendo maior eficiência no atendimento e maior agilidade na retenção de clientes. 

Vantagens da telefonia em nuvem

Com a telefonia em nuvem seu colaborador pode ficar o tempo que precisar ao telefone, sem se preocupar com o custo da ligação. Diferente da telefonia convencional não são cobrados valores por chamadas de longa distância ou taxas de acordo com horário de utilização. Assim ele pode se concentrar em atender bem o cliente. Focado na resolução do problema. 

Além disso, com a telefonia em nuvem você pode personalizar o seu plano de acordo com as necessidades da empresa e só pagar por aquilo que realmente usar.  

E ainda sua empresa tem acesso a informações úteis que garantem a segurança. Através de um painel, por exemplo, você tem acesso gratuitamente a todo o histórico de chamadas recebidas e realizadas, além de ter a gravação de todas as ligações do seu negócio. Informações que podem ser uteis na retenção de clientes. 

É possível também conectar a telefonia em nuvem aos sistemas já utilizados pela empresa, como o CRM, sistema que envolve um conjunto de estratégias, práticas de negócio e tecnologias voltadas para o relacionamento com o cliente. Além de bancos de dados e HelpDesk. A integração vai além, pois as filiais ao redor do mundo também podem acessar o mesmo sistema na nuvem. Não deixe seu negócio obsoleto. Invista em telefonia voip.

Mas você ainda não tem uma empresa que forneça telefonia em nuvem para você? Temos um artigo que pode ajudar nessa sua escolha. Clique e saiba como escolher uma empresa de VoIP

Conclusão

Por fim, citamos algumas das principais dicas. Mas ainda que existem algumas outras para ajudar na retenção do cliente. Tenha em mente que começando a aplicar essas que listamos acima já é um excelente começo. Sabe de outras técnicas para melhorar o processo de retenção clientes? Divida conosco.

Seguindo essas dicas, desde a fidelização, retenção de clientes até o relacionamento com o consumidor na sua empresa, seja ela de qual segmento for, vai melhorar.  Gostou desse artigo? Temos uma boa indicação de leitura para quem tem interesse sobre esse ramo. Que tal ler sobre o churn de telefonia sua empresa?

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