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O que realmente é ROI?
Livia Amorim

Livia Amorim

ROI: O que realmente é essa métrica?

ROI: O que realmente é essa métrica?
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As métricas são a maneira mais segura de saber como o seu negócio está performando. Por isso, é preciso saber como calculá-las. Descubra agora como fazer esses cálculos pode ser muito mais fácil do que você imaginava!

Aqui no blog da Nvoip, nós já falamos de várias métricas que podem ser essenciais para o seu negócio. Já falamos, de CAC e até métricas de vaidade para que o pessoal do marketing digital tome cuidado para não contar com falsos resultados.

E, dessa vez, pensando em aumentar ainda mais a sua gama de conhecimento, separamos um assunto especial para quem quer saber como a empresa anda das pernas.

O que é ROI?

ROI é uma sigla que significa Retorno sobre Investimento. É um dos cálculos mais básicos de uma empresa para saber quanto do investimento está realmente dando retorno. Esse indicador mostra quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo em cada investimento feito. Isso inclui qualquer tipo de investimento, como treinamentos, campanhas de marketing, ferramentas de gestão, mudanças nas estratégias… Enfim, qualquer alteração e mudança que precise de um investimento pode ser calculado pelo ROI.

Só de dizer assim já dá para entender o porquê esse indicador é tão importante, não é mesmo? Mas então: Como calcular o ROI?

Como calcular o ROI da minha empresa?

O cálculo do ROI é realizado de maneira bem simples através da fórmula abaixo:

Simples, certo? Agora vamos entender o que pode ser considerado como receita e como despesa.

Receitas

Receitas é todo o dinheiro arrecadado pela empresa através de vendas. Caso queira calcular o ROI de uma determinada área da empresa, considere apenas o valor específico da área em questão.

Despesas

Os custos, ou despesas, são os valores despendidos para realizar uma atividade. Ou seja, o valor gasto para permitir certo investimento. É o caso de custos com hotéis e transporte quando a equipe vai em um algum evento.

Visualizando

Então vamos imaginar um exemplo:

Imagine que a sua empresa está indo para um evento de marketing e vendas em outra cidade. Você deseja saber e anotar quais serão os custos e as receitas deste evento em questão. Portanto, todos os valores que entrarem na conta serão apenas com relação a esse evento.

Assim temos:

Serão deslocadas 6 pessoas do seu time. A empresa precisa bancar o transporte, a alimentação e a estadia dessas 6 pessoas. Esses são os custos com a equipe. Ainda é necessário somar a esse valor o quanto foi gasto com marketing e produção de material para o evento como folders, flyers, camisas e brindes. Caso a equipe tenha passado por algum treinamento específico para o evento, esse valor também deve entrar na conta.

As receitas serão as vendas que serão realizadas no próprio evento ou de clientes que chegarão via inbound por causa do evento.

Portanto, imagine que o transporte ficou em R$1.000,00, a alimentação em R$500,00, a estadia em R$350,00, os investimentos com marketing em R$ 150,00 e o treinamento em R$100,00. Somando todo esse valor temos um total de custos no valor de R$2.100,00.

No evento foram fechadas 10 vendas que resultaram em R$750,00. Mas, posteriormente, foi constatado que mais 75 clientes chegaram à base e realizaram uma compra por causa do evento. A venda para essas 75 pessoas resultou em uma receita de R$2560,00. Portanto, a receita total foi de R$3.310,00.

Basta observar os valores para saber que os custos foram menores que as receitas. Agora, basta que você insira os valores na fórmula que apresentamos acima para descobrir o valor do ROI. Dessa maneira, atesta-se que a empresa teve um retorno sobre investimento de 57,62%.

Como avaliar o ROI?

É preciso saber que o ROI deve ser positivo, pois isso significa que o seu investimento está trazendo lucro. No entanto, o valor do ROI pode variar imensamente. É preciso que você compare o ROI com a meta estabelecida pela equipe, juntamente com dados e outros cálculos para saber se realmente está fazendo um bom investimento a longo prazo. Infelizmente, o ROI não leva em consideração o tempo do investimento. Mas mesmo assim, é um cálculo relevante que deve ser utilizado pela empresa. Quer entender por que ainda assim é importante saber fazer esse cálculo? Então continue com a gente!

Por que preciso disso?

Ao calcular o ROI e acompanhar o resultado dos investimentos realizados no passado pela organização, é possível aprender com os erros e os acertos. Assim, descobre-se quais são os melhores investimentos para sucesso.

Assim, a empresa pode responder perguntas como:

  • Quais são as maiores fontes de lucro?
  • Quais são os gastos que podem ser cortados?
  • Quais são os investimentos essenciais para o meu negócio?
  • As campanhas de marketing estão gerando o retorno esperado?
  • O processo de vendas é eficaz?
  • O atendimento ao cliente está sendo um fator relevante para a aquisição do cliente?
  • O CS está sendo capaz de manter a satisfação dos clientes na base?

No exemplo que explicitamos acima, a empresa pode descobrir se aquele tipo de evento é lucrativo ou não e se essa foi uma ação que trouxe mais benefícios do que despesas. Assim, é possível descobrir com os erros e acertos em quais ações a empresa deve investir ou não.

Enfim, são inúmeras questões que serão respondidas através da ótica do financeiro e das estratégias que estão sendo aplicadas. Entendendo quais são as estratégias fundamentais para a empresa, pode-se descobrir como aprimorá-las para que as metas sejam cada vez mais fáceis de serem atingidas. Da mesma forma, descobrindo o que é gasto desnecessário, sobra verba para investir no que realmente importa e no que traz resultado.

Agora você já pode sair daqui colocando tudo isso em prática! Quer saber mais sobre gestão? Então saiba como gerir a sua telefonia com 12 dicas.