Alessandra Oliveira

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Saiba como funciona o funil de vendas

Você já deve ter ouvido falar em como é importante para o seu negócio prestar atenção ao seu funil de vendas. Que é por ele que você tem o controle de suas metas de um jeito fácil e simples. Mas você sabe mesmo o que é o funil de vendas e como ele funciona?

Hoje nós vamos falar um pouco mais sobre esse método tão utilizado no mercado e que possibilita que sua empresa crie estratégias para atrair diversos tipos de clientes. Gerando interesse ao maior número de consumidores possível.

Conheça mais sobre funil de vendas agora. Vamos lá!

O que é funil de vendas?

Funil de vendas é um modelo estratégico que acompanha toda a jornada do cliente com a sua empresa. Desde o começo mesmo; quando seu cliente toma conhecimento sobre seu produto ou serviço, o interesse gerado e todo o caminho percorrido por ele até, de fato, fechar o negócio.

Você sabe como funciona um funil de vendas? Também conhecido como pipeline, o funil de vendas possui três etapas que exigem abordagens diferentes na hora de pensar em estratégias de marketing. São elas: o topo de funil, o meio de funil e (o que todos buscamos) fundo de funil.

Vamos ver como é dividido o funil de vendas.

Topo de Funil – “Atenção”

Essa é a primeira fase; aqui os leads são apenas visitantes que não têm nenhum interesse em consumir quaisquer produtos ou serviços. Mas, de alguma forma, você conseguiu atrair a atenção dele para a sua empresa. 

Agora ele descobriu seu produto e quer saber mais. É o momento em que se inicia um aprendizado mais aprofundado sobre sua empresa. Ele quer saber o que você oferece, como funciona, onde encontra.

Esse lead vai buscar informações sobre a sua empresa, então é importante manter seu site e suas redes atualizadas para que seja fácil as pessoas aprenderem sobre seus produtos e serviços. 

Investir em blogs, com dicas de como usar seus produtos ou serviços e materiais ricos como e-books é a melhor maneira de convencer o público de que você realmente tem o que ele está buscando.

Meio de Funil – “Interesse e Desejo”

Já o meio de funil traz um lead que precisa ser nutrido de outra maneira. Talvez ele nem estivesse procurando por isso mas ao tomar conhecimento da existência dessa solução, ele desenvolve um interesse e consegue identificar uma dor que tinha. Assim, ele descobre ainda alguma utilidade desse produto que combina com a sua rotina tornando objeto de desejo. 

Ele já estudou sobre o produto e já identificou que atende às suas necessidades. Nesta fase você precisa disponibilizar a esse público um meio de receber mais informações, como um formulário, por exemplo, que possibilita a ele receber um conteúdo exclusivo, mais completo e técnico. 

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É basicamente enriquecê-lo com o máximo de informações possível para que ele tenha certeza sobre o que está buscando e de que ele realmente precisa desse produto.

Fundo de Funil – “Ação”

E agora que ele já passou por todo esse processo e sabe que precisa desse produto em específico, é hora de agir. Essa é a etapa em que ele já está pronto para fechar o negócio e você só precisa convencê-lo do porquê ele deve adquirir o produto da sua empresa. 

Se você acompanhou essa jornada até aqui, possivelmente o sentimento de parceria e a confiança já existem com esse lead, então cabe ao comercial finalizar o processo. Pode-se, inclusive, adicionar o pós venda a essa etapa tão importante para fidelizar o cliente.

Qualificando seu lead com ajuda do VoIP

Já sabemos um pouco mais sobre a jornada que o cliente enfrentou para comprar seu produto ou adquirir seu serviço. Agora vou te explicar como a Nvoip pode te ajudar a aplicar as estratégias adequadas aos leads.

Vamos imaginar que você tenha um negócio que venda equipamentos de ginástica. A primeira etapa consiste em você investir em marketing para ser descoberto. Você pode panfletar, incluir propagandas em sites e redes sociais de academias e personal trainers, aplicativos de exercícios para fazer em casa etc. E nesses anúncios você vai atribuir para contato um número máscara diferente para cada mídia que você distribuir (panfleto, banner, pop-up). 

Com o VoIP, que permite a você criar os números máscaras, você consegue rastrear a origem das ligações e saber exatamente de onde vêm seus prospects e qual a mídia que te dá um retorno maior para que você continue investindo nela. Assim, você pode pensar em como melhorar suas estratégias focando exatamente onde você obtém mais leads.

Outra estratégia é disponibilizar em seu site um formulário para quem tiver interesse em receber mais informações sobre aparelhos de ginástica, solicitando ao futuro cliente um número de celular para contato. 

Assim é possível disparar para esse lead um SMS de texto com conteúdo exclusivo sobre vantagens e dicas do produto. O mesmo vale para torpedos de voz interativos. Os torpedos de voz, além de levar a informação ao cliente, ainda oferecem a ele a possibilidade de falar diretamente com um atendente.

E nessa fase, provavelmente, o lead já está pronto para ser convertido. Fechada a venda, envie ao cliente um número que possibilite a ele esclarecer dúvidas sobre o produto que adquiriu. Veja se ele tem interesse em continuar recebendo conteúdo informativo sobre seus produtos e novidades. E faça também um belo trabalho de pós venda com sua equipe de atendimento. Dessa forma, você consegue fidelizar seus clientes.

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Entendendo o objetivo do funil de vendas

Se você chegou até aqui, já sabe a importância de prestar atenção a cada etapa que seu cliente passou. Como despertar a atenção, o interesse e o desejo o levam à ação de adquirir o que você está oferecendo.

Mas, mais importante que vender, o objetivo do funil de vendas é mostrar ao cliente o quão importante é desenvolver a consciência sobre sua real necessidade. Oferecer informação sobre o que você vende, sem necessariamente estar vendendo, enriquece sua marca de uma maneira fantástica.

Porque mesmo que a venda não ocorra no momento que surge o interesse do lead, sua marca torna-se para ele, referência. E ter esse título é tão importante quanto a venda em si. Pois quando ele julgar que é a hora certa de comprar, ele vai lembrar de todo o caminho que percorreu junto à sua empresa e de como você oferece a qualidade que ele busca.

Gostou desse conteúdo e quer ajuda para implementar os recursos VoIP que citamos? Nossos colaboradores estão prontos para ajudá-los a saber mais sobre números máscara, SMS e torpedos de voz. Entre em contato com a gente! 

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