Mulher feliz falando pelo celular
Leandro Campos

Leandro Campos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba como usar empatia no Atendimento ao Cliente

Saiba como usar empatia no Atendimento ao Cliente
5 (100%) 6 votos

[fluid][html ]Empatia significa reconhecer o estado emocional de uma pessoa. Ou seja, é mostrar capacidade de compreender problemas e sentimentos a respeito de determinado problema. E quando um cliente procura a empresa para reclamar de algo, é por isso que ele espera.

Esse contato, quando feito da maneira correta, faz com que a solução seja encontrada com mais eficiência e profissionalismo. Para completar, ainda ajuda a entender diferentes perfis de compra e melhorar os processos internos da organização.

Quer saber como usar a empatia no Atendimento ao Cliente e conseguir qualidade no processo? Então, continue a leitura deste artigo!

Por que a empatia no Atendimento ao Cliente é tão importante?

O público não deseja ser atendido por máquinas. Ele procura por um atendimento humanizado, e esse é o primeiro fator que reafirma como usar a empatia no Atendimento ao Cliente é importante. Mas existem ainda outros motivos que justificam bem esse tópico, acompanhe!

Constrói um bom relacionamento com o cliente

Um atendimento empático estabelece um laço de confiança com a marca. Isso quer dizer que, mesmo que algum problema tenha atrapalhado a experiência de compra, o cliente voltará a fechar negócio com a empresa porque seu impasse foi solucionado com sucesso por meio de um contato rápido, compreensivo e educado.

Ajuda a sanar dúvidas

Em alguns casos, o que é tido como problema pelo cliente é apenas uma questão de falta de esclarecimento. Por não compreender algo com clareza, ele considera aquilo como um transtorno e entra em contato para reclamar.

Ao colocar a empatia em prática durante o processo de atendimento, a resolução dessa situação é mais rápida. E quando o atendente repassa as informações corretamente, quem está do outro lado logo se tranquiliza.

Como aplicar a empatia no Atendimento ao Cliente?

É mesmo difícil lidar com reclamações diárias durante a rotina de trabalho. Mas se recompor diante desses impasses é importante para reverter esses problemas em negociação e compreensão. E, para atingir esse objetivo, existem algumas formas de aplicar a empatia no Atendimento ao Cliente, veja!

Ouça atentamente o cliente

É muito importante ouvir atentamente o que o cliente diz e considerar todos os detalhes mencionados, mesmo se ele demonstrar irritação em sua fala. Por vezes, ele está assim porque não foi bem atendido em outra ocasião, o que faz com que seu problema aumente de tamanho.

Responda o mais rápido possível

Na medida do possível, é bom não deixar que o cliente espere muito tempo por uma resposta. Ele deseja uma solução efetiva e rápida, pois já está muito chateado com a situação. Para otimizar esse ponto, é interessante que o atendente colha informações corretamente para já traçar o caminho de uma solução no decorrer da comunicação.

Mostre-se sempre com sinceridade e educação

Rebater a agressividade do cliente não vale a pena: isso apenas aumentará a insatisfação dele.

Portanto, o ideal é manter sempre um tom agradável e tentar encaminhar a conversa para outra direção, sem enrolar ou adiar o desfecho. É fundamental expressar uma maneira sincera de ajudar, em frases como “vamos esclarecer esta questão com prazer” ou “deixe-me ver o que pode ser feito”.

Assim como qualquer habilidade, a empatia no Atendimento ao Cliente precisa ser trabalhada constantemente para que seja aperfeiçoada. Sendo assim, não deixe de ter uma equipe bem treinada e preparada para exercer bem essa função.

E você, tem mais alguma dica ou sugestão sobre este assunto? Deixe um comentário no post e participe!

[/html][/fluid]

A Nvoip é uma plataforma e telefonia em nuvem que lhe permite contratar números virtuais, 0800, 4003 em mais de 73 países do mundo sem burocracias.

Central de Atendimento

São Paulo – (11) 4118-6267
Rio de Janeiro – (21) 2018-1009
Belo Horizonte – (31) 3614-3584
Outras localidades – 0800 878 3122

Nvoip © 2019. Todos os direitos reservados.

Endereço: Av. Presidente Costa e Silva, 2059, São Pedro – Juiz de Fora – MG – Brasil