o que é messenger for business e como utiliza-lo
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

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Messenger for Business: saiba o que é e como potencializar

A cada dia novas plataformas de comunicação são criadas para ajudar pessoas e empresas. E para não ficar para trás é preciso se atualizar sobre as principais novidades que o mercado oferece. O Messenger for Business com certeza é uma dessas importantes novidades

O Facebook, como uma das maiores redes sociais do momento, não poderia deixar de inovar. Assim, foi recentemente disponibilizado uma versão corporativa do Messenger, o serviço de troca de mensagens. O Messenger for Business foi criado para facilitar para as empresas um atendimento de excelência aos seus clientes. 

No texto de hoje você vai encontrar explicações sobre o Messenger for Business e as melhores formas para poder usá-lo. Interessante né? Então continue acompanhando a leitura! 

Afinal o que é Messenger for Business? 

Antigamente a aba de conversa do Facebook, também denominada como Facebook Messenger, era só uma maneira de conversar com seus contatos da rede. Mas agora o Facebook resolveu inovar com o Messenger for Business. Essa ferramenta pode ser uma das mais poderosas ferramentas on-line para presença de marca e engajamento de clientes. 

A partir dela é possível trocar textos, imagens e diversos outros tipos de arquivo com contatos do Facebook. Isso tanto pelo site quanto por meio do aplicativo para celulares, tablets e desktop. 

Observando o potencial corporativo dessa ferramenta, foi desenvolvido um aplicativo voltado justamente para a atuação empresarial: o Messenger for Business. A ferramenta tem vários recursos próprios que facilitam o trabalho da equipe de atendimento, vendas e marketing. 

Desse modo usar o Facebook Messenger para empresas pode oferecer uma outra maneira de se envolver com seus clientes. Além de conquistar lealdade e aumentar seu alcance social. Por isso é importante conhecer o Facebook Messenger. 

Vantagens do Messenger for Business 

A nova versão do Facebook Messenger vem com um recurso chamado Descobrir. Ele ajuda clientes a saber mais sobre o seu negócio e a iniciar conversas ou marcar um horário. Essa é apenas uma das vantagens dessa ferramenta. Confira algumas outras: 

Maior privacidade 

O Messenger tem a vantagem de ser um canal rápido e direto para contato com o cliente. Além disso ele é um meio bastante discreto: apenas as pessoas diretamente envolvidas na conversa têm acesso ao conteúdo. 

Dessa forma os clientes se sentem mais seguros em procurar seu negócio para esclarecer dúvidas ou resolver problemas. Assim, em vez de ter um contratempo exposto para todos os seus seguidores, você pode solucioná-lo de maneira discreta e precisa. 

Informação qualificada 

O Messenger for Business é mais um canal que deve ser usado como fonte de informações importantes para o seu negócio. A partir dele é possível melhorar a capacidade de traçar boas ações de marketing, vendas e atendimento.  

Isso, porque, com essa ferramenta o trabalho de coleta de dados é potencializado. Afinal, as informações chegam até a sua empresa de maneira orgânica, impulsionada pela interação entre a página e os seguidores. 

Assim, os dados que vem do Messenger podem ser usados tanto para avaliar e melhorar o uso da própria ferramenta quanto como apoio para os demais setores da empresa. Sua organização pode, por exemplo, exportar as informações para um sistema baseado em CRM

Reputação 

Atualmente não basta estar presente nas redes sociais, é preciso saber usá-la com excelência. E isso inclui uma efetiva interação com os clientes. Ter um bate-papo dentro do próprio Facebook é passo básico dentro das estratégias de marketing de qualquer empresa. Um chat ajuda a aumentar a satisfação dos compradores, fidelizá-los e atrair novos clientes. 

Personalização 

Uma outra vantagem importante é que o Messenger permite a criação de mensagens automáticas. Mas isso não quer dizer que essas mensagens tem que ser engessadas. Muito pelo contrário. Cada empresa deve definir o tom adequado para as respostas, de acordo com seu segmento. 

Uma padronização de mensagens pode ser desenvolvida com chatbots. Não conhece essa ferramenta? Te explicamos a seguir suas principais funcionalidades. 

O que são chatbots? 

Chatbots são uma espécie de software que vem sendo largamente usada. Chamados também de robô, eles podem ser incorporado a chats, aplicativos de mensagens como o Messenger for Business, blogs e redes sociais para simular uma conversa com um atendente em tempo real.  

Essa ferramenta está se tornando cada vez mais comum por proporcionar uma série de comodidades para clientes e empresas. 

Para se ter uma ideia basta imaginar quando você conversa com a Siri, da Apple ou a Cortana da Microsoft, por exemplo. Dentre tantas outras ferramentas, essas são boas referências para ter uma noção melhor do que é chatbot. 

Através de comandos, você pode abrir aplicativos, definir um alarme ou mesmo interagir através de ações pré-programadas. Ou seja, diferentemente do Machine Learning, você não pode ensinar nada a um chatbot. Por isso é importante fazer sua programação com cuidado para cumprir o seu objetivo. 

Afinal, sua interação tem contato com o cliente para repassar muitos tipos de informações e fazer ações devidamente programadas. Dessa maneira, é possível economizar tempo de atendimento e focar em questões mais detalhadas. 

Mas você deve estar se perguntando quais são as principais funções dessa ferramenta. Nós te explicamos para que você tenha uma melhor ideia do funcionamento do chatbot. 

Como funciona o chatbot? 

Umas das funções mais importantes é a de ajudar consumidores em compras online. Além disso o chatbot também fica responsável por fornecer qualquer assistência. Repassar informações em tempo real e reter leads a qualquer hora também fica a cargo dessa ferramenta. 

Também é importante ressaltar que, caso um chatbot não consiga solucionar um problema sozinho, ele pode acionar um atendente humano que fica responsável por dar prosseguimento à conversa.  

Esse tipo de ação do chatbot preserva um tempo valioso da sua equipe, já que as mensagens mais comuns e repetidas, como um simples texto de saudação, já foram enviadas. Portanto o tempo total de atendimento já foi reduzido. 

Quer ler mais sobre o chatbot? Nós temos um artigo sobre o tema. Clique aqui e leia! 

Por que utilizar chatbots integrados ao Messenger? 

Agora que você já sabe o que é e para que serve o Messenger for Business e o chatbot, vamos unir o útil ao agradável. O Messenger for Business é uma ferramenta poderosa, desenvolvida para melhorar os resultados da sua empresa. Mas essa tecnologia, por si só, é comum e rotineira.  

Portanto a maior dica desse texto, é utilizar um chatbot para atender seus clientes com qualidade e controle no Messenger for Business. Dessa forma você padroniza seus atendimentos, reduz custos e otimiza tempo. Além de ter atendimento 24h por dia e fidelizar clientes. 

Espero que esse texto tenha ajudado a ver a importância de aliar messenger for business com chatbot. E que a partir dessas informações e dicas, seu negócio melhore exponencialmente. 

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