Categories: Blog

Saiba porque sua startup precisa utilizar o VoIP

Existe uma palavra que define bem startup e VoIP: inovação. Ambas são versões modernas de modelos tradicionais, que trazem um novo ar ao mercado. Uma startup preza pela escalabilidade e busca soluções práticas para as dores dos clientes. E mesmo que seja uma versão moderna de um formato tradicional, isso não quer dizer que ela seja algo do ramo digital. 

Mas uma coisa é fato, todas estão online. E o motivo é simples, utilizar a internet para prospectar é a forma mais barata e mais eficaz para atingir o público de startups. Sendo assim, a solução para telefonia só poderia ser uma: o VoIP. E você sabe como essa tecnologia pode ajudar sua startup a crescer?

Esse é o tema do artigo de hoje. Se você tem uma startup ou está pensando em começar uma, você precisa conhecer o VoIP! Vamos lá!

Entendendo as startups

As startups têm algumas especificidades que as tornam únicas. Muitas vezes as pessoas confundem startup com um novo negócio mas ela vai além de ser uma empresa recém aberta. Uma startup possui um modelo de negócio focado em rentabilidade. Ela busca atingir metas e trazer resultados em um período curto de tempo.

Uma startup não vende meramente um produto, ela vende uma ideia, agrega valor e traz solução para as dores de seus clientes. E essa solução vem de modo inovador; com uma releitura de algum modelo de negócio existente ou criando algo completamente novo.

O que se espera de uma startup é que ela atinja o público e gere lucros em pouco tempo. É um modelo criado para ser amplamente escalável, ou seja, que cresça cada vez mais e também repetível, entregando em uma escala ilimitada o mesmo produto. E isso dá às empresas startup uma característica imediatista que também gera incertezas.

A teoria da empresa startup é excelente. Mas a prática é bem diferente porque não existe, de fato, uma receita para o sucesso. É preciso empenho constante, estudo aprofundado e investimentos de acordo com o viés do negócio. Nesse cenário o melhor é realizar testes como o MVP, produto mínimo viável. 

Você produz uma versão simplificada com as funções do seu produto final e analisa os resultados para posteriormente aperfeiçoar e popularizar esse produto. Assim, com a validação do cliente, é possível melhorar e adequá-lo às necessidades do mercado. 

A startup e o VoIP

Ok, já entendemos que ter uma startup é para quem tem o espírito empreendedor e não tem medo de se arriscar e nem de trabalhar duro para atingir rapidamente as metas. E, seguindo a linha de inovações dos empresários de startup, o VoIP é a tecnologia perfeita para atingir rapidamente os objetivos para crescer.

O VoIP se consolidou como principal telefonia de empresas que focam em crescimento e expansão. Ele funciona da seguinte maneira; a voz que é captada, é transformada em dado digital e transmitida através da internet. Por isso, para o bom funcionamento e a ótima qualidade em ligações que essa telefonia oferece, é imprescindível dispor de uma boa conexão com a internet.

E é justamente esse caráter tecnológico, o estar conectado à redes de internet, que faz com que o VoIP ofereça recursos e ferramentas que nenhum outro tipo de telefonia consegue proporcionar. Recursos esses que auxiliam as empresas startups a alcançarem excelência e destaque no mercado.

Vantagens do VoIP para as startups

O VoIP oferece vantagens que também são características das startups. Tornando, assim, a telefonia virtual em uma tendência nesse meio empresarial. Vamos ver algumas dessas vantagens.

1. Escalabilidade

Já começamos com esse item que é o requisito básico de qualquer startup, a escalabilidade. Um sistema de telefonia VoIP é totalmente adaptável ao tamanho, necessidade e disponibilidade financeira de sua empresa. 

Com a telefonia virtual é possível ter vários ramais em um único número ou mesmo contratar números de diversas regiões de forma rápida e descomplicada. E não há burocracias para contratar um número. Basta escolher o DDD que sua empresa vai utilizar e solicitar a adesão à um novo número. 

Com o número virtual você pode oferecer aos seus clientes um número nacional 0800 ou 4003. E se você possui clientes fora do Brasil, com o VoIP é possível realizar chamadas internacionais por um valor bem mais acessível do que por uma telefonia comum. 

Rapidamente e com taxas que cabem em seu bolso, você consegue expandir seu negócio sem se preocupar com as barreiras da telefonia.

2. Mobilidade

A mobilidade que a telefonia VoIP permite é também algo muito a cara das startups. Com o VoIP o mundo todo pode ser seu escritório. Se você possui uma rotina ativa, precisa estar em locais diferentes o tempo todo para fazer seu negócio funcionar, opera em home office ou está sempre em eventos com certeza essa é a melhor vantagem que você pode usufruir.

Você pode utilizá-lo através de um aparelho celular, por exemplo, para atender suas ligações de onde você estiver. Nada de ficar preso a um local físico! Atenda às ligações de sua empresa de qualquer lugar do mundo e sem pagar nada a mais por isso. 

Você mantém o número de sua empresa e atende as chamadas de seus clientes diretamente de seu smartphone, softphone ou qualquer outro dispositivo com todos os serviços padrões de uma telefonia VoIP.

3. Mais controle e sem susto na fatura

Se você está gostando do que está lendo mas está preocupado com o valor disso tudo, tenho uma excelente notícia para você: utilizar a telefonia VoIP é até 70% mais barato do que uma telefonia convencional. 

Você tem controle sobre seus gastos pois os serviços VoIP são, em sua maioria, pré-pagos. Portanto, você antecipa seus gastos e escolhe o plano de acordo com o que sua empresa precisa. E caso você não utilize todo o crédito que pagou em um mês, você não os perde, eles acumulam para o próximo período.

Com o plano VoIP as vantagens de mobilidade estão incluídas e você não paga nada a mais por isso. E ainda consegue utilizar recursos importantes como gravação de chamadas, relatórios em tempo real, ramais telefônicos, atendimento automático, API etc. 

Além de taxas mais baratas para ligações e SMS, sua empresa consegue falar gratuitamente entre as filiais. Basta o sistema estar conectado e falar a vontade.

4. Facilidade de uso

E já que estamos falando em inovação e tecnologia para a sua startup, não podemos deixar de falar sobre como o VoIP facilita sua utilização. Você pode optar por utilizá-lo por um softphone, um aplicativo que é rapidamente instalado no celular, notebook ou tablet. Pode utilizar um adaptador ATA em um telefone convencional, que converte o sinal analógico para digital. 

Um PABX IP, preparado para receber a telefonia virtual ou um PABX cloud que armazena os dados em nuvem e dispensa a utilização de aparelhos.

O VoIP oferece muitos outros recursos e vantagens que sua startup pode utilizar para crescer e se destacar. Veja mais conteúdos em nosso blog ou fale agora mesmo com um de nossos colaboradores. A Nvoip tem tudo o que você precisa em telefonia para ter sucesso em seu empreendimento. Venha crescer junto com a gente!

Alessandra Oliveira

Recent Posts

Conheça 3 principais vantagens do voicebot

A essa altura você já deve ter tido contato com alguns chatbots enquanto visitava sites.…

2 dias ago

Conheça as principais vantagens da URA para a sua empresa

A tecnologia VoIP veio para revolucionar a telefonia empresarial. Rápida, eficiente e com uma alta…

4 dias ago

Como ter um número virtual

Você já deve ter ouvido falar sobre o número virtual e as vantagens que ele…

6 dias ago

Saiba como usar o VoIP para estratégias de remarketing

Você já ouviu falar em remarketing? Essa é uma estratégia muito utilizada por empresas que…

1 semana ago

Como utilizar seu número VoIP no WhatsApp Business

Você já deve ter ouvido falar sobre o WhatsApp Business. A versão empresarial do famoso…

2 semanas ago

5 KPIs de telefonia para ajudar seu call center

Toda empresa para alcançar o sucesso traça planos e estratégias de negócios. E para saber…

2 semanas ago

This website uses cookies.