Alessandra Oliveira

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Saiba qual é o PABX certo para a sua empresa

O PABX surgiu, anos atrás, para revolucionar a comunicação telefônica das empresas. Oferecendo recursos imprescindíveis para o bom andamento das equipes de atendimento, o PABX evoluiu à medida que surgiram novas tecnologias para o mercado. Foi preciso melhorar muito para atender a demanda de maneira satisfatória e cumprir com o seu papel de facilitador.

E para não perder o caráter de ser um sistema que além de realizar a comunicação interna e externa de forma inteligente, também gere segurança e reduza custos, o PABX precisou se transformar de acordo com as tendências tecnológicas. 

A sua empresa usa PABX? Mas é o sistema ideal para lhe oferecer as vantagens que seu negócio precisa? Se você precisa saber se está investindo corretamente em comunicação empresarial, deu sorte!! Porque é exatamente sobre isso que nós vamos falar hoje. Preparado? Então se ajeite aí na cadeira e boa leitura!

Saiba o que é o PABX

PABX é um termo inglês que significa “Private Automatic Branch Exchange”. Em português é algo como “troca automática de ramais privados”. É um dispositivo que foi desenvolvido para distribuir linhas telefônicas para diversos ramais e sua finalidade é ligar diferentes telefones a uma linha externa. 

Ou seja, o PABX funciona como uma central telefônica que gerencia a comunicação entre ramais. A possibilidade de ter ramais em sua empresa elimina a demanda de ter inúmeras linhas telefônicas, uma para cada setor, por exemplo, o que diminui consideravelmente seus custos. 

Mais que gerenciar suas chamadas, de acordo com o PABX que você escolher para o seu negócio, ainda existem inúmeros recursos e funcionalidades nesse tipo de sistema. E são eles que otimizam a comunicação da sua empresa, dando mais agilidade aos atendimentos e elevando a produtividade de sua equipe.

Então, sem mais delongas, vamos falar sobre os tipos de PABX disponíveis no mercado.

1. PABX analógico

Um dos primeiros sistemas de telefonia empresarial, o PABX analógico foi desenvolvido para utilizar as linhas telefônicas convencionais. Sendo assim, para funcionar ele conta com o auxílio de empresas de telefonia fixa e não possui recursos avançados. Nessa versão, sua empresa pode se beneficiar de algumas vantagens como:

  • chamada em espera;
  • inclusão de senhas para os ramais;
  • bloqueio de ligações a cobrar;
  • realizar ligações entre ramais;
  • receber chamadas externas;
  • identificador de chamadas.

Mas fique atento! Se você possui uma empresa que precisa de uma comunicação mais elaborada, tanto interna quanto externa, essa não é (nem de longe) sua melhor opção. Além de poucos recursos, a manutenção do PABX analógico é mais cara, assim como as taxas da telefonia convencional.

2. PABX digital

Esse é um sistema mais avançado que o PABX analógico. Ele conta com a utilização de linhas telefônicas digitais, um serviço oferecido apenas por grandes empresas de telefonia. O PABX digital possui todos os recursos do analógico, como vimos, e apresenta outras funcionalidades.

  • a eliminação de ruídos;
  • o controle do volume da escuta;
  • discagens diretas para ramais (DDR);
  • interconexão entre centrais telefônicas por intermédio de entroncamento digital;
  • conexão entre linhas fixas.
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Embora seja uma evolução do sistema analógico, o PABX digital também não tem sido a preferência de empresas que visam cortar custos e ter mais qualidade. A manutenção desse sistema precisa ser constante e ter mão de obra qualificada. O que sabemos que deixa tudo mais caro.

3. PABX híbrido

Com o avanço das tecnologias digitais e virtuais, surge a telefonia VoIP. O Voice over Internet Protocol ou voz sobre IP, é uma telefonia que funciona por meios virtuais. Ele transforma a voz analógica em dados digitais que são transmitidos através da internet. 

Quando o VoIP desponta no mercado, surge também o PABX híbrido, capaz de utilizar tanto linhas digitais como VoIP. Um sistema mais funcional criado para intermediar o processo de transição entre as telefonias. 

Possui todas as funcionalidades vistas até agora, dos outros PABX, além de ser capaz de indicar qual é a rota mais barata para as chamadas, a cada ligação, alternando entre telefonia digital e virtual.

Dentre as vantagens do PABX híbrido está o fato de que grande parte do mercado de telefonia, no Brasil, ainda funciona com tecnologia analógica e, assim, os híbridos auxiliam nessa transição. Mas, assim como os outros, por utilizar a telefonia convencional, os custos com manutenção são altos.

4. PABX IP

Esse PABX funciona somente com linhas de operadoras VoIP. Por se tratar de uma tecnologia que utiliza a internet para operar, a telefonia VoIP entrega tarifas mais baixas, tanto para chamadas de longa distância quanto para chamadas locais. Mas é necessário fazer um investimento para a aquisição do hardware. 

Possui custo relativamente alto e também necessita de uma internet estável, preferencialmente dedicada, para manter os ramais externos. Além disso, ele pode ser alocado dentro da empresa em um servidor.

Mas sua rede é integrada em uma única interface, o que torna sua instalação e utilização mais simples e rápida. Além dos recursos dos PABX analógico e digital, o PABX IP também oferece:

  • possibilidade de customização — a estrutura se molda conforme a demanda da empresa;
  • capacidade ilimitada de ramais;
  • facilidade para realizar a configuração do sistema;
  • possibilidade de conexão com computadores e com outros sistemas PABX, ou seja, ligações gratuitas entre ramais e sistemas;
  • Fila de chamadas;
  • Gravação de chamadas.

5. PABX cloud

O PABX Cloud tem as mesmas funcionalidades que o PABX IP, mas possui algumas diferenças vantajosas em relação a ele. Como o fato de ser alocado em servidores em nuvens e ter um baixo custo inicial de investimento, já que não é preciso adquirir o hardware.

E assim, esse sistema é o de maior destaque atualmente entre os PABX. Além das vantagens de todos os PABX que citamos, o PABX cloud ainda oferece:

  • automação do atendimento, a URA, com menus interativos e mensagens automáticas que melhoram a experiência dos clientes;
  • personalização dos atendimentos de acordo com o horário de funcionamento da empresa;
  • gravação de todas as conversas que são recebidas ou realizadas na empresa e para a empresa;
  • monitoramento da qualidade do atendimento ao cliente e geração de relatórios de conversões;
  • chamadas em espera que encaminham os clientes para filas de atendimento, informando-os o tempo de espera;
  • desvio de chamadas (conhecido como siga-me) que ao ser acionado redireciona as ligações para os colaboradores em seus celulares ou em outro telefone, sempre que for necessário;
  • teleconferências que permitem reuniões de qualquer telefone.
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Vale lembrar que o PABX cloud não depende totalmente da internet para atender o cliente. Assim, se por algum motivo, a internet da empresa ficar indisponível, ele pode direcionar as chamadas para um celular.

Agora você já conhece todos os tipos de PABX e sabe qual é o melhor para a sua empresa. Invista corretamente e aproveite todas as vantagens desse sistema. E se quer ter uma telefonia VoIP com tarifas baixas e com ligações de alta qualidade, fale hoje mesmo com um dos consultores da Nvoip e tenha em sua empresa a melhor telefonia virtual do país.

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