Blog

Rastrear chamadas: saiba a importância para sua empresa

Nos dias de hoje são várias as ferramentas de gestão de negócios para facilitar processos nas empresas. Uma delas consiste em rastrear chamadas. Saber de onde veio uma ligação é uma importante informação. Afinal, cada ligação pode ser uma oportunidade única de um novo contrato. 

Por isso o foco desse artigo é te mostrar a importância de rastrear chamadas. Quer saber mais? Então esse texto foi feito para você! Acompanhe! 

O que é o rastreamento de chamadas? 

Quem está ligando, de onde está sendo feita a chamada e quantas vezes já ligou são questionamentos comuns a gestores. Afinal, de onde estão vindo os clientes? Essas e algumas outras informações podem ser esclarecidas a partir da ferramenta de rastreamento de chamadas. 

Essa ferramenta já existe e é utilizada por diversas empresas. Ela se mostra muito eficaz e cumpre um papel essencial na gestão de chamadas. 

Também conhecido como call tracking, os softwares que rastreiam chamadas geram soluções principalmente para a área de marketing e vendas.

Softwares de rastreamento de chamadas aprimoram o desempenho do telefone e transformam ligações em dados para os analistas do sistema. Tudo isso através da mensuração de leads telefônicos. 

Rastrear chamadas, em suma, é um mecanismo criado para saber de onde está vindo cada ligação. Ele é feito com base no reconhecimento de qual número foi discado para realizar a chamada. 

Além disso ele é um meio de mensurar quais canais de comunicação estão gerando mais chamadas. E recolher informações significativas que possam causar insights para os gestores.

Ou seja, os dados coletados ao rastrear chamados são relevantes para uma boa administração da empresa.  

Como o rastreamento de chamadas funciona?

Ao rastrear chamadas uma função importante é desempenhada: mensurar quais campanhas do marketing estão gerando leads telefônicos. Ficou confuso? Vamos explicar melhor. 

Quando uma ligação é realizada e sua empresa recebe determinado telefonema, o sistema de rastreamento de ligações detecta a partir de qual número a ligação foi realizada.

Dessa forma, é possível já identificar qual ação do time de marketing gerou aquela chamada. 

Agora a dúvida é em torno da funcionalidade desse sistema?  

Vamos te mostrar então quais os benefícios e vantagens que um sistema de rastreamento de chamadas pode proporcionar a sua empresa. 

Vantagens ao rastrear chamadas

O rastreamento de chamadas não é uma novidade. Mas, com o passar do tempo, essa ferramenta foi se aperfeiçoando. Algumas funções foram incluídas no sistema para dar mais e melhores soluções às empresas que utilizam do telefone no seu dia a dia.  

Quando falamos de rastrear as chamadas telefônicas, podemos destacar como uma das principais vantagens poder descobrir por meio de qual veículo de comunicação a pessoa entrou em contato com o número telefônico da empresa. E, ao mesmo tempo, criou interesse por efetuar a ligação. 

Ou seja, você vai poder analisar o desempenho das equipes de marketing. Esse setor vai saber no que está acertando e no que está errando. Assim, vai dar foco no que gera resultados e vai mudar ou excluir o que não traz o retorno esperado. 

Uma outra vantagem que rastrear chamadas proporciona é que é possível economizar a partir disso. Isso porque antes, era gasto dinheiro com uma mídia ou campanha que não gerava retorno. Agora, tendo controle sobre os resultados, o investimento é direcionado para onde faz a empresa lucrar. 

Além disso essa ferramenta gera praticidade e rapidez no atendimento. E como bem sabemos, tempo é dinheiro. Isso acontece pois quando o cliente ligar, já vai ser direcionado corretamente e respondido. 

E-mails e outros tipos de mensagem costumam demorar um pouco mais. Com o rastreamento de chamadas, a chance de transformar as ligações em vendas se torna muito mais alta. 

Como consequência, do rastreamento de chamadas temos melhores as campanhas de marketing, que se adequam ao que os clientes querem ver ou ler. Gerando assim mais e melhores leads. 

Considerações

Por fim nos queremos saber se você gostou desse artigo, nos conte pelo Instagram, Facebook, LinkedIn ou YouTube. Esperamos que depois de ler nossas explicações, dicas e observações você tenha entendido o quanto o rastreamento de chamadas pode fazer a diferença na sua empresa.  

Quer continuar adquirindo conhecimentos parecidos para ajudar no crescimento do seu negócio? Que tal ler então sobre gestão de ligações?

E, para você que nunca teve contato com a telefonia VoIP, nós estamos oferecendo R$5,00 em créditos na nossa plataforma. Assim você consegue testa a tecnologia e os nossos serviços. Para conseguir os créditos é só se cadastrar no nosso painel.

Lisandra Queiroga

Recent Posts

Conheça os melhores CRMs do Brasil e do Mundo

A gestão eficaz do relacionamento com o cliente (CRM) é muito importante para o sucesso…

2 meses ago

STFC: saiba o que é e as vantagens de ter a licença

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, STFC, é uma peça central nas comunicações brasileiras e desempenha…

2 meses ago

O que é SIP ALG e por que você precisa desabilitá-lo

SIP ALG, ou Application Layer Gateway em inglês, é um recurso presente em muitos roteadores…

2 meses ago

2FA – Autenticação de dois fatores: conheça esse recurso

Você, com certeza, já ouviu a frase "a internet é uma terra sem lei". E…

3 meses ago

MP do Teletrabalho, tudo o que você precisa saber

Desde a pandemia da Covid19, muitos dos aspectos que eram costumeiros em nosso dia a…

3 meses ago

OTP – One Time Password, mais segurança para seu App

Você se lembra do caso de vazamento de dados da Equifax que ocorreu em 2017?…

3 meses ago