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Conheça as principais soluções de telefonia para empresas

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Atualmente, as soluções de telefonia são parte importante de qualquer operação de atendimento. Isso porque, além de automatizar processos, a maioria destas soluções também auxilia a melhorar a experiência dos clientes. Saiba mais neste artigo.

Essas são ferramentas bastante úteis para que a sua empresa seja capaz de acompanhar as demandas do clientes e se manter competitiva.

Por isso, no texto de hoje, nós vamos te mostrar quais as principais soluções de telefonia disponíveis no mercado. Assim, você consegue escolher são mais interessantes para a sua empresa.

E aí, já esta preparado? Continue a leitura e entenda sobre o tema.

O que são soluções de telefonia?

Antes de tudo, você deve entender o que são soluções de telefonia.

Colocando de uma forma simples, podemos dizer que as soluções de telefonia são ferramentas e plataformas criadas para agilizar os processos de atendimento telefônico da sua empresa.

O conceito é bem simples, né?

Vantagens das soluções de telefonia

Além disso, as soluções de telefonia moderna fazem com que a sua comunicação empresarial seja mais eficiente.

Isso ocorre porque a maneira como você se comunica com os seus consumidores passa a ser mais ágil, centralizada e estratégica.

Neste sentido, com algumas ferramentas e o alinhamento com a sua equipe, você tem um atendimento mais dinâmico e com qualidade. Tudo isso pode ser alcançado com soluções de telefonia digital (e vamos te explicar porquê).

Se você seguir boas práticas, vai ter mais facilidade para tornar a operação de atendimento ainda mais estruturada, funcional e até mesmo produtiva.

Além disso, vale dizer que o atendimento é um indicador que se beneficia muito do uso de softwares capazes de desafogar as linhas telefônicas e diminuir o Tempo Médio de Resposta (TMR).

Tudo isso, para que o principal objetivo do atendimento seja concluído com êxito: melhorar a experiência dos clientes através do atendimento telefônico, visando a fidelização dos mesmos.

Principais soluções de telefonia

Então, atualmente, quais são as principais soluções de telefonia no mercado?

Hoje existem diversas soluções voltadas para a telefonia corporativa. Algumas muito úteis de forma geral, outras mais voltadas para casos específicos.

Mas, fato é que todo grande negócio faz uso destas soluções para “ganhar” mais produtividade e melhorar a qualidade dos atendimentos feitos através do telefone.

Sendo assim, separamos uma lista com as 10 principais soluções de telefonia para a sua empresa. Confira.

1 – VoIP

O VoIP, Voz sobre IP ou Voice over Internet Protocol é a tecnologia responsável por permitir que você faça ligações telefônicas usando a Internet.

Os sistemas VoIP traduzem o sinal analógico da sua voz em um sinal digital, capaz de ser transmitido pela rede.

Neste sentido, as chamadas feitas por meio da telefonia VoIP possuem uma qualidade superior as ligações feitas pela telefonia convencional.

Essas são as principais vantagens do VoIP:

  1. Sem fidelidade – você paga apenas pelo que a sua empresa de fato consumir, e pode cancelar o serviço a qualquer momento;
  2. Mobilidade – o VoIP pode ser usado de qualquer dispositivo com acesso à internet. Então, você pode atender ligações dos seus clientes, através do número da sua empresa, no seu telefone, computador, tablet, telefone convencional e muito mais;
  3. Economia – a telefonia VoIP tem como principal vantagem o rateio de custos. Isso porque é muito mais barato fazer uma ligação pela internet;
  4. Integração neste tipo de telefonia, você também conta com a possibilidade de personaliza a sua central de atendimento digital, pois você pode integrar outros sistemas para uso combinado e captação de dados (como o CRM);
  5. Qualidade – a qualidade das ligações VoIP é muito superior a qualidade de ligações convencionais. Isso acontece porque o VoIP utiliza rotas TDM ou CLI – rotas de maior qualidade – diferente da telefonia convencional que utiliza rotas GSM – rotas com uma qualidade inferior.

2 – Número nacional

O número nacional, ou número único nacional, nada mais é do que os famosos 0800 ou 4003. Essa nomenclatura se deve ao fato de ser um número capaz de receber ligações do país inteiro.

Atualmente, os números nacionais são uma possibilidade para todo o tipo de empresa – independente do tamanho.

Isso porque eles tornam possível que o consumidor entre em contato com o SAC sem pagar por isso. Logo, quem arca com todo o custo das ligações é a empresa – no caso de um 0800.

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Já os números 4003 funcionam de uma forma um pouco diferente. Neles, o consumidor paga a tarifa de uma chamada local e a sua empresa arca com o restante do valor – geralmente mais em conta.

Assim, o seu cliente tem um custo reduzido na hora de se comunicar com a sua empresa, isso contribui tanto para que ele se sinta motivado a entrar em contato quanto para que a sua experiência já comece de maneira positiva.

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3 – API de voz

Este recurso é uma das principais soluções da telefonia moderna. API é significa Interface de Programação de Aplicação.

Na origem do termo em inglês corresponde a Application Programming Interface. De forma simples, é um conjunto de instruções de programação que integra dois sistemas.

Uma API de voz permite que a sua empresa integre os atendimentos à outros sistemas ou até mesmo dar mais funcionalidades para ele.

Por exemplo, podemos citar o Text to Speech (TTS) como uma API de voz. Isso porque ele permite que você transforme a fala em texto, de maneira automática e integrada aos seus sistemas.

Porém, esse não é o único exemplo desta solução de telefonia.

Como uma rápida pesquisa no nosso blog, você pode encontrar mais conteúdos sobre APIs de voz.

Mas para ajudar, aqui estão dois deles:

  1. Text to speech: conheça melhor esse recurso;
  2. DTMF: sabe o que significa?

4 – API de SMS

Assim como as aplicações de voz, a API de SMS é um dos principais recursos para as empresas nos dias de hoje. De maneira direta, a API de SMS é o que permite integrar o seu atendimento com as mensagens de texto.

Sendo assim, você pode, por exemplo, fazer o envio de SMS em massa para os seus clientes ou leads (de maneira rápida e prática).

Desta forma, eles são sempre notificados sobre suas promoções, novidades e muito mais. E tudo isso sem que você precise ligar individualmente para cada um deles, gastando o tempo dos seus atendentes.

Mas não para por aí, a SMS API ainda pode ser integrada a alguns dos serviços de uma API de voz.

Assim, você pode fazer disparos em massa de torpedos de voz ou de um SMS – caso já utilize a API V2 da Nvoip.

5 – Celulares corporativos

Estar conectado é uma necessidade de todos os funcionários dentro de uma empresa. É fundamental que eles possam se comunicar de forma rápida, direta e barata.

Por isso, muitas empresas vêm aderindo aos celulares corporativos.

Basicamente, os planos de celular corporativos dão algumas “vantagens” para a sua empresa, como por exemplo:

  • Isenção de tarifas durante uma certa quantidade de tempo;
  • Tarifas reduzidas após ultrapassar os minutos gratuitos;
  • Gratuidade ou descontos na aquisição de novos aparelhos;
  • Internet ilimitada.

Além disso, é possível conectar todos os seus aparelhos a uma mesma central de atendimento telefônico, com muito mais agilidade pela telefonia VoIP.

E tem mais: você pode ligar de forma gratuita para todos os ramais internos de maneira gratuita, independente se estão na sede ou nas filiais.

6 – Planos de longa distância

Esta é uma alternativa voltada, principalmente, para empresas que ainda fazem uso da telefonia convencional.

Já que com o VoIP você pode ter um número em outros países e pagar pelo valor de uma chamada local mesmo ao fazer ligações internacionais.

Nos planos de longa distância são acordadas tarifas especiais entre a companhia de telefonia e a empresa contratante.

Assim, caso a sua empresa faça muitas ligações internacionais você irá pagar um valor reduzido.

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7 – Unidade de Resposta Audível (URA)

A Unidade de Resposta Audível, ou URA como é popularmente conhecida, pode ser definida como um PABX cloud, com algumas funcionalidades especiais.

Por isso, ela é uma solução de telefonia importante para a sua empresa.

A URA automatiza a transferência de chamadas, e de acordo com a demanda do cliente, responde perguntas pré-programadas.

Com esse sistema você ainda conta com as gravações em áudio das chamadas, segmenta o seu atendimento e ainda coleta informações úteis sobre toda a operação.

Assim, além de ajudar a aumentar a produtividade de todo o time de atendimento, a Unidade de Resposta Audível melhora as suas KPIs, te dando dados sobre a operação.

Além disso, ainda coleta as informações prévias dos clientes, de forma que estes sejam usados em uma estratégia omnichannel, por exemplo.

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8 – Gravador de chamadas

O gravador de chamadas é a ferramenta perfeita para te ajudar a ter um Business Intelligence no seu negócio. Este recurso permite que você sempre tenha os arquivos de áudio das ligações, internas ou externas.

Desse modo, você tem mais assertividade na hora de identificar as falhas, gargalos e outros pontos de melhoria no atendimento.

Além disso, caso este recurso esteja conectado a uma plataforma com um histórico de chamadas, você é capaz de fazer análises em tempo real, tendo como benefício mais esse aspecto analítico.

9 – Histórico de chamadas

O histórico de chamadas é uma das soluções de telefonia responsáveis por te mostrar os dados das chamadas.

No caso específico de um histórico de chamadas, os dados contidos costumam ser:

  • Tempo de ligação;
  • Nome do atendente;
  • Custo da chamada;
  • Nome do cliente;
  • Tempo que o consumidor passou na fila de espera;
  • Retenção da URA;
  • Número do cliente;
  • E-mail – caso ele já faça parte da sua base de clientes;
  • O ramal para onde foi direcionada a ligação;
  • Data e hora da chamada;
  • Gravação da ligação.

Muita coisa, né? Por isso, alguns históricos de chamadas são integrados com serviços que geram relatórios automáticos a partir desses dados.

Desta forma, o trabalho fica um pouco menos complicado.

10 – Relatórios em tempo real

Como já te contamos, os relatórios em tempo real são de extrema importância. Eles facilitam o trabalho da sua equipe responsável por analisar as métricas de atendimento.

Por isso, hoje, é indispensável que esta seja uma das soluções de telefonia presentes na sua empresa.

Assim, você tem acesso a gráficos e informações em tempo real sobre o que está acontecendo com a sua empresa, sem precisar gastar muito tempo analisando tudo.

Em um call center, por exemplo, é possível que você tenha acesso a quantas chamadas foram feitas por cada um dos colaboradores e quais delas foram convertidas em vendas. Tudo de forma rápida.

11 – Número virtual

A mobilidade é o principal fator para empresas contratarem ou não um serviço. Então, as empresas cada vez mais tem migrado a sua telefonia para números virtuais.

Esse fenômeno acontece porque o número virtual é um serviço derivado do VoIP. Sendo assim, conta com todas as vantagens da tecnologia de Voz sobre IP.

Por isso, o número virtual serve para que a sua empresa possa receber ligações de forma remota, sem estar atrelado a um espaço físico específico.

Neste sentido, é possível até mesmo que você esteja em outro continente e receba ligações locais dos seus clientes, sem que eles paguem por isso.

E, se ficou curioso para saber mais a fundo como um número virtual pode ajudar o seu negócio, você pode ler o nosso artigo sobre número virtual brasileiro.

Porém, explicando de maneira simples, o número nacional nada mais é do que um número de telefone nacional que esta atrelado à um SIP. Desse modo, você consegue ter uma linha telefônica sem estar fisicamente em um lugar.

Considerações

As soluções de telefonia vieram para trazer a agilidade necessária para as operações de atendimento de empresas de grande, médio e pequeno porte.

Porém, você precisa ter em mente que vivemos em um mundo cada vez mais digital e a telefonia vai acompanhar estes processos de modernização.

Por isso, é importante que você se mantenha sempre informado sobre as novidades do mundo da telefonia.

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Quer conhecer melhor a telefonia VoIP e comprovar que ela é a opção mais adequada para a sua empresa? Nós te oferecemos uma hora de ligação gratuita na plataforma – é só se cadastrar no painel.

E se você já conhece o VoIP e quer fazer a portabilidade do seu número? Tudo bem, aqui na Nvoip a portabilidade é gratuita e fica sob responsabilidade da empresa.

Para saber mais, entre em contato agora mesmo com um de nossos colaboradores e conheça os nossos planos e condições.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para te ajudar a conhecer mais sobre as soluções de telefonia e encontrar as melhores para a sua empresa.

Até a próxima.

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