Diferença entre VoIP e telefonia IP
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Qual a diferença entre VoIP e telefonia IP?

A cada dia novas tecnologias surgem e permitem que as empresas tenham melhores retornos e aumentem sua produtividade. Algumas delas, como o VoIP e telefonia IP, você já deve ter ouvido falar. 

Essas tecnologias trazem uma série de vantagens para o seu negócio. Não é à toa que muitas empresas, desde pequenos negócios a grandes call centers, estão adotando esses sistemas para ganhar mais agilidade, otimizar a produtividade e os resultados. 

Por isso, é sempre bom estar atualizado com as tendências para padronizar o serviço e se manter competitivo no mercado. 

Neste artigo, você vai saber o que é VoIP e telefonia IP, além de suas principais diferenças. Acompanhe! 

O que é VoIP? 

VoIP é a tecnologia que permite fazer e receber ligações usando uma conexão com a internet. A sigla significa Voz sobre IP, e vem originalmente do inglês Voice over Internet Protocol. 

Na prática, VoIP são ligações telefônicas feitas através da internet. O seu funcionamento acontece por meio de softwares que utilizam a tecnologia IP para a transmissão da voz.

Essa tecnologia permite que através de um computador, smartphone ou até por meio de um aparelho de telefone comum, conectado à internet, você receba e faça ligações. Isso a qualquer momento, em qualquer lugar do mundo, de forma fácil e barata.  

Estas ligações podem ser nacionais ou internacionais. Além disso tem tarifas menores do que as cobradas pelas operadoras de telefonia tradicional. Fator que faz com que diminua consideravelmente os seus custos com a conta de telefone. 

Embora seja uma tecnologia que está no mercado há um bom tempo, agora ela está começando a se popularizar, visto que a internet está cada vez mais acessível. Para saber mais detalhes sobre VoIP, leia nosso artigo sobre o tema clicando aqui.

O que é telefonia ip? 

A tecnologia de telefonia IP foi desenvolvida nos anos 1970. Mas só começou a ser usada no mundo corporativo na década de 1990. Seu objetivo é usar o sistema de telefonia por meio do IP (Protocolo de Internet), que converte os áudios analógicos em dados que podem ser transmitidos pela rede. 

Simplificadamente podemos dizer que a telefonia IP provê a infraestrutura pela qual o VoIP trafega. 

Na telefonia IP, diferente da telefonia tradicional, a rede é plana, não hierárquica. É especializada no roteamento e transporte de pacotes de dados, e pode oferecer vários tipos de serviços.  

Os terminais são inteligentes, seu endereçamento independe de sua localização geográfica. E o processamento e a realização das chamadas ocorrem em vários equipamentos que podem estar localizados em qualquer parte da rede.

Vale ressaltar que telefonia IP é diferente do telefone IP. Este segundo é um equipamento especial que conecta dois ou mais usuários por meio de protocolos disponíveis na internet. Sua função é transmitir dados em voz, fax ou outras formas de comunicação. 

Quais as principais diferenças entre telefonia VoIP e telefonia IP?

É muito comum ocorrer a confusão quando se trata de telefonia VoIP e telefonia IP. Isso devido ao fato de seu funcionamento ser exatamente igual, exceto pelo equipamento que faz a transmissão dos dados. Mas vamos às explicações. 

A telefonia IP abrange os equipamentos e as tecnologias de rede que utilizam o protocolo IP e roteamento de pacotes para encaminhar a voz. Já o VoIP é o próprio roteamento da conversação por meio da internet.  Ou seja, é a voz em si, o resultado final. O VoIP não requer um aparelho específico, mas exige a instalação de um software. 

Já com a telefonia IP o uso se assemelha à telefonia convencional, pois é criada toda uma estrutura como se fosse uma linha telefônica comum. Mas a tecnologia que faz tudo acontecer é a mesma que a do VoIP. 

Então de modo mais simples, podemos dizer que a telefonia VoIP é o resultado final de todo o aparato técnico proporcionado pela telefonia IP. 

E ainda é importante lembrar que ao utilizar a rede de dados existente para trafegar voz, as chamadas telefônicas têm custo muito menor. Isso porque não estão utilizando a rede pública de telefonia. Essa economia viabiliza o retorno do investimento em um curto espaço de tempo. 

Nos serviços de longa distância internacional, algumas operadoras já utilizam a tecnologia VoIP. Atualmente, uma boa parte do tráfego de voz mundial é feito por este sistema. E existem previsões de que esta utilização vai aumentar entre 75% e 90% nos próximos anos. 

Semelhanças entre VoIP e telefonia IP 

Já conhecidas as diferenças, vamos pontuar as semelhanças das tecnologias VoIP e telefonia IP. 

Economia

VoIP e telefonia IP trazem para quem os implementa uma grande economia. Como a comunicação é pautada pela internet, ao utilizar uma das duas formas você pode economizar uma grande quantia. As contas de telefone ficam em média de 20% a 80% menores. 

Isto por que o contrato firmado com a fornecedora nesse caso, não é para telefonia tradicional e sim de internet. Com isso os planos de provedores são consideravelmente mais baratos. 

Implementação 

A implementação das tecnologias VoIP e telefonia IP também é simples. Mesmo que o cliente não tenha aparelhos próprios para suportar a tecnologia, existem adaptadores que tornam tudo possível, como o ATA e os Softphones.  

Com eles não é necessário fazer grandes mudanças, o que além de cômodo também é econômico. 

Mobilidade 

As tecnologias VoIP e telefonia IP proporcionam o mesmo número em qualquer lugar do mundo. Dessa forma é possível fazer e receber ligações de qualquer parte do planeta, utilizando o mesmo número de telefone, já que os sistemas garantem a exclusividade do seu número, independente de onde você esteja. 

Estas são apenas algumas semelhanças existentes entre as duas tecnologias. Para conhecer um pouco mais da história por trás desses sistemas leia o artigo sobre a História do VoIP. Depois dessa leitura vai ficar claro como utiliza-las pode alavancar e melhorar ainda mais os números da sua empresa.  

Agora que você conhece mais sobre essas sutis diferenças, fica mais fácil decidir qual tipo de tecnologia escolher para facilitar a sua comunicação pessoal e profissional.  

E o que achou desse artigo? Espero ter te ajudado com as explicações sobre VoIP e telefonia IP. E além disso mostrar que investir em qualidade em telefonia é essencial para o bom desempenho de seu negócio. Para isso te ajudar nisso traga sua empresa para Nvoip. Entre em contato com a nossa equipe. Estamos esperando por você! 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn