Itens necessários para migrar para o VoIP
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

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Quer migrar para o VoIP? Saiba os 4 itens necessários

Migrar para o VoIP é de fato uma mudança que traz muitos benefícios. Por isso cada dia mais empresas adotam esse tipo de serviço. Redução de custos, maior mobilidade e flexibilidade são apenas algumas das muitas vantagens.  

Mas é preciso ter uma certa infraestrutura para receber essa tecnologia. Não basta apenas entrar em contato com um parceiro e contratar um plano de telefone. 

Entender o que precisa ser feito antes, durante e depois da implementação do VoIP é importante. Por isso este texto vai explicar sobre a infraestrutura necessária para a telefonia via internet. Vamos abordar tudo o que você precisa saber nessa etapa inicial. Acompanhe! 

O que é portabilidade? 

A portabilidade telefônica, pode também ser chamada de portabilidade numérica. Esse serviço está em vigor no país desde 2009. Tanto para pessoas físicas quanto para empresas que querem migrar um número de telefone de uma operadora para outra. É possível trocar de fixo para fixo e também de móvel para móvel. 

Mas e quanto ao VoIP? Também é possível fazer a portabilidade fixo para VoIP. Mas desde que seja para números dentro de um mesmo DDD. Nesse caso, você pode migrar o número fixo para uma operadora convencional. Ou, ainda, para uma operadora que trabalhe exclusivamente com a telefonia VoIP. Quer saber mais sobre portabilidade de número virtual? Leia nosso artigo sobre o tema.

O que é necessário para migrar para o VoIP? 

Antes de migrar para o VoIP são necessários alguns requisitos. Agora vamos entender quais são eles e como funcionam. 

1– Energia Elétrica 

O primeiro item necessário para migrar para o VoIP é a energia elétrica. Ao contrário da telefonia convencional, a tecnologia VoIP dependente da energia elétrica. Isso porque ela usa o seu computador ou um telefone IP para funcionar.

Com isso, quando sua empresa passar por uma instabilidade no fornecimento de energia elétrica, seus ramais não vão funcionar. Mas se você estiver usando VoIP do seu celular, vai conseguir usar normalmente até a bateria acabar. 

2- Internet 

A conexão com a internet é o primeiro requisito necessário para quem deseja migrar para o VoIP . Isso porque a qualidade das ligações realizadas com tecnologia VoIP é ligada à estabilidade da conexão da internet.  

Por isso, se o pacote de dados contratado tem boa velocidade e franquia suficiente, a qualidade das ligações por VoIP provavelmente vai ser excelente. Caso contrário, não é possível garantir uma boa qualidade. 

Para uso doméstico, as redes 3G e 4G funcionam muito bem. Pois as chamadas realizadas pelo VoIP têm uma variação de 30 até 90 Kbps, o que representa menos de 1 megabyte de Internet. No entanto, as conexões dedicadas são melhores para empresas. Isso porque o fluxo de ligações simultâneas é maior, portanto, precisando de uma velocidade melhor. 

Aparelhos e aplicativos para migrar para o VoIP

Para migrar para VoIP são necessários também uso de aplicativos e/ou aparelhos. Agora vamos explicar quais são eles e como funcionam. 

Softphone 

O primeiro item que pode ser usado para migrar para o VoIP é o Softphone. Ele é um programa para computadores ou aplicativos para dispositivos móveis. Com ele as ligações de VoIP são feitas, seja por vídeo ou áudio. O WhatsApp e o Skype são exemplos de softphones. 

O Softphone substitui um telefone sem precisar de um aparelho fixo. Mas atenção! Certifique-se que o aparelho esteja conectado à internet. 

softphone é muito confortável e prático. Permite uma grande mobilidade, já que é possível usar em dispositivos móveis. Além disso, é possível usar todos os serviços padrões de uma telefonia VoIP.  

Mas a qualidade da ligação pode ficar prejudicada se o você estiver usando o aparelho para fazer outras funções que precisam de internet (navegadores, vídeos, músicas, etc.) Para resolver o problema de vez, talvez seja necessário ter uma internet dedicada. 

Adaptador de telefone analógico (ATA) 

A função do ATA é bem simples: conectar um telefone comum à rede VoIP. Ele é um conversor analógico digital (muito parecido ao usado em TVs para recebimento do sinal HD). 

Seu emprego é recomendado para micro e pequenas empresas. Ou mesmo para telefonia familiar, onde a forma de fazer e receber ligação não pode ser muito alterada. 

Os aparelhos ATA vêm, no mínimo, com duas saídas, mas não por padrão. Ou seja, é possível comprar um ATA com números de saídas variados. Eles são uma boa solução para quem não gosta de se preocupar com a dedicação da internet. E também para quem tem a intenção de manter as instalações físicas.  

Mas o ATA não é a melhor opção para quem busca uma solução definitiva. Isso porque o adaptador pode interferir na qualidade das chamadas, já que o ATA faz mediação à ligação. Além disso, caso aconteça algum problema com o ATA todos os ramais ligados à ele ficam prejudicados. 

Telefone IP 

Telefone IP é um aparelho fixo específico para ligações VoIP. Funciona conectado à rede de Internet e oferece opções vantajosas para empresas. Alguns exemplos são o uso de headsets, gravação de ligações, transferências e identificador de chamadas. 

Esse aparelho é o mais indicado caso você tenha uma empresa, pois a qualidade das chamadas é garantida. O cabo de IP é conectado diretamente no telefone IP. Dessa forma não há interferência da internet ou de outro aparelho. 

Temos um artigo para te ajudar a escolher o melhor aparelho. Leia.

PABX IP 

O PABX é uma central de telefonia bastante utilizada em empresas, principalmente em Call centers. O PABX é a abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”. Em tradução livre para o português é algo como “troca automática de ramais privados”.  

A partir do PABX é possível fazer a distribuição dos ramais telefônicos da empresa. Sua finalidade é ligar diferentes telefones a uma linha externa. 

O PABX IP é muito mais completo e econômico do que outros tipos de PABX como o analógico ou o digital. Apresenta uma grande quantidade de recursos disponíveis, como o gravador. Ele opera como um provedor. Ou seja, sua rede é integrada em uma única interface. O que torna sua instalação e utilização mais simples e rápida. Essa é apenas uma das vantagens desse serviço.

Com o PABX IP, o investimento é maior, porém as vantagens e os benefícios também são muito maiores. Quer saber mais sobre o PABX IP? Leia nosso artigo sobre o tema.

Como é a cobertura do VoIP? 

Para você que quer migrar para o VoIP é importante saber sobre a cobertura da rede. Ela aos poucos está se expandindo. Mas em algumas regiões, principalmente cidades do interior, essa tecnologia ainda não chegou.  

Apesar disso, muitas empresas hoje procuram soluções para estes problemas. O próprio crescimento do mercado vai fazer com que novas saídas sejam implantadas em toda a rede. Assim, possibilitando acabar com esses problemas. 

Podemos perceber que ter uma infraestrutura VoIP completa é fundamental no bom desempenho do serviço em nuvem. Com isso as chamadas ficam mais estáveis, sem quedas ou ruídos. Além de permitir que a empresa aumente seus ramais rapidamente, apenas com alguns cliques.

É importante ressaltar também que procurar fornecedores que ofereçam um nível de qualidade mínimo, ajuda na implementação efetiva da tecnologia. Para finalizar leia nosso artigo sobre aplicativos voip e conheça os melhores do mercado.

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