Conheça as melhores plataformas de PABX open Source
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on reddit
Share on email

PABX Open Source: conheça as melhores plataformas

Para as empresas seguirem competitivas no mercado, é imprescindível prestar um atendimento de qualidade a seus clientes. Além disso, também é fundamental tentar otimizar os recursos financeiros disponíveis. Essas duas coisas se aliam com o PABX Open Source. 

Ultimamente muitas pessoas estão buscando alternativas open source para continuar usando dos benefícios de um PABX Virtual gratuito. Por isso vamos mostrar as melhores soluções de PABX Open Source. Fique conosco nessa leitura! 

O que é PABX e como funciona 

Se por um acaso você ainda não sabe o que é um pabx ou apenas quer relembrar seu conceito, então vamos a sua definição. PABX é a abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”. Em tradução para o português fica “troca automática de ramais privados”. 

Ainda assim está difícil de entender esse conceito? Nós explicamos! O Pabx é um dispositivo que foi desenvolvido para distribuir linhas telefônicas para diversos ramais.  

Ele serve para ligar diferentes telefones a uma linha externa. Ou seja, é um aparelho que permite a comunicação interna (entre ramais) e também torna a comunicação externa (comunicação por linhas telefônicas fixas) mais eficiente e fácil. O PABX é largamente utilizado em Call Centers.  

Asterisk 

Agora que você já sabe o que é um PABX e qual sua utilidade, vamos para próxima definição.

Asterisk é uma estrutura gratuita e de código aberto para construção de aplicativos de comunicação. Esse sistema implementa em software os recursos encontrados em um PABX convencional, utilizando tecnologia de VoIP. Ele foi criado pelo engenheiro de computação Mark Spencer em 1999. 

Inicialmente desenvolvido pela empresa Digium, o asterisk hoje recebe contribuições de programadores ao redor de todo o mundo. Seu desenvolvimento é ativo e sua área de aplicação muito promissora. Além disso o nome Asterisk vem do símbolo ‘*’, muito comum no mundo da telefonia. 

Pode-se dizer que o Asterisk possui todas as funcionalidades das chamadas centrais telefônicas convencionais, como URAs, correio de voz, conferência, distribuição automática de chamadas, entre outras. E caso seja necessário, é possível acrescentar novas funcionalidades ao sistema através do próprio plano de discagem do Asterisk. Além de módulos customizados escritos em C, ou ainda através de scripts escritos em Asterisk Gateway Interface (AGI). 

FreePBX 

O FreePBX é uma interface gráfica de código aberto que controla e gerencia o Asterisk (PBX), sendo uma das mais populares alternativas open source do Elastix. Tem mais de 1 milhão de sistemas de produção em todo o mundo e 20.000 novos sistemas instalados mensalmente. Assim a comunidade FreePBX continua a superar os esforços comerciais da indústria. Depois de ter um PBX básico no local, você pode adicionar módulos comerciais para adicionar recursos avançados a uma instalação de base já rica em recursos do FreePBX. O site oficial do sistema pode ser acessado aqui

Elastix 

O Elastix é um Servidor de Comunicações Unificadas com distribuição livre. Ele integra VoIP PABX, FAX, Correio Eletrônico, Mensagem Instantânea e Colaboração muito popular no mercado de trabalho. A ferramenta se destacou por anos como uma das principais interfaces Open Source da área de comunicação. 

Desenvolvido pela empresa Palosanto, em conjunto com a Comunidade Open Source, o Elastix se manteve como uma referência por muito tempo até ter sua marca comprada pela empresa 3CX no final de 2016. De lá para cá, o projeto foi assumido pela Comunidade Open Source. Passou por algumas alterações e foi rebatizado como Issabel. Mas você deve estar se perguntando o que mudou nessa transição. É o que vamos explicar a seguir. 

Issabel

O Issabel pode ser definido como um fork (projeto Open Source nascido de um outro). Uma sequência do projeto original do Elastix. Com algumas correções e modificações, o servidor se mostra tão ou mais eficiente que seu antecessor. E dessa forma segue sendo considerado uma das melhores ferramentas de Código Aberto disponíveis no mercado. 

O Issabel fornece configuração, gerenciamento e relatórios baseados na Web fáceis de usar para telefonia. Módulos que fornecem discagem preditiva podem ser adicionados. 

Esse sistema é baseado nas versões de código aberto do Elastix , Asterisk , FreePBX , HylaFAX , Openfire e Postfix. E fornece funcionalidade de PBX, fax, mensagens instantâneas e servidor de e-mail. Além de ser licenciado sob a GNU Public License. 

SNEP 

O SNEP é um PBX Livre baseado em Software que atende as necessidades de qualquer porte de negócio. Isso porque tem recursos que tornam a comunicação mais livre, flexível e inteligente. Ele foi construído com a colaboração de diversos desenvolvedores e usuários. E conta com uma comunidade ativa, que além de realizar correções, são os criadores da evolução da plataforma. 

O SNEP é um PBX IP open source baseado em Asterisk. Foi desenvolvido e mantido pela Opens, uma empresa brasileira, sediada em Santa Catarina. Licenciado sob a GPL (Gnu Public License), tem seu código aberto à comunidade, o que o torna mais flexível e confiável. 

Além disso esse sistema é capaz de rodar em pequenos hardwares com uma boa performance. Possui diversos recursos de administração que dão flexibilidade, agilidade e produtividade na comunicação de voz das empresas. E ainda pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada negócio.  

Inclusive tem todas as funcionalidades de uma central telefônica de grande porte: Voice mail, gravação, roteamento avançado de ligações, cadeado, ilimitados ramais e outras. 

FreeSWITCH 

FreeSWITCH é uma multiplataforma de código aberto escalável projetada para rotear e interconectar protocolos de comunicação populares. Ela funciona usando áudio, vídeo, texto ou qualquer outra forma de mídia. 

O sistema foi criado em 2006 para preencher o vazio deixado por soluções comerciais proprietárias. FreeSWITCH também fornece uma plataforma de telefonia estável na qual muitas aplicações de telefonia podem ser desenvolvidas usando uma vasta gama de ferramentas gratuitas.  

Confira mais informações no site oficial da plataforma. 

FusionPBX 

Por último, mas não menos importante temos o FusionPBX. Ele pode ser usado como um PBX multi-inquilino baseado em domínio único ou altamente disponível, switch de operadora, servidor de call center, servidor de fax, servidor voip, servidor de correio de voz, servidor de conferência, servidor de aplicativos de voz, estrutura de dispositivos e muito mais.

Agora que você já conhece as principais opções de PABX Open Source do mercado, saiba que todas esses PABX podem ser integrados a Nvoip. Clique aqui e conheça um pouco mais a nossa empresa. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email