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Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

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Conheça algumas tendências de Telecom para os próximos anos

As tecnologias em geral, cada vez mais, têm se desenvolvido em um ritmo muito acelerado. E com isso as novidades e tendências de Telecom não param de surgir. Dessa forma, embarcar no novo é, e vai continuar sendo, praticamente inevitável nos próximos anos.  

Com o objetivo de oferecer melhorias, o mercado se reinventa com um piscar de olhos. Sendo assim, é preciso estar sempre atento e a par do que tem de novo, e como isso pode ajudar seu negócio. 

As tendências de Telecom para os próximos anos são bastante variadas e indicam uma mudança de paradigma nas relações sociais e também nas organizações. 

Saiba o que vai estar se desenvolvendo na área de telecomunicações e prepare antecipadamente o que for possível para adotar essas novidades! 

Principais tendências de Telecom

VoIP 

Um dos serviços mais importantes de uma empresa é a telefonia. Dessa forma, elas gastam muito dinheiro com os planos de telefonia convencionais. 

VoIP chegou para acabar com isso, e com certeza é uma das tendências de Telecom para os próximos anos. Essa é uma tecnologia que une internet à telefonia. A partir dela, as conexões são realizadas através de pacotes de dados enviados pela internet. Essa é a mais avançada tecnologia telefônica. Uma de suas principais vantagens é a facilidade na troca de informações e a redução de custos. 

Além disso, a partir do VoIP é possível fazer ligações, conferências e vídeo-chamadas, reencaminhamento de chamadas, compartilhamento de informações e dados, envio de mensagens de texto e mais. 

Para fazer ligações VoIP é necessário ter uma internet estável, para garantir a qualidade das ligações. Além disso, você precisa de um softphone, software que deve ser instalado no notebook, celular ou desktop.  

Com VoIP, a produtividade de seus funcionários aumenta, e é possível ter um contato mais fácil com a matriz ou filiais, trabalhar no modelo home office, entre outras vantagens. De modo geral, há uma melhoria na comunicação interna e externa da organização, porque ela se torna mais eficiente, ágil e segura. 

Tecnologia 5G 

Mais banda, maior velocidade de conexão, aumento de dispositivos conectados, menos consumo de energia: a próxima geração de redes móveis vem sendo pensada desde 2014 de forma que represente uma verdadeira revolução para os usuários.  

Já se fala em velocidade de conexão de até 100 vezes maior, uma diminuição de cerca de 90% no consumo de energia comparado ao 4G e 50 vezes mais aparelhos conectados por área. 

Para que essas metas se concretizem, especialistas do setor de telecomunicações defendem que a implantação do 5G deve ser amplamente estudada e pensada no usuário. 

Big data 

Os provedores de serviços de telecomunicações se deparam com demandas constantes dos usuários em relação ao aumento da qualidade do seu serviço e à construção de uma melhor experiência. O que consequentemente cria um banco de dados. 

Dessa forma, uma das maiores tendências de Telecom para os próximos anos, portanto, é o uso das informações obtidas através dos dispositivos, redes, aplicativos, geolocalização, cobrança e uso de dados, o que é conhecido como Big Data. 

Algumas previsões apontam, que vão ter aproximadamente 20,4 bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo até 2020. A consequência disso vai ser um mundo mais inteligente e também com várias fontes para coleta de dados. 

Logo, as prestadoras de serviço dessa área já começam a se preparar para utilizar o Big Data para empresas e, assim, criar insights poderosos para a melhoria do que é oferecido aos clientes. 

Inteligência artificial 

A previsão é que os investimentos em inteligência artificial ganhem proporções exponenciais nos próximos anos. Portanto, é uma das fortes tendências de Telecom.  

A inteligência artificial já está presente em nosso dia a dia, como nos assistentes pessoais dos celulares e nos gadgets para casas inteligentes. Como sua abrangência é muito grande, certamente seu crescimento vai ser significativo. 

Essa tecnologia pode estar presente desde o atendimento ao cliente, até nas manutenções preditivas. Tudo isso ao lado de outras tecnologias, como big data e softwares de gestão. Por ser versátil, sua aplicação pode ser compatível com várias outras tendências de Telecom. 

Manutenção preditiva  

Quando se fala sobre manutenção, é normal lembrar-se da preventiva e da corretiva. Mas a próxima leva de tendências de Telecom deve trazer a manutenção preditiva. Essa visa prever acontecimentos futuros de acordo com os do passado. 

Pode parecer um pouco confuso, mas é simples: dados analíticos baseados na AI usam algoritmos complexos e técnicas de aprendizado de máquina para analisar dados históricos. Dessa forma é possível prever o que pode acontecer no futuro. 

Logo, na prática, as empresas podem usar esses insights para monitorar o estado de funcionamento de determinado equipamento e prever falhas antes que elas aconteçam. De modo a consertar torres de comunicação, linhas de energia, centros de dados e até equipamentos nas casas dos clientes. 

Tudo isso é feito baseado em padrões e informações anteriores. O que pode melhorar a análise de problemas e sua manutenção a curto prazo e a definição de metas estratégicas, como a criação de experiências personalizadas e o ato de lidar melhor com as demandas dos clientes a longo prazo. 

Assistentes virtuais 

Os assistentes virtuais se tornam cada vez mais inteligentes e eficientes, o que permite um atendimento incrível ao cliente e, assim, uma experiência que supere suas expectativas. Além disso, permite que a empresa economize a médio e longo prazo. 

Seu lugar é merecido na lista de tendências de Telecom, já que no ano de 2017, estima-se que a economia tenha sido de US$ 20 milhões através do uso de assistentes virtuais. Número considerável, mas 400 vezes menor que a estimativa da pesquisa para daqui a 4 anos. Os assistentes virtuais vão trazer uma nova era ao atendimento dos clientes. 

Sistemas integrados 

A integração dos sistemas é uma forma eficiente de trabalhar e ter resultados para a empresa. Isso pode ocorrer por meio de um ERP (Enterprise Resource Planning), ou um CRM (Customer Relationship Management), que possibilitam agregar dados de diversos departamentos e também dados de clientes e fornecedores. 

É a ideia da telemetria, sistema usado para que os equipamentos consigam se comunicar, mas que agora é utilizado nos dispositivos móveis. Assim, sua empresa pode ter acesso a diferentes dados em tempo real, como logística, produção, estoques, entre outros. 

A consequência é um suporte confiável, seguro e constante. O que aumenta as chances de identificar oportunidades e criar parcerias. 

Alguns desses itens já existem com força atualmente. Enquanto outros ainda podem ser considerados recentes, mas com enorme potencial massivo de crescimento que eles têm no mercado. e quem estiver na linha de frente vai ter boas vantagens competitivas. 

Por isso, aproveite a oportunidade de se antecipar às tendências de Telecom e faça o que for possível para adotá-las. Colha todos os bons frutos que eles podem oferecer! 

Como você pôde perceber, as tendências que listamos não são relativas apenas às novas tecnologias, mas também tratam de conceitos que vêm modificando o cenário de Telecom. 

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