Janyne Gomes

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Telefone fixo digital

Com o avanço tecnológico, a comunicação ficou cada vez mais diversificada. Por conta disso, os canais de contato entre cliente e empresa acabaram se transformando, e com eles os aparelhos de comunicação, como é o caso do telefone fixo digital.

O telefone fixo digital é um aparelho muito mais moderno e ideal para empresas que necessitam de uma telefonia de ramal.

Com ele, é possível aderir à telefonia em nuvem. Um sistema que vai oferecer à sua empresa diversas vantagens de comunicação com o consumidor por tarifas muito mais em conta.

Hoje, vamos explicar mais detalhadamente sobre essa tecnologia e quais são os benefícios de aderir ao telefone fixo digital em sua empresa.

O que é um telefone fixo digital?

O telefone fixo digital também se entende pela tecnologia do aparelho de telefone IP.

Ou seja, ele é um dispositivo criado para a realização de chamadas pela internet, utilizando a telefonia em nuvem.

Sua aparência e características lembram um telefone convencional, mas utiliza uma rede de dados para realizar as chamadas.

O telefone fixo digital é ideal para quem utiliza o aparelho por longas horas ou necessita profissionalizar o próprio negócio.

Isso porque, geralmente, ele oferece bateria que dura longas horas (para telefones sem fio, o que geralmente é o caso desses aparelhos), capacidade da criação de ramais, gravação de chamadas, entre outros benefícios que vão depender do modelo escolhido.

O ramal utiliza uma tecnologia avançada, presente nos telefone sem fio modernos, e permite que uma única linha telefônica possua diversos ramais sem fio.

Para utilizar o recurso do ramal, é preciso de um telefone base, que irá distribuir as chamadas para os ramais adicionais.

Com o telefone fixo digital, o ramal adquire outras diversas funcionalidades, como a gravação de chamadas.

Outra característica interessante é a facilidade de mobilidade que esse aparelho oferece.

Com ele integrado ao VoIP, não há sequer necessidade de cabeamento. Tudo que você precisa para realizar chamadas de qualidade é uma internet estável.

Para utilizar os benefícios dessa tecnologia com seu telefone fixo digital, você vai precisar de um número virtual.

O que é um número virtual?

O número virtual, também conhecido como DID, é um número que funciona como se fosse um número de telefone fixo tradicional.

No entanto, esse número funciona via internet. Para utilizá-lo, recebendo ligações, basta ter acesso a uma rede.

Ele é a integração de um número telefônico comum com uma linha VoIP.

Como funciona via internet, o número virtual pode ser usado em qualquer lugar onde haja conexão com a internet.

Com essa tecnologia, não há necessidade de uma estrutura física de cabeamento. Ele pode ser utilizado em qualquer lugar, independente do DDD.

No entanto, como o número virtual se caracteriza por um número telefônico comum, ele precisa ser associado a uma determinada localidade.

A diferença desse serviço é que, mesmo com um DDD distinto do seu cliente, a ligação continua com o custo de chamada local.

Por exemplo, mesmo que seu DDD seja do Rio de Janeiro, o custo para o cliente que ligar para sua empresa de São Paulo será o mesmo de uma chamada local.

O número virtual pode estar veiculado a países do mundo todo, dependendo apenas da área de cobertura.

Ou seja, esse é um recurso que diminui e muito a dificuldade colocada por barreiras geográficas.

Telefone fixo digital vs. telefone analógico

Para entender mais as mudanças na tecnologia, vamos explicar melhor quais as principais diferenças entre o telefone fixo digital e o telefone analógico.

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Nesse sentido, vai ser possível entender melhor que vantagens e desvantagens cada um desses aparelhos oferece. Além de entender porque o telefone fixo digital pode ser considerado a tecnologia posterior ao telefone analógico.

Vale lembrar que o telefone analógico usa a rede convencional de telefonia e o telefone fixo digital usa a tecnologia VoIP. 

É possível transformar um aparelho analógico em telefone digital utilizando o dispositivo ATA, que é um adaptador para telefone analógico.

Segundo analistas de mercado, acredita-se que a telefonia digital causará o desaparecimento por completo do modelo atual de ligações e dos sistemas convencionais de telefonia.

Tarifa

A diferença que mais se destaca entre a realização de chamadas telefônicas nos dois aparelhos é o custo de tarifas.

Com uma rede de telefonia digital, as tarifas para a realização de chamadas são muito mais baratas, inclusive para telefones celulares, que geralmente têm um custo mais alto nas operadoras analógicas.

Além do mais, o controle de gastos é maior, pois com o VoIP, você paga antecipadamente pelos créditos que vai utilizar para realizar chamadas.

Com essa tecnologia, todas as linhas telefônicas funcionam em uma mesma rede de internet, o que as diferencia é o endereço IP.

Com o telefone fixo digital, por que os aparelhos estão conectados à mesma rede, as ligações entre ramais saem gratuitamente, mesmo entre filiais alocadas em outras regiões. 

Ou seja, os funcionários da empresa podem se comunicar sem gastar nada.

Essa é uma ótima vantagem para que sua empresa possa otimizar a comunicação interna entre seus funcionários e economizar nas chamadas.

Criação de ramais

Outro benefício já citado anteriormente é a possibilidade da criação de ramais para sua empresa.

Um ramal oferece diversas possibilidades para sua marca, como identificador de chamadas, chamada em espera e transferência de ligação.

Com essa funcionalidade, você evita que suas linhas de chamada fiquem ocupadas por muito tempo, e ajuda a melhorar a produtividade da equipe.

O uso de ramais é uma ótima forma de automatizar o seu atendimento. Uma pesquisa realizada pela Cisco demonstra que você pode economizar 32 minutos por dia com uma discagem automática.

O sistema de ramais funciona através do PABX (Private Automatic Branch Exchange), que na tradução livre, significa “troca automática entre ramais privados”.

O PABX analógico, utilizado no modelo atual de telefonia e no telefone convencional, é a versão mais tradicional desse sistema.

Com o PABX analógico, sua empresa não terá acesso a recursos mais avançados, como a URA, a discagem direta entre ramais, ligações simultâneas, entre outros.

Além disso, a manutenção desse sistema é física. Ou seja, caso ocorra algum contratempo com seu PABX analógico, é necessário que um técnico de suporte especializado se desloque até sua empresa para resolver o problema.

Ou seja, para ter um PABX analógico, sua empresa vai precisar de um investimento alto e um suporte técnico especializado sempre à disposição.

Com um PABX integrado a um telefone fixo digital você tem uma melhor qualidade nas chamadas, ligações gratuitas entre ramais e manutenção remota. Isso, além da economia nas tarifas.

Vale lembrar que existem diferentes tipos de PABX virtual com possibilidade de integração ao telefone fixo digital, como o PABX IP e o PABX Cloud. 

PABX virtual

Integração

Outra desvantagem do telefone analógico e, nesse caso, do PABX analógico também, é sua limitação para incorporar novas tecnologias.

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Com um telefone fixo digital e uma telefonia em nuvem, é possível integrar diversos outros sistemas que vão melhorar a comunicação da sua empresa.

Por exemplo, com a Nvoip a integração de API de SMS e voz é gratuita e compatível com qualquer linguagem. 

Ou seja, com essa vantagem, você só vai pagar pelas ligações que realizar ou torpedos que enviar. 

Além disso, você pode integrar gratuitamente sistemas que vão ajudar a melhorar o relacionamento com o cliente, como é o caso do CRM.

Integrando um CRM ao seu telefone fixo digital, você pode realizar ligações pela própria plataforma, receber as gravações das ligações, e ainda priorizar ligações dos leads mais importantes. Tudo isso em tempo real.

Mobilidade

Outra característica já citada anteriormente é a mobilidade que o telefone fixo digital oferece.

Isso porque, além de oferecer ligações com custos mais baratos para qualquer região, esse sistema ainda dispensa a necessidade de instalação cabeamento.

Ou seja, com um telefone fixo digital, você pode fazer chamadas em qualquer lugar sem necessariamente ficar preso a um sistema cabeado. 

Com esse benefício, seus funcionários podem atender chamadas em qualquer lugar, sem estar preso ao espaço físico da empresa para realizar o atendimento. Essa é uma ótima opção no home office.

Da mesma forma, também é possível atender e realizar chamadas em variados dispositivos, como softphones, telefone IP e até o próprio navegador na web.

Além disso, por não precisar de cabeamento, você também economiza na manutenção dos seus telefones e elimina a possibilidade de chamadas com interferências ou ruídos, dependendo da qualidade do cabo.

Serviço de rede

A única desvantagem que o telefone fixo digital mostra quando comparado ao sistema analógico de telefonia é a necessidade de conexão de rede para o seu funcionamento.

Ou seja, enquanto o telefone analógico depende de cabos e fios, podendo ter sua qualidade e realização de chamadas prejudicadas por isso, a tecnologia VoIP depende da eletricidade e qualidade da internet.

Sem eletricidade ou uma rede de conexão estável, o telefone fixo digital pode ficar prejudicado em comparação ao telefone convencional.

Conclusões

No entanto, apesar dessa desvantagem, o telefone fixo digital ainda se mostra muito superior quando comparado à rede convencional de telefonia. 

No geral, o serviço VoIP só tende a crescer e melhorar, se adequando cada vez mais às necessidades do mercado atual. 

 A tecnologia já é utilizada em massa pela população em diferentes aplicativos de comunicação pessoal, e já foi aderida por diversas empresas devido aos benefícios que oferece.

Pensando nisso, a Nvoip oferece um atendimento de qualidade em telefonia em nuvem com uma tecnologia superior única desse tipo de serviço.

Isso, além de outros diversos benefícios que vão ajudar sua empresa a melhorar cada vez mais a comunicação com o cliente de forma simples e econômica, como número nacional com taxa de ativação única e URA free para até três usuários.

Utilizando um telefone fixo digital e a tecnologia VoIP, sua empresa só tende a melhorar o serviço de atendimento e se profissionalizar cada vez mais. Se cadastrando no nosso painel, você ganha R$5 de crédito para testar as soluções VoIP.

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