telefone ip vs ata
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Telefone IP ou ATA: Qual escolher?

As telecomunicações vêm se atualizando cada dia mais. Isso para estreitar, facilitar e agilizar o contato entre as pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas. Dessa forma inúmeros aparelhos são criados. Nesse texto o assunto é um deles. Você conhece o telefone IP ou ATA? Sabe o que os difere e quais benefícios eles podem trazer para você e para o seu negócio? São essas as respostas que você vai encontrar ao longo desse texto. Se interessou? Então continue a leitura. 

O que é um telefone IP?

Telefone IP é um aparelho de telefone bem parecido com o tradicional. Mas ele é capaz de se conectar a uma operadora Voip. Isso utilizando protocolos de transferência de dados como SIP ou IAX. Eles permitem a comunicação entre usuários da rede. Em outras palavras é um telefone com conversor integrado. Sua função principal é a de transmitir dados em voz. Mas também pode funcionar como fax e como outras formas de comunicação. 

A Telefonia IP faz uso da internet para conectar pessoas e aparelhos ao redor do mundo. E dessa for proporciona mais mobilidade, agilidade e eficiência às organizações. Ela também pode ser utilizada para realização de chamadas em vídeo, desde que os aparelhos usados para esta conexão possuam tecnologia suficiente. 

Ou seja, a partir do telefone IP é possível realizar uma ligação para qualquer pessoa sem precisar utilizar de fato uma linha telefônica. Ficou curioso sobre como isso funciona? Então vamos ao próximo ponto.

Como um telefone IP funciona?

O primeiro ponto a se destacar é que o aparelho de telefone IP não precisa de gadgets adicionais para funcionamento como os telefones tradicionais. Isso porque os modelos tem porta de entrada embutida que permite conectar o aparelho à rede sem o auxílio de adaptadores. Tornando dessa forma muito mais simples a sua instalação e o seu uso. 

Uma questão sobre o funcionamento do telefone ip que gera bastante dúvida é quanto à qualidade de áudio ao realizar chamadas via internet. Mas não se preocupe com isso, pois o Telefone IP possibilita que as chamadas tenham qualidade HD, melhorando a capacidade das conversas exponencialmente. 

Além disso os aparelhos são de fácil locomoção, para facilitar a mobilidade. Dessa forma pode funcionar em qualquer lugar, contanto que a rede da sua empresa se estenda até o local desejado. 

Um outro ponto crucial que deve ser investigado antes de se investir no aparelho é o custo. São inúmeras as opções de modelos de telefones IP. Por isso os valores também variam entre os aparelhos. Sendo assim pesquise bastante para saber qual o aparelho melhor se adéqua às necessidades do seu negócio. Dê uma olhada no artigo: Os melhores telefones IP do mercado.

O que é o ATA?

Sendo objetivo, o ATA (Adaptador para telefone analógico) é um dispositivo para realizar a interface de adaptação para que telefones convencionais (analógicos) possam se conectar a uma rede IP. Isso com a finalidade de realizar de chamadas de Voz sobre IP.  

Em outras palavras: para que fique um pouco mais claro, o ATA pega o sinal analógico de um aparelho convencional e converte em dados digitais para que a transmissão ocorra via internet. 

Dessa forma se torna dispensável o uso do Voip pelo computador por exemplo. Quando se usa um adaptador ATA você está mantendo o mesmo padrão de uso da telefonia tradicional, com a vantagem de usar a tecnologia IP e reduzir gastos. 

Como o ATA funciona?

Os ATAs funcionam como um gateway de VoIP, variando entre uma a quatro portas para a conexão de telefones e uma ou duas portas Ethernet. Com ele, você não precisa que seu computador permaneça ligado quando quiser fazer ou receber uma chamada via VoIP. Basta que ele esteja ligado e conectado à Internet. 

Alguns modelos de equipamentos se conectam também a sua linha telefônica convencional. E assim permitem que continue recebendo e fazendo chamadas com sua linha comum, de forma simples e prática. 

Os modelos disponíveis no mercado possuem características técnicas flexíveis, trabalhando em uma conexão de Internet com IP Dinâmico ou IP Fixo. Alguns modelos funcionam também como roteadores, fornecendo IPs de sub-rede para os computadores conectados a ele. 

A maioria dos equipamentos podem ser configurados através de um browser, funcionando em computadores com Windows, Linux ou com o Mac OS. 

Embora os mais comuns sejam os adaptadores ATAs de 2, 4 e 8 saídas para telefones analógicos, também é possível encontrar no mercado aparelhos com quantidades ainda maiores. E assim manter um pequeno Call Center em plena atividade. Confira no artigo: ATA, quais os melhores, os ATAs que recomendamos.

Telefone IP ou ATA, qual é o melhor?

Para chegar a essa resposta é indicado que você avalie o momento que sua empresa vive, quais são suas necessidades no momento, e a partir disso, avalie em qual vale mais a pena investir. Escolha o que vai te atender da melhor forma. 

Para alguns o telefone IP é uma alternativa mais completa quando comparado ao ATA. Isso porque a conexão desse aparelho é automática e não precisa de periféricos.  

Mas, em contrapartida, o adaptador ATA tem também suas vantagens. Enquanto com o telefone IP apenas uma pessoa faz seu uso, com o ATA, é possível colocar mais de um aparelho para fazer e receber ligações ao mesmo tempo. Embora ele dependa de um aparelho conectado a ele para efetuar e receber as chamadas. 

A importância da internet

Seja qual for sua decisão, tanto para o telefone IP ou para o adaptador ATA, é de suma importância ter uma boa internet. Somente dessa forma sua ligação vai funcionar com boa qualidade. A internet deve ser estável e, de preferência ter uma velocidade mais alta. Quer saber quais outros aspectos interferem na qualidade do VoIP? Clique aqui e leia sobre o tema.

Relembrando que é VoIP

Caso você ainda não saiba, ou tenha apenas esquecido, VoIP é um sistema de telefonia que funciona através da internet. O VoIP (Voz sobre IP) transmite as informações da voz utilizando a tecnologia IP. Assim ocorre a comunicação entre os aparelhos.  Para exemplificar essa tecnologia é usada pelos aplicativos wpp e messenger.

Ainda não tem uma empresa de VoIP na sua empresa? Leia o artigo como escolher uma empresa de VoIP, seleciona a sua e mude seu negócio!

Considerações finais

Espero que esse texto tenha ajudado na decisão de investir em aparelhos para o melhor uso da telefonia voip em seu negócio. Afinal investir em qualidade em telefonia é essencial, não é mesmo? Seja telefone IP ou ATA o importante é que sua empresa tenha um serviço de telefonia de qualidade e que atenda às suas demandas. 

Gostou do artigo? Então tenho certeza que você também vai gostar de ler sobre como otimizar seu processo de vendas. Não deixe de compartilhar nas suas redes sociais! Até a próxima. 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn