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Livia Nonato

Livia Nonato

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Você sabe o que é um telefone virtual?

A era das transformações digitais resolveu problemas com o uso de tecnologias. O VoIP é uma dessas soluções desenvolvidas a partir da internet. E ele foi criado para descomplicar a telefonia da sua empresa. O telefone virtual faz parte dos recursos da telefonia em nuvem.

Quer saber como o telefone virtual é benéfico ao seu negócio? Então esse post foi feito para você.

O telefone virtual surgiu para dar mais mobilidade à telefonia. Característico do desenvolvimento das telecomunicações na internet, possibilita que você receba as suas chamadas de onde estiver.

Mas não para por aí, vamos te apresentar mais algumas particularidades. Continue a leitura.

O que é telefone virtual?

Explicando um pouco melhor, o telefone virtual é um recurso VoIP que permite que você utilize o ramal da sua empresa por meio de um navegador web.

Do mesmo modo, você também pode optar por integrá-lo ao seu celular. Basta ter um aplicativo como mediador para funcionamento correto do seu ramal digital.

Sendo assim, a única coisa que você precisa ter é um sinal de internet com estabilidade. Seja com uma rede 4G ou Wi-Fi, o seu telefone virtual estará disponível.

A grande novidade desse recurso foi acabar com a restrição física do uso de telefones fixos.

Ou seja, com o telefone virtual, você não precisa estar no escritório ou no ambiente da sua empresa para atender às chamadas recebidas.

Vamos pensar no que vivemos recentemente para ilustrar a importância do telefone virtual. Ficou evidente durante os meses de isolamento e home office, o quanto as empresas têm que contar com meios de comunicação e uma estrutura de trabalho adaptáveis.

Fazer a portabilidade de uma linha “convencional” para o VoIP é uma maneira de lidar com essas mudanças sem ter nenhum dano.

E isso porque você mantém o seu número de contato sem perder as suas relações comerciais e o seu mailing. E você não fica refém das burocracias e de altos gastos com a compra de novos números de telefone.

Ou, até mesmo, da compra de um aparelho para cada um dos seus colaboradores.

Telefone virtual é o mesmo que WebPhone?

Uma dúvida comum é saber definir realmente o que é o telefone virtual. Principalmente porque você pode usá-lo de diferentes formas.

Como falamos, o telefone virtual em si é a sua linha sendo usada por meio da telefonia VoIP. Mas a “operação” do seu telefone fica a critério da sua empresa. Ou seja, a forma que você prefere utilizar o seu número.

O WebPhone é o jeito mais fácil de utilizar um número VoIP porque as chamadas podem ser recebidas diretamente no navegador web.

Assim, você não precisa instalar nenhum aplicativo para usar a sua linha telefônica. Ele é compatível com todos os sistemas operacionais.

Além do Windows, você pode usar o sistema do Linux ou MacOS. Mas atenção, o WebPhone precisa de um navegador Opera, Firefox ou Chrome atualizado para funcionar.

Uma de suas maiores vantagens é não precisar fazer nenhum investimento em equipamentos ou softwares. Basta fazer o login em sua conta VoIP e você já consegue usar.

Basicamente, o WebPhone é a forma de utilizar o telefone virtual no navegador web.

E o Softphone?

Já quando você associa o telefone virtual ao uso de aplicativos instalados, você está usando um Softphone.

Na prática, Softphones são softwares onde você pode usar uma linha VoIP.

O software pode ser usado em celulares, tablets, notebooks e computadores desktop. Esses aplicativos são compatíveis com vários sistemas operacionais como Windows, IOS e Android.

O Softphone emula um telefone sem a necessidade de um aparelho fixo. Mas fique atento e certifique-se que o aparelho esteja conectado à internet.

Detalhando melhor: é o seu telefone virtual com intermédio de um aplicativo no seu celular ou instalado no seu pc.

Entendendo a telefonia VoIP

Voz sobre IP, ou apenas telefonia VoIP, é um sistema que te permite realizar chamadas pela internet.

De forma simples, essa é uma tecnologia que transforma a voz analógica em dados digitais que são transmitidos pela internet. Ou seja, você realiza ligações telefônicas normalmente. Só que agora a sua telefonia é virtual.

Alguns aplicativos do seu dia a dia usam da tecnologia VoIP para realizar chamadas. São exemplos desses apps: o Skype que, em 2003, introduziu as ligações de voz pela internet como recurso ao seu aplicativo.

Já os contemporâneos WhatsApp, Messenger, Zoom e Discord apareceram anos depois.

VoIP é um sinônimo de economia. Principalmente se você compara os valores entre as operadoras de telefonia.

Pesquisas do segmento indicam que o uso do VoIP gera uma redução de gastos com telefonia de até 70%. Há várias razões para que o VoIP seja uma tecnologia de qualidade e mais barata. 

Sendo o principal motivo o meio de funcionamento. Ou seja, toda a operação da telefonia VoIP é feita pela internet.

Portanto, você não terá os gastos com estrutura, instalações de cabeamentos e assistência técnica presencial. Com o VoIP tudo pode ser resolvido à distância, dando mais praticidade e mobilidade aos seus processos.

Além disso, você começa a usar esse sistema em poucos minutos. E ainda escolhe qual aparelho atende melhor às suas necessidades.

Você pode escolher entre um dos modelos de PABX, telefone IP, ATA, telefone virtual (com uso no seu computador ou celular).

Então, vamos ver agora alguns dos benefícios de escolher uma telefonia virtual para a sua empresa.

Telefonia virtual

Benefícios

1 – Garantia na segurança dos seus dados

A segurança de dados pessoais e dos seus clientes é um ponto de atenção. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi reformulada para garantir a segurança em ambientes virtuais.

Atualmente, a segurança da informação é um conjunto de recursos, ações e ferramentas que atuam com o objetivo de garantir a proteção dos seus dados na área da tecnologia.

E, com esse contexto, você deve dispor desses sistemas e ferramentas que asseguram a sua comunicação corporativa. E alguns critérios devem ser usados para avaliar a segurança da informação, são eles:

  • atualização constante do sistema de segurança;
  • análise preventiva das ameaças e “ataques” possíveis à plataforma, sistema, produto ou serviço vendido;
  • segurança da rede;
  • avaliação da estabilidade e desempenho.

A telefonia virtual se preparou para isso. As ligações VoIP têm um sistema de criptografia de ponta a ponta.

Assim, você tem os seus dados a salvo com um protocolo digital bem elaborado. Esse protocolo de criptografia impede que terceiros tenham acesso às suas informações pessoais e corporativas.

Então, você passa uma credibilidade maior aos seus clientes, que agora sabem que a telefonia da sua empresa é segura.

Além disso, você conta com suporte técnico e remoto para correções a instabilidades na sua telefonia.

2 – Gravação das suas chamadas

Outro grande benefício do VoIP é a gravação das chamadas. Com um histórico sempre disponível, as ligações da sua empresa ficarão arquivadas no sistema para que você consulte.

Então, com esse registro das chamadas, você poderá monitorar o desempenho da sua equipe.

Essas informações vão te ajudar a identificar uma necessidade de treinamento ou qualificação dos seus colaboradores. Assim, você terá mais recursos para avaliar e melhorar a qualidade do seu atendimento ao cliente.

No mesmo sentido, você poderá coletar feedbacks valiosos dos seus clientes. Por exemplo, com relação às falhas no seu serviço.

O seu cliente também é beneficiado com esse registro telefônico. Ele tem o direito de requerer as cópias das gravações para se resguardar judicialmente.

Além disso, seus clientes terão mais clareza e embasamento sobre uma reclamação. Quando forem recorrer a um gestor do seu negócio sobre um atendimento ruim, por exemplo.

Você pode checar o que foi dito durante a chamada. Depois, pode enviar um parecer sobre as medidas tomadas acerca da reclamação. Isso demonstra preocupação com os seus consumidores.

Também é útil caso o cliente se esqueça ou perca alguma informação importante. Sobre os termos de uma negociação, contratação de serviço, etc. Você pode recorrer às gravações e reenviar a ele.

Achou que acabou? Ainda temos mais uns pontos para citar. Continue a leitura do texto.

3 – Autonomia para usar sua telefonia virtual

A autonomia para decidir como usar a sua telefonia virtual é uma das vantagens do VoIP.

Com uma grande praticidade para o seu dia a dia, o telefone virtual pode ser usado em um navegador web. Assim, você atende às suas ligações enquanto realiza mais de uma tarefa da sua rotina de trabalho. Mas sempre com o seu ramal disponível.

Ou seja, o problema do seu cliente ligar e encontrar a sua linha sempre “ocupada” pode ser evitado.

E como isso funciona? Na telefonia VoIP, o número virtual permite que você atenda à chamadas simultaneamente.

Entre as operadoras de telefonia em nuvem, a Nvoip é a única que permite que você atenda até cinco chamadas simultâneas com o seu número virtual. Confira os planos da Nvoip para saber mais.

Se você ativar um serviço de URA é melhor ainda. Com esse recurso, você pode pedir por usuários ilimitados em um sistema de gestão de chamadas.

Ou seja, é uma central telefônica que redireciona o cliente para cada ramal específico da sua empresa.

4 – Mais economia

Agora vamos a um assunto que interessa todo empreendedor: economia. E sabemos que a telefonia geralmente é um setor com um alto custo para o financeiro das empresas.

Nesse sentido, a economia que o VoIP vai trazer para o seu negócio é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios dessa tecnologia.

Uma forma de economizar consideravelmente é utilizando os números virtuais (DID).

Um número virtual, nada mais é, do que um número de telefone comum vinculado a uma linha VoIP. 

E a característica do DID é estar sempre ligado a algum local, ou seja, o seu telefone pode estar vinculado ao Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia ou até mesmo fora do país. Sem que você esteja nesses locais. 

Mas como ele pode fazer sua empresa economizar? Simples, digamos que você tem clientes em São Paulo, mas seu escritório físico fica em Salvador.

Os números virtuais solucionam e barateiam esse problema. Ou seja, o seu cliente paulista pode fazer contato com o seu telefone e pagará o valor de uma chamada feita dentro da região.

Assim, você pode criar um número local estando em uma região remota.

Essa possibilidade contribui para a economia de gastos operacionais com telefonia. E também confere credibilidade e segurança frente aos seus clientes.

5 – Sem burocracias e fidelidade

O telefone virtual como uma das possibilidades de uso do VoIP, naturalmente conta com todas as vantagens dessa tecnologia.

E mais um benefício dos clientes VoIP é não precisar fazer um contrato de fidelidade com a operadora e a forma descomplicada com que você pode usar a sua telefonia.

É comum encontrar operadoras de telefonia que utilizem contratos de longa duração como a única possibilidade de compra e uso dos serviços. Também que só ofereçam pacotes limitados que não atendam às demandas da sua empresa. 

Estas situações podem impactar na telefonia móvel e fixa, nas ofertas de planos pré e pós-pagos. Assim, há muitas dificuldades no cancelamento dos serviços e até mesmo multa por rescisão.

Esse fato eleva os gastos da sua empresa com telefonia. Já com o VoIP, você pode aderir ao serviço sem ficar preso às burocracias. Assim, garante a possibilidade de cancelamento ou contrato de outro plano a qualquer momento.

Considerações 

Agora você já sabe o que é telefone virtual e como essa possibilidade de uso da telefonia VoIP te dá mais liberdade.

Também te apresentamos alguns dos benefícios da telefonia virtual como um todo. Se você quer conhecer os planos e tarifas do VoIP, pode falar agora mesmo com um dos nossos consultores.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo. Continue acompanhando o blog da Nvoip. Até a próxima.

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