Telefonia em nuvem para Help Desk
Lisandra Queiroga

Lisandra Queiroga

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Telefonia em nuvem no seu Help Desk: saiba das vantagens

Oferecer um bom suporte ao cliente atualmente se tornou um forte diferencial para empresas. E aliar a esse atendimento ferramentas tecnológicas pode ser um ótimo caminho. Por isso nesse texto vamos mostrar as vantagens da telefonia em nuvem no seu help desk.  

Não sabe o que essa junção pode proporcionar a sua empresa? Então fique atento as dicas desse artigo. 

O que é help desk? 

A tradução literal de help desk é “balcão de ajuda”. Ele é um software implementado como um suporte interno ou externo aos serviços prestados pela organização. O help desk atua com a finalidade de solucionar problemas de ordem técnica.  

Além disso o help desk também pode ser chamado de SAC, Service Desk (que possui uma abrangência maior do que o help desk), Central de Serviços e outros, ainda que existam alguns que possuam suas próprias peculiaridades no relacionamento e atendimento dos clientes. 

Como funciona o help desk? 

Em suma o help desk serve para centralizar os chamados da sua empresa em um único lugar, o que facilita o gerenciamento das solicitações. Além disso, também classifica os atendimentos por nível de prioridade. Assim, aquilo que é mais urgente vai ser resolvido mais rapidamente. 

Essa ferramenta de comunicação funciona 24 horas por dia. E mesmo que não haja um funcionário online para responder às mensagens, o cliente pode criar o “ticket” / “chamado” a qualquer momento e aguardar a resposta da empresa. 

Quem usa o help desk? 

Essa ferramenta pode ser para uso internopara facilitar em processos da empresa, e também para uso externocomo prestação de serviços a usuários e para atendimento a clientes por meio de um sistema de gerenciamento. 

Este recurso pode ser usado por exemplo por prestadores de serviço de Informática e Tecnologias de Informação (TI), site de vendas pela internet (e-commerce), escolas (para atendimento aos pais e alunos), freelancers, empresas de contabilidade, empresas de telefonia e em muitas outras áreas. O Help Desk pode auxiliar no pré e no pós-venda do seu negócio. 

Agora que você já sabe o que é help desk e as suas funcionalidades, vamos aos benefícios que a junção dele a telefonia em nuvem proporciona. 

Vantagens da telefonia em nuvem no seu Help Desk 

A telefonia em nuvem veio para revolucionar as telecomunicações. E cada dia mais vem mostrando suas diversas vantagens. É possível, inclusive, conectá-la aos sistemas já utilizados pela empresa, como o Help Desk. Vamos então, enumerar seus principais benefícios: 

Compartilhamento de informações 

Essa junção de help desk + telefonia em nuvem centraliza a gestão de conhecimento com base de dados de conhecimento incorporada. Dessa forma as informações podem ser encontradas em um mesmo lugar. O que sem dúvidas facilita na correria do dia a dia. 

Otimização de tempo 

Atualmente quem não quer produzir mais? A frase tempo é dinheiro cada vez faz mais sentido. Sendo assim reduzir o tempo com tarefas repetitivas como encaminhar vários e-mails, é uma das maiores vantagens que a integração de voip com help desk proporciona. Isso porque reúne diversas informações em uma única plataforma. 

Armazenamento 

Armazenar dados das ligações efetuadas e discagem rápida com apenas um clique por meio de um WebPhone, por exemplo é uma outra vantagem da integração da telefonia em nuvem com o help desk.  

Agora se pergunte se essas vantagens vão ou não fazer a diferença no seu negócio? Mas antes, confira os 5 principais benefícios que a telefonia em nuvem em si pode trazer para o seu negócio: 

1. Redução de custos 

A principal vantagem da telefonia em nuvem é garantir um serviço de qualidade com custo baixo. Ao utilizar a Internet, não são cobrados valores por chamadas de longa distância ou taxas, de acordo com horário de utilização. Custos adicionais com gravações de ligações, integração com help desk ou comunicação entre filiais também não existem

Por isso, dependendo dos comparativos e do perfil de cada empresa, é possível atingir até 70% de economia. Você pode ver um comparativo do custo das ligações convencionais e do VoIP neste link

2. Planos personalizados

Muitas vezes, ao contratar uma telefonia, somos obrigados a pagar por algo que nem sempre utilizamos, certo? Com a telefonia em nuvem você pode personalizar o seu plano de acordo com as necessidades da empresa e só paga por aquilo que realmente usa.  Justo, não é mesmo?

3. Faça um teste antes de contratar

Através da telefonia em nuvem é possível adquirir vantagens nem sempre conquistadas através da telefonia convencional. Uma delas é a liberdade de fazer testes sem compromisso ou migrar de planos a qualquer momento a fim de acompanhar e estar de acordo com a evolução da sua empresa.  Aproveite o teste e faça sua integração com help desk.

4. Nada de Burocracia 

Talvez um dos maiores problemas enfrentados por uma empresa que deseja contratar um plano de telefonia é ter que lidar com toda a burocracia envolvida nos processos de contratação, mudanças de plano e até mesmo, cancelamentos. Portanto, saiba que uma das vantagens da telefonia em nuvem é a facilidade de contratar, migrar de planos e até mesmo cancelar os serviços VoIP. Porém, esteja atento, pois não são todos os provedores e plataformas VoIP que lhe proporcionam essa vantagem. 

A instalação e utilização de um serviço nunca foi mais fácil. Afinal qualquer empresa conta com acesso à internet. Portanto, basta entrar em contato com uma operadora ou plataforma VoIP e decidir qual será o plano mais adequado ao seu negócio. A empresa VoIP terá total responsabilidade por disponibilizar o serviço para a utilização da telefonia em nuvem. 

5. Segurança 

Com a telefonia em nuvem, a sua empresa tem acesso a informações úteis que garantem a segurança. Através do nosso painel, por exemplo, você tem acesso gratuitamente à todo o histórico de chamadas recebidas e realizadas, além de ter a gravação de todas as ligações do seu negócio. 

Conclusão 

Depois das informações dispostas nesse texto pudemos ver que unir help desk e telefonia em nuvem é uma alternativa inteligente para o seu negócio. Afinal comunicar de forma eficiente significa dar fluidez aos processos empresariais. Por isso investir em qualidade em comunicação e telefonia é essencial. 

Para finalizar uma boa dica: quando for contratar uma empresa de telefonia em nuvem compare e analise bem as provedoras, já que, com o crescimento deste segmento, surgiram muitas empresas e nem todas conseguem oferecer a melhor prestação de serviços. Para te ajudar nessa missão recomendamos a leitura do artigo como escolher uma empresa de VoIP para seu negócio. 

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