telefonia ilimitada
Livia Nonato

Livia Nonato

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Telefonia ilimitada: vale a pena investir nesse tipo de plano?

A telefonia se reinventou. Com novas tecnologias sendo desenvolvidas e as possibilidades do meio digital, você tem mais opções na hora de escolher o seu sistema telefônico. Uma dúvida frequente nesse segmento é a telefonia ilimitada. Quer saber mais sobre isso? Então o texto de hoje foi feito para você.

Comparar é a melhor solução para escolher como investir em telefonia. E isso é válido tanto para empresas de telefonia virtual como para as “tradicionais”.

Mas por onde começar? Simples, o primeiro passo é a identificação das vantagens e desvantagens entre as operadoras e os seus respectivos planos.

Além disso, você precisa realmente compreender cada tipo de serviço que está sendo ofertado em uma proposta de venda.

Sendo assim, essa análise da melhor alternativa para a sua empresa vai demandar uma boa investigação, além de um tempo razoável.

Fazendo isso, você vai ter informações qualificadas para comparar. E, com certeza, vai investir com muito mais segurança.

Pensando nisso, hoje vamos te explicar o que é a telefonia ilimitada e seus prós e contras. Além de desmistificar esse tipo de plano de telefonia.

Então, ficou curioso? Continue a leitura.

O que é a telefonia ilimitada?

A telefonia ilimitada é um modelo de plano que, geralmente, oferta a possibilidade de uso em telefones fixos e móveis.

A criação desse modelo de telefonia surgiu com o propósito de atender a empresas e pessoas que precisam fazer um grande volume de ligações mensais. O que, naturalmente, encarece o serviço e por essa razão surgiram os planos de telefonia ilimitada.

Hoje, você encontra no mercado operadoras convencionais e empresas de telefonia VoIP que disponibilizam esse tipo de serviço.

Porém, é comum encontrar pessoas com dúvidas sobre esse tipo de plano.

E os questionamentos se estendem a comparação entre as operadoras, os valores definidos nos planos fixo e móvel e, principalmente, se vale a pena usar os créditos pré-pagos ou ter um plano de ligações ilimitadas.

Ou seja, são vários fatores a serem verificados nesse caso.

Os anúncios desse tipo de serviço nem sempre são claros, por isso é preciso ficar atento no momento de decisão da compra.

No entanto, para avançarmos no tema, primeiro você precisa compreender a diferença entre telefonia digital e analógica. Vamos lá.

Telefonia digital x telefonia analógica

Uma operadora de telefonia digital utiliza como meio de funcionamento a internet. Essa é a principal diferença técnica para uma empresa de telefonia analógica.

Em uma operadora “tradicional” o meio de transmissão dos dados da chamada é feito pela Rede Telefônica Pública Comutada (PSTN).

Ou seja, a rede de fios de cobre ou fibra óptica física que faz a troca de informações de voz em uma chamada.

No caso da telefonia digital, a conversão da voz é feita a partir da internet.

Basicamente, na linguagem técnica, o que ocorre é a conversão da voz analógica em dados digitais que são transmitidos pela internet.

Sendo assim, a ligação acontece normalmente, a única diferença é que agora a sua telefonia é virtual.

Justamente pelo seu meio de operação, a telefonia digital – que também é chamada de telefonia VoIP, em nuvem ou telefonia via internet – é mais econômica.

Um sistema VoIP é baseado na tecnologia de Computação em Nuvem, que armazena os dados da ligação e permite a transmissão de chamadas a nível mundial.

A criação da telefonia digital só foi possível graças a três invenções: o telefone, a Internet e o Protocolo de Internet (IP).

A estrutura da telefonia digital utiliza dispositivos como PABX, telefone IP ou aplicativos para a conexão.

A redução pode ser de até 70% nos seus gastos com esse segmento.

Além de dispensar os gastos com estrutura física, cabeamentos, manutenção e suporte técnico presencial. Ótimo né?!

Pois é, com esse sistema, você ainda agrega várias funcionalidades a sua comunicação corporativa com excelente custo-benefício.

Por exemplo, você pode escolher usar um número virtual ou nacional.

Além de dar um up no seu atendimento com a URA (uma central de atendimento telefônico) e as várias possibilidades de integrar sistemas como, por exemplo, CRM e ERP.

1ª Economia

Agora, podemos falar sobre os 3 principais benefícios que diferenciam um sistema de telefonia digital do convencional.

Um dos importantes serviços que uma empresa, independente do ramo, pode oferecer é a manutenção de um canal de comunicação aberto. Além de ser o caminho para resolução de problemas e dúvidas, a telefonia também é um meio de suporte e adesão de novos produtos.

Porém, ter como estratégia a redução de custos sem abrir mão da qualidade parece ser um desafio no mercado. A telefonia ainda é um dos segmentos mais caros para uma empresa.

E isso se deve ao contraponto entre a sua importância como canal de contato com os clientes e há vários fatores estruturais.

Mas, com a era das transformações digitais, você passou a ter mais alternativas.

Hoje, quando se pensa em tecnologia para a telefonia, a resposta é a telefonia digital!

Essa tecnologia do VoIP aparece como uma solução que barateia e atende à empresas de pequeno, médio e grande porte.  

Assim como mencionado acima, a redução de custos em telefonia é garantida em um sistema como esse.

Principalmente por ser uma tecnologia desenvolvida para a fácil resolução de problemas remotos, você tem a vantagem de saber, de fato, quanto foi gasto em cada chamada feita, resultando no controle financeiro imediato.

2ª Sem fidelidade e sem burocracias

Outra mudança significativa na área de telecomunicação é a facilidade na hora de aderir a um plano VoIP. E vamos te explicar porquê.

É comum encontrar companhias de telefonia que utilizem contratos de longa duração como a única possibilidade de compra e uso dos serviços.

Além daquelas que só ofertam pacotes limitados que não atendam as demandas de uma empresa (ou, como é o caso do nosso tema de hoje, até tenham pacotes de telefonia ilimitada mas que, no fim das contas, saem mais caro do que um plano de créditos).

Estas situações podem impactar na telefonia móvel e fixa, nas ofertas de planos pré e pós-pagos, gerando dificuldades no cancelamento dos serviços e até multa por rescisão.

Por meio da telefonia digital, as empresas podem aderir ao serviço sem ficar presa às burocracias. Assim, você tem a segurança e liberdade de cancelar ou contratar outro plano a qualquer momento.

Além disso, ainda tem a facilidade de em poucos minutos solicitar o serviço e já poder receber ligações.

Também é possível fazer portabilidade de um número já existente para a tecnologia VoIP, o processo é rápido e fica sob a responsabilidade do provedor, evitando que as empresas percam contatos de mailing.

3ª Mobilidade

Quando você contrata um serviço de uma operadora de telefonia digital, pode ter a certeza que a sua mobilidade está garantida.

Porém, não estou falando só do uso do seu número no celular. A telefonia virtual permite que você escolha qual a melhor da usar o seu ramal.

Com um número VoIP, você tem como alternativa o seu computador e tablet (com o uso de um webphone ou softphone), os aplicativos no celular, os telefones virtuais, PABX (dos tradicionais a versão Cloud), e o telefone IP.

Viu só como você tem a tranquilidade de escolher o que é mais adequado para o seu uso. Além de também oferecer mais facilidade para os seus colaboradores.

Caso a sua equipe esteja em home office ou trabalho híbrido, você não precisa ter um alto custo para adaptar o ambiente de trabalho. Basta o próprio celular ou computador do seu colaborador.

Então, pronto, o seu time já está conectado de novo. E sabemos que essa é uma ferramenta fundamental para as mudanças que estamos vivendo.

Agora, você sabe um pouco mais do diferencial da telefonia digital, conheça os planos de telefonia ilimitada. Acompanhe!

Planos de telefonia ilimitada

Conforme foi explicado, fica evidente que a telefonia digital é a sua melhor opção no quesito custo e qualidade de serviço. E isso independe do tipo de plano.

Agora, vamos ao segundo ponto, é preciso entender o que são esses planos de telefonia ilimitada.

Na maioria das operadoras de telecomunicações, você pode escolher entre um plano ilimitado para falar todo mês ou pode optar pela inserção de créditos, de acordo com a sua necessidade.

Com os planos de telefonia ilimitada (teoricamente), você tem a disposição um pacote de ligações sem limite de franquia.

Detalhando um pouco mais, os planos ilimitados funcionam da seguinte maneira: você paga um valor fixo mensal por cada ramal contratado e tem minutos ilimitados para falar.

Entretanto, o que muitas pessoas não observam em um primeiro momento é que a promessa de uso ilimitado das ligações têm sim um limite previsto.

E, em algumas operadoras, isso pode acontecer especificamente em chamadas para telefones móveis.

E o que isso significa na prática? Simples, você teria que comprar créditos adicionais para fazer mais ligações – ou seja, a mesma lógica de uma franquia.

Então, além de aderir a um plano bem mais caro, você ainda vai ter que gastar com a tarifa de créditos extras.

Sendo assim, esse é um ponto importantíssimo da sua análise.

Mas também é preciso quantificar o tamanho do seu time de atendimento. Veja este e mais alguns fatores de análise abaixo. Vamos lá.

Preços e características

Sem dúvidas você busca o crescimento do seu empreendimento, não é? E, claro, se cresce o número de clientes, também precisa aumentar o número de colaboradores.

Aí está mais um ponto de observação na hora de aderir a um plano de telefonia ilimitada.

Por exemplo, quando houver um aumento na sua equipe de atendimento telefônico, você vai ter que comprar mais um plano de telefonia ilimitada para adicionar o serviço a um novo ramal.

Ou seja, se o seu negócio está em constante expansão, essa pode não ser a melhor opção. Sobretudo porque um plano de telefonia ilimitada vai gerar um gasto escalável no seu financeiro a cada ramal incluído.

Além disso, avaliando as principais operadoras de telefonia que ofertam esse tipo de plano, você vai encontrar um preço de serviço variando de R$49,90 a R$299,99 mensais por ramal.

E isso, claro, está de acordo com o tipo de plano de telefonia ilimitada, os mais comuns são: fixo nacional, fixo e móvel nacional, 0800 – fixo e móvel.

Vamos entender esses planos um pouco mais a partir dos dados que apuramos para esse artigo.

Em um plano fixo nacional de ligações ilimitadas de uma operadora VoIP “X”, que oferece um número virtual receptivo e um ramal, o valor é de R$49,90.

Já na mesma operadora, no caso da compra de um plano de 0800 com fixo e móvel ilimitado, o custo mensal é de R$299,99 por ramal.

Ou seja, o custo é muito característico do tipo de plano que você tá comprando e os recursos adicionais que agrega.

Mas há três coisas para você observar nas condições contratuais: a exigência de fidelidade, o empréstimo de aparelhos, e a possibilidade de fazer ligações simultâneas e gravações.

Exigência de fidelidade

Outra especificidade que você vai encontrar na busca por planos de telefonia ilimitada são os planos voltados ao uso de PABX virtual.

Esses planos são conhecidos como “PABX ilimitado”, nesse caso, você compra uma quantidade de ramais – geralmente a partir de 3 ramais – e têm um valor estipulado para o custo fixo.

Nos planos de plus com o PABX, você deve estar atento as condições contratuais.

Em sua maioria, tanto na modalidade de venda por ramal quanto no PABX ilimitado, você vai ter que assinar um plano de fidelidade.

No geral, a fidelidade contratual é de no mínimo três meses e, caso você decida romper, terá que pagar uma multa.

Ou seja, você perde um dos grandes benefícios da telefonia virtual por causa do plano: você volta a ter um processo de veiculação de serviço por um tempo definido com a operadora.

Caso você não goste do serviço e queira cancelar, até pode, mas vai um custo para isso.

A dica é: análise o quanto você realmente consume em ligações telefônicas mensais antes de comprar a telefonia ilimitada.

A depender da sua demanda, realmente vai ser mais econômico ir inserindo créditos a sua linha conforme a necessidade.

número virtual

Comprometimento de preservação de aparelho em comodato

Ainda sobre as particularidades desse serviço, podemos citar o empréstimo de aparelho.

É comum encontrar planos de telefonia ilimitada que ofereçam como benefício o envio de um aparelho de telefone IP ou PABX incluído como plus.

O envio é feito para cada ramal comprado no plano ilimitado e têm o seu uso vedado ao comodato, que nada mais é do que o termo jurídico para empréstimo sob algum bem.

Então, caso você opte por esse empréstimo, será necessário se comprometer com a preservação do aparelho por meio de um contrato de fidelidade.

Caso você queira esse benefício, a sua equipe deve comunicar diretamente a operadora em caso de falha ou problema no aparelho.

E, se for uma questão de mau uso pessoal ou se você encaminhar a algum outro técnico que não o da operadora, você terá que cobrir o custo do dispositivo.

Esse plus pode ser um atrativo para algumas empresas pelo preço dos telefones IP no mercado.

No entanto, o comprometimento com o contrato de comodato pode acabar sendo prejudicial. E eu te explico o porquê.

Se você precisar consertar o aparelho e estiver na dependência dele para a sua equipe de atendimento siga em operação, ficar no aguardo da devolução da operadora vai causar um impacto no andamento do seu SAC.

Além disso, talvez você perca boas oportunidades de venda e conversão de leads nesse tempo de espera pelo conserto do dispositivo.

Complicado né? Esse é um fator que entra em contradição com a mobilidade que você pode ter com um plano de uma operadora de telefonia digital.

Como falamos, com um número virtual ou nacional no plano de créditos, você escolhe entre vários aparelhos como prefere usar o seu ramal.

Reveja as necessidades do seu office na hora de avaliar o plano.

Ligações simultâneas e gravações do conteúdo

A tecnologia trouxe excelentes funcionalidades para a telefonia. Entre elas, a possibilidade de receber chamadas simultâneas na mesma linha.

Para quem usar um número virtual na Nvoip, por exemplo, tem o benefício de receber até cinco chamadas simultâneas.

Então, se você é dono de uma pequena empresa e tem cinco atendentes, com um mesmo número todos podem atender.

Ou seja, o seu cliente fica satisfeito, sem linha dando sinal de ocupado e o seu time ainda pode fechar bons negócios com os prospects.

No caso dos planos de telefonia ilimitada, você não tem essa alternativa para o uso. Cada ramal contratado recebe apenas uma chamada por vez.

Nesse sentido, fica vetada a configuração de uma linha/ramal em mais de um dispositivo simultaneamente.

Por fim, é importante que você análise outra característica da telefonia ilimitada: a possibilidade de gravar ligações.

Em alguns planos de telefonia ilimitada, você precisa pagar um valor adicional para gravar as suas chamadas. Como a compra de mais “armazenamento” do conteúdo em nuvem.

Mas é necessário destacar que não é via de regra, isso ocorre em casos muito específicos.

Então, para você escolher com mais segurança o seu plano de telefonia, não negligencie as letras miúdas do contrato de adesão.

Veja agora as características de um plano de créditos. Siga a leitura.

Plano de telefonia com inserção de créditos

Para falar sobre VoIP por crédito, vamos usar nosso próprio exemplo.

Sem nenhuma taxa de ativação – como a maior parte dos planos –, aqui na Nvoip, você tem a possibilidade de comprar créditos avulsos para fazer sua ligação por minuto. 

Assim, o valor a ser pago deixa de ser uma surpresa no orçamento, ao mesmo tempo em que você só paga por aquilo que utiliza. 

Essa compra de créditos pode ser feita online, através da plataforma, ou entrando em contato com algum dos consultores.

E os preços da tarifas básicas são:

  • fixo Brasil: R$0,07/min;
  • tarifa móvel Brasil: R$0,35/min.

Mas, também é possível optar por planos que se adequem à realidade da sua empresa, desde as pequenas até aquelas com um grande time de atendimento.

Dentro desses planos, as tarifas vão ser diferentes, referentes ao seu consumo, chegando a:

  • fixo Brasil: R$0,03/min;
  • móvel Brasil: R$0,20/min.

A vantagem desse sistema de crédito é que eles não expiram. Assim sendo, no mês seguinte, se você colocar mais créditos, eles vão se somar aos que sobraram do mês anterior.

Logo, não se tem o prejuízo de pagar a mais por algo que não será usado.

Aqui na Nvoip, se você optar pelo sistema de crédito, trabalhamos com a cadência 3/30/60. Nesse estilo, não cobramos os 3 segundos iniciais da sua ligação.

Os 30 próximos segundos são cobrados de forma integral e, depois disso, a cobrança só se dá a cada 6 segundos!

Logo, se você falar por 1 minuto será cobrado os 30 segundos iniciais mais 2 frações de 6.

Considerações

Espero que agora você tenha mais indicadores para avaliar se a telefonia ilimitada é o plano mais adequado para o seu negócio, ou se acha mais vantajoso investir no plano de créditos.

Pondere sobre todos os pontos e decida. Assim, você pode ter mais modernidade e eficiência, contando com um excelente custo-benefício.

Então, quer saber mais sobre telefonia digital, planos, tarifas e condições? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores especializados e tire suas dúvidas. Dessa forma, você investe com muito mais segurança.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo, continue acompanhando o blog da Nvoip.

Até a próxima!

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