Nvoip - Melhor VoIP do Brasil
  • English

Telefonia na nuvem: o que é e quais são as suas vantagens?

Telefonia na nuvem: o que é e quais são as suas vantagens?
Telefonia na nuvem: o que é e quais são as suas vantagens?
5 (100%) 3 votos

Os recursos na nuvem estão cada vez mais comuns no nosso dia a dia, como, por exemplo, uma ligação feita através do WhatsApp ou ainda uma simples verificação de saldo no aplicativo do banco.
O cloud computing, ou computação na nuvem, é uma tecnologia que usa integralmente a estrutura já existente da Internet, sem custos adicionais de equipamentos para quem utiliza.

Desse modo, reduz os custos e amplia o acesso por meio da rede mundial de computadores, tornando-se uma grande aliada das empresas. É por esses motivos que utilizar a telefonia na nuvem está cada vez mais em alta. Quer saber mais vantagens, entre outras informações importantes sobre o assunto? Continue a leitura para conferir!

Telefonia na nuvem: o que é?

A telefonia na nuvem é um serviço oferecido por empresas de tecnologia, que transfere toda sua rede de telefonia para a Internet. Como utiliza a Internet já instalada na empresa, não necessita de nenhuma outra estrutura, como aparelhos de PABX, cabeamentos ou ainda manutenção de hardware e periféricos. Também pode ser chamada de VoIP – Voice Over Internet Protocol (Voz sobre IP).

Quais são as vantagens?

Redução de custos

A principal vantagem do VoIP é garantir um serviço de qualidade com custo baixo. Ao utilizar a Internet, não são cobrados valores por chamadas de longa distância ou taxas, de acordo com horário de utilização. Custos adicionais com gravações de ligações ou comunicação entre filiais também não existem.

Mobilidade

É possível acessar o sistema de telefonia na nuvem por meio de qualquer dispositivo com internet. Isso facilita a criação de home offices, acesso a relatórios de chamadas ou até mesmo a mudança de localidade da empresa, uma vez que o número adquirido permanece o mesmo após a transição.

Integração

É possível conectar a telefonia na nuvem aos sistemas já utilizados pela empresa, como o CRM, bancos de dados e HelpDesk. A integração vai além, pois as filiais ao redor do mundo também podem acessar o mesmo sistema na nuvem. Desse modo, facilita o compartilhamento de informações e reduz o tempo com tarefas repetitivas — como encaminhar vários e-mails. Além disso, a integração permite armazenar dados das ligações efetuadas e discagem rápida com apenas um clique.

Flexível

Conforme os negócios crescem, a utilização da telefonia também. Por causa disso, o volume de chamadas pode aumentar, sendo necessário a inclusão de novos usuários ou ramais de atendimento. E todas essas mudanças o VoIP consegue acomodar facilmente, sem necessidade de implementar estruturas novas na sua empresa. Além disso, assim como você pode aumentar, é possível também reduzir sua utilização.

Como implementar?

Para implementar a solução é simples! O serviço é feito pela empresa contratada e é ela que deve se preocupar com todos os detalhes. Porém, existem algumas informações interessantes a se saber antes de contratar a empresa ideal:

  • o conceito da operadora no mercado;
  • a rota de telefonia que a operadora usa;
  • qualidade do suporte oferecido;
  • velocidade da sua Internet.

Agora que você já sabe tudo sobre telefonia na nuvem, aproveite para ler também 6 boas práticas para reduzir custos com telefonia na sua empresa!

Receba novidades toda semana no seu e-mail